TDEs por programas de pós-graduação
 
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação
até
Grau: Todos
Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação (209 TDE(s))
Adilson Pereira dos Santos - Políticas de acão afirmativa, novo ingrediente na luta pela democratização do ensino superior: a experiência da Universidade Federal de Ouro Preto
Adriana de Oliveira Souza - Um olhar sobre a Prova Brasil: análise dos resultados em matemática
Adriana do Nascimento Barbosa dos Santos - Programa Mais Educação: análise dos limites e das possibilidades entre a educação formal e a educação não formal
Adriana Gomes Ribeiro - Vontade de educar: entre a ciência e a política: A PRD5 - Rádio-Escola Municipal do Distrito Federal, seu contexto e sua história.
Adriana Manique Guedes de Souza - Tempo Integral e Educação Integral: um estudo sobre a experiência de Nova Iguaçu de 2006 a 2013
Adriani Pinheiro Freire - Perfil das crianças e famílias do Clube dos Descobridores da Casa da Ciência
Alessandra do Nascimento Santos Moraes - Marcas da trajetória do ensino da escrita: o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa como objeto de reflexão
Alessandra Maria Almeida de Aguiar - Batuques de candomblé: histórias, trajetórias e reflexões de cinco yalorixás do candomblé da Baixada Fluminense para repensar a educação
Alessandra Ribeiro Baptista - Saberes em Alfabetização: narrativas de professores alfabetizadores da Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias
Alexandre Barbosa Viana - O status da alfabetização em dois programas de mestrado e doutorado em Educação do Estado do Rio de Janeiro
Alexandre de Castro - Do microfone à academia: trajetórias do rap carioca
Alexandre Florence Diegues - Estudo de caso: mídias sociais e produção de subjetividade em uma escola estadual no Morro da Providência – Rio de Janeiro/2016
Alexandre Herculano Ferreira Freitas - Frações e seu ensino: um estudo diagnóstico das concepções dos estudantes de um Curso de Pedagogia na modalidade EaD
Alexsandra Lima dos Santos - Projeto (Con)seguir – proposta curricular da SME/Duque de Caxias - articulações entre currículo e avaliação
Aline da Fonseca Fernandez - Efeitos do território sobre processos de transição para a vida adulta: estudo de caso do Município de São Gonçalo
Aline de Oliveira Braga - “Solta o cabelo!”: etnografia sobre o cabelo crespo como marcador de identidade étnico-racial entre crianças negras da educação infantil
Amanda Aluani da Silva Aragão - Violência Escolar e Educação em Direitos Humanos: Significados produzidos em experiências curriculares de professores/as da Baixada Fluminense
Ana Beatriz Patrício Campuzano Martinez - "É aula ou filme, professora?”: prismas do cineclube em uma escola prisional
Ana Claudia dos Santos Abreu - Alfabetizar letrando: para além dos conceitos e das práticas. Um estudo sobre o que pensam professoras alfabetizadoras
Ana Lucia Iglesias Vila - Formação continuada na escola: como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental intepretam os resultados da Prova Brasil
Ana Lucia Sá Diniz - Autonomia docente – do conhecimento científico ao senso comum: uma representação social dos professores de Duque de Caxias
Ana Maria Miguel da Costa - Laço da Laje: jovens produtores de cultura
Ana Paula da Silva - Facebook e participação política: um estudo de caso do : um estudo de caso do OcupaAlemão.
Anderson Ignácio Oliveira - Educação e justiça no cenário da pós-modernidade
André da Costa Gonçalves - Adolescentes em conflito com a lei nas instituições sócio-educativas do Rio de Janeiro: identificação e discurso
André Dias Pires - Pensando às margens: por uma desobediência epistêmica e decolonial no cotidiano da arte-educação em espaçostempos escolares periferizados
André Luiz Bernardo Storino - Gênero, beleza e corpo nos desenhos animados: recepção e percepções de alunas e alunos de uma escola pública
Andreia Crespo Dinis - Representação semiótica: uma perspectiva para a construção do conceito de número na educação infantil
Andriele Ferreira Muri - A formação científica brasileira e o PISA 2006
Angela Rocha de Oliveira Baldino - Vigiar sem punir? o medo na relação professor-aluno
Aryana Garcia Brandão - Religião e religiosidade na escola: a fragmentação do humano
Aurelina de Jesus da Cruz Carias - Transformando as velhas formas do viver: o desafio da permanência dos alunos adultos no ensino noturno
Bárbara Andreza Moreira de Alcantara - Corpo docente - corpo doente: porque padece o corpo?
Bernardo Simbalista Antunes de Oliveira - Zumberj: Cinema, Tecnologia e Invenção na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Bruna de Paula Macedo Nascimento Pereira - Ativismo digital e educação: as vozes das redes ocupando espaços presenciais
Bruno Brandão Augusto - Gestão dos sistemas de ensino: análise das relações democráticas na construção do Plano Municipal de Educação de Volta Redonda
Bruno da Silva Pinto - Reflexões sobre cinema e educação a partir da curadoria das sessões do Cineclube Mate com Angu
Catiana Fernandes de Oliveira - Elementos Constitutivos do Curso de Pedagogia – CPM: uma análise a partir da universitarização docente
Cinthia Quintela Gomes Lopes - “Guarda o celular e presta atenção na aula!”: Entre o fixo e o móvel na educação
Claudia de Oliveira Barros - Indiossincrasias Guarani Mbya: A identidade, a escola e o audiovisual
Claudia de Souza Lino - Qualidade na escola e qualidade da escola: as repercussões da cultura do exame em duas escolas públicas de Duque de Caxias
Claudia Gomes Araújo - Problemas Aditivos: Uma proposta de ensino no contexto do jogo Rouba Monte
Conceição Aparecida Fernandes Lima Panizzi - A formação de professores em serviço e o regime colaborativo: o contexto de dois municípios da mesorregião do sul fluminense do Estado do Rio de Janeiro em discussão
Cristiane Domingues da Silva - Estratégias de (auto)formação docente nos anos iniciais: uma territorialidade em construção
Cristiane Maria Medeiros Laia - Produção Cultural na Baixada Fluminense: Lira de Ouro, Revolução Molecular
Crizan Sasson Corrêa de Oliveira - Se você não quer, faça matrícula no pagou-passou da esquina. Concepções de currículo e avaliação: Diálogos sobre um colégio de excelência
Dagmar Dias Cerqueira - Terceiro setor, interculturalidade e ações educativas de uma organização transnacional
Daniel Vieira da Silva - Experiências e práticas pedagógicas em gênero e sexualidade: conflitos e potências em narrativas de professoras da educação básica
Danielle Viegas Martins - Estudar à noite e trabalhar de dia: desafios de quem deseja prosseguir com os estudos no Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em Nova Iguaçu.
Danilo de Assis Rodrigues - Diálogos sobre a prática: Um estudo com base em Theodor Adorno
Dayana Doria Vieira de Medeiros - A educação quilombola em duas comunidades remanescentes de Quilombos do estado do Rio de Janeiro.
Débora de Souza França - Direito à Flor da Pele: estudo de caso sobre o ensino de literatura afro-brasileira no Colégio Estadual Abdias Nascimento do município de Nova Iguaçu/RJ
Débora Marques Rodrigues - A escola como espaço formador de professores: um estudo sobre interações e possibilidades do exercício da docência
Denanci Lopes Flor - Ética para além da moral: os apelos para o reconhecimento na escola
Diana dos Santos Carmo da Silva - Desconstruindo olhares sobre o significado de erro nos processos avaliativos de um Curso de Licenciatura em Pedagogia
Diogo Silva do Nascimento - A política de bonificação e avaliação em larga escala : tensões e intenções implicadas no trabalho docente em escolar estaduais do Rio de Janeiro
Dominique Maciel de Souza Girardi - As tecnologias da informação e comunicação, a escola e os professores: elos entre concepções e práticas?
Edison Aguiar Junior - Tempos diferentes coexistindo nos pilares e no currículo do Centro Cultural Sobradinho
Edson Araújo Diniz - Trajetórias de estudantes universitários indígenas no estado do Rio de Janeiro
Edson Barros de Menezes - Metafísica de gênero, niilismo e cinismo: uma análise do discurso sexual comtemporâneo
Elaine Vidal Rezende - A presença da tecnologia dentro e fora da escola
Elcio Arian do Carmo Cunha - Educopédia e o ensino de geografia: emancipação e/ou regulação no currículo do Ensino Fundamental?
Eliana Santos da Silva Laurentino - História Local, Patrimônio e Culturas Afro-Brasileiras em Duque de Caxias (2000-2014)
Elisa Maria dos Anjos - A cidade dos Meninos: educação e política na Baixada Flulminense/RJ
Elisa Simoni da Silva - Sobre mulheres e muros: O protagonismo negro feminino no grafite
Elisangela Ferreira Fabiani - As representações de Justiça no Complexo do Alemão: uma área “pacificada” na cidade do Rio de Janeiro
Elisete Josefa de Souza - Vulvas Orgânicas: a autoformação feminista em um Grupo de Discussão do Facebook
Erika Pedreira da Silva - As implicações da Prova Brasil no currículo de língua portuguesa: Concepções e práticas de uma escola pública de Duque de Caxias - RJ
Erivelton Thomaz da Silva - Etnomatemática e Afrocentricidade: caminhos para a investigação de possibilidades através dos jogos africanos OURI e TARUMBETA na implementação da Lei Federal 10.639/03
Fábio Araújo de Souza - Educação e saúde: a formação dos Agente Comunitários de Saúde do município de Duque de Caxias - RJ
Fabio José Paz da Rosa - O dispositivo da sexualidade enquanto enunciador do professor-homem no magistério das séries iniciais e na educação infantil
Fábio Vicente Gonçalves Queiroz - Livro de visitas: um estudo sobre formas de apropriação e os conflitos numa biblioteca pública na periferia carioca
Fabio Wellington Blanc - O espaço agrário, a educação do campo e a formação técnica e política em agroecologia no MST
Fabíola de Souza Alves - "Tem uma hora que aprendemos a contar na cabeça”: um estudo sobre a construção do número e o campo aditivo na educação infantil
Felype Lopes Bastos - Sociedade e formação de professores: educação 3.0
Fernanda Inácio Eduardo Guzmán - Era uma vez a liberdade
Gisele Lopes Guerra Gaspar - Ser ou não ser? O estudante de geografia e suas escolhas profissionais à luz da psicanálise
Guilherme do Nascimento Pereira - Produção discursiva sobre questões ambientais no currículo de Licenciatura em Geografia
Guilherme dos Santos Oliveira - Coletivos de estudantes negros no ensino superior brasileiro: políticas da diversidade e organização política estudantil
Hebe Brito de Oliveira - O perfil dos diretores e da gestão de escolas públicas urbanas das capitais brasileiras: um estudo a partir do SAEB 2003
Hector Renan da Silveira Calixto - Ouvindo sinais: ensino de língua portuguesa escrita para surdos e seus desafios
Helen Pereira Ferreira - Serviço de radiodifusão comunitária: metamorfose e singularidade
Henrique Silveira de Souza - A Rede Enraizados e o Movimento Hip Hop: ritornelos territoriais e o desenvolvimento da rádio web
Idiléa Thomaz de Aquino Pereira - Trajetória da Escola Municipal Barro Branco e a formação política de seus sujeitos: possibilidades e limites
Indiara Valeriano de Souza - Saberes velados: a prática educativa entre os professores indígenas Guarani no estado do Rio de Janeiro.
Isabela Bolorini Jara - O fazer-se Estado e fazer-se magistério em Iguaçu: funcionarização, agências e experiências (1895-1925)
Isabella Porto Ribeiro - O lugar do encontro: o Centro de Artes da Maré e a trajetória de jovens na Nova Holanda
Isadora Souza da Silva - Cultura e escola nas fronteiras entre o universal e o local
Islene da Conceição Freitas - Critérios de escolha do livro didático de Matemática: a experiência de escolas municipais de Nova Iguaçu
Iulie Toman - A música como facilitadora dos processos de ensino e aprendizagem escolar: uma análise dos currículos de licenciatura em música.
Izabel Cristina Lucas Barreto da Silva - Fracasso escolar e adolescentes infratores: a vulnerabiblidade social de adolescentes de baixa escolaridade
Janaína Cruz da Silva de Andrade - Formação e atuação do orientador pedagógico: indicações a partir dos Conselhos de Educação
Janaina Hermínio Gonçalves - Subúrbios, favelas e a cidade em disputa: narrativas sobre o bairro de Costa Barros
Janaína Pereira do Amaral Bastos - Evasão escolar no ensino fundamental em Nova Iguaçu: dimensões políticas e culturais
Janine Oliveira Melo - Campo Multiplicativo: Um Estudo Diagnóstico de Aprendizagem
Jardel Augusto Dutra da Silva Lemos - Cia P24 de dança contemporânea: cartografia das práticas de produção de um roteiro para videodança
Jefferson Antonio Nunes de Santana - Mobile-Learning: uma brincadeira de faz de conta?
Jéssica Maria Oliveira de Luna - As concepções e as crenças do professor sobre a multiplicação e a divisão para ensinar crianças de anos iniciais
Jessica Sarubi de Moura - “Pro dia nascer feliz”: Possibilidades de articulação entre educação formal e não formal no Colégio Estadual Guadalajara
Jeusamir Alves da Silva - Patrimônio e Candomblé: perspectivas das identidades Banto na religiosidade afro-brasileira de Nova Iguaçu
João Ricardo da Silva Gomes de Oliveira - Geração Touch Screen e a escola: novos desafios para pensar a infância
Jociléa de Souza Tatagiba - Jogos digitais educativos e o ensino da matemática: diferentes olhares e experiências
Joice Oliveira Nunes - Gênero e sexualidade no currículo de Educação em Direitos Humanos: por um diálogo produtivo com a diferença
Jorge Roberto Ribeiro Braga Junior - Os Pontos de Cultura como espaços não-formais de ensino: Práticas educativas na Baixada Fluminense.
Júlia Fernanda Magalhães Gomes Cruz - Escola justa: os significados atribuídos por estudantes do ensino médio em São Gonçalo
Juliana Camila Barbosa Mendes - Avaliação como espaço de dissenso: traduções possíveis na política curricular da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Juliana de Moraes Prata - “Somos tão jovens”: estudo geracional sobre juventude na EJA no município de Mesquita
Karina de Cassia Caetano - Pairamos: educação popular em saúde com gestantes e puérperas
Katia Regina de Aquino Paz - Saracuruna News: produção audiovisual como dispositivo de subjetivação entre jovens da periferia de Duque de Caxias
Laura Cristina Gómez Villamizar - Favela e Natureza: Aproximações sobre a dimensão ambiental no Chapéu Mangueira e Babilônia
Leandro Alves dos Santos - Escrever é preciso, falar não é preciso: o lugar da oralidade nos livros didáticos recomendados pelo PNLD
Leonardo de Freitas Onofre - De dia formiga, de noite na farra: articulações uma Baixada
Leonardo Lima Sampaio - A Educopédia e seus Embaixadores 3.0
Letícia de Lima Viana - Cidade e processos educativos: CIEPs e PEU Bairro-Escola no caminho das Cidades Educadoras
Lhays Marinho da Conceição Ferreira de Lima - As tecnologias digitais na formação das(os) futuras(os) professoras(es) em um instituto de educação no Estado do Rio de Janeiro/BR
Lidiane de Castro Reto - Formação do professor de educação infantil: entre o conhecimento e a experiência, os saberes e as práticas: um estudo analítico do município do Rio de Janeiro
Lígia Sisto dos Santos - Correlações entre justiça e qualidade: um estudo sobre o ENEM
Lisis Fernandes Brito de Oliveira - A mulher e o poder da heteronormatividade: uma discussão no contexto escolar
Lívia Santos Marinho - Escola justa: as concepções de professores do município de Paracambi, região metropolitana do Rio de Janeiro
Luana Ediena Câmara Lobato - Mottainai: Um estudo de caso nas oficinas de fotografia artesanal de Miguel Chikaoka
Luciana Borges de Lisboa - Possibilidades e limites da assunção dos princípios democráticos na gestão escolar: um estudo numa Escola Estadual do Município de Duque de Caxias
Luciana Izis Silva de Abreu - Nem recatadas, nem do lar: a performatividade de professoras, violências e outras feminilidades
Luciana Rocha Bezerra - Ativismo X entretenimento: tensões vivenciadas no discurso e nas práticas do Hip-Hop
Luciana Santos Collier - Gestão democrática na escola pública: possibilidades de práticas coletivas no ensino de Educação Física Escolar
Luciane Chagas Brasil - Meeting of favela: Grafitando subjetivações na Vila Operária do látex às cores digitais
Luciane da Silva Nascimento - Financiamento e participação democrática na educação: a relação entre o Programa Dinheiro Direto na Escola e o Plano de Desenvolvimento da Educação
Luciane Pelagio Costa de Melo - Movimentos discursivos nas vozes dos sujeitos da Prova Rio
Luciano da Silva - Cidade dos Meninos: políticas assistenciais e controle social na Baixada Fluminense/RJ
Luciano de Melo Dias - Devir-câmera: A relação dos estudantes com os equipamentos de produção de imagens em movimento
Ludimila Sant´Anna Fernandes - O portfólio na formação docente como espaço de produção curricular na educação infantil: o PROINFANTIL em Mesquita - RJ
Luís Claudio de Oliveira - Dos limites ideológicos à lei 10.639/03: representações sobre religiões afro-brasileiras na formação de professores
Luis Oscar Calvano Colombo - A produção de subjetividade está em jogo: o Globo Esporte por uma ótica filosófica
Luísa Antonitsch Mansilha Mello - Mulheres, práticas de resistência cultural e ocupação simbólica: as flâneuses da Baixada
Luiza Maria Martins Chaves - Conselhos escolares nas escolas municipais de Duque de Caxias:tensões e perspectivas
Magda Cristina Dias de Lucena - O relatório de estágio como espaço revelador de tendências e contradições da formação docente
Marcelle Pereira Rodrigues - O bom professor alfabetizador: identificando pistas e (des)construindo olhares
Marcelo Duarte de Almeida - A formação de professores no curso Pré-vestibular Comunitário Prof. Wellington Ricardo
Marcelo Laranjeira Duarte - “Juvenilização na EJA”: Reflexões sobre juventude(s) e escola no Município de Angra dos Reis
Marcia Rocha Francelino Lopes - Violência urbana, atuação e formação da Polícia Militar do Rio de Janeiro: algumas percepções
Marcia Spadetti Tuão da Costa - Patronato São Bento: assistência, escolarização e trabalho para menores em Duque de Caxias (1950-1969)
Márcia Teixeira Pinto - Sobre a vivência da condição juvenil: um estudo com jovens egressos do Projovem Urbano (2008-2010) da cidade do Rio de Janeiro
Maria Carolina Neves Lopes - Quem são os “indígenas” presentes nas políticas curriculares: um estudo da Lei nº 11.645/08
Maria Cecile Mahler Ferreira de Azambuja - Club Penguin: a produção de subjetividade capitalística na narrativa interativa nos videogames
Maria Cristina de Oliveira Silveira - Blogs de Educadores: perspectivas inovadoras na formação continuada de professores?
Maria Océlia Mota - Avaliação e cotidiano escolar: usos e desusos da Provinha Brasil na alfabetização
Mariana Gesteira da Silva - Discursos sobre a miséria e a exclusão no cinema brasileiro contemporâneo: o caso do filme 5Xfavela, agora por nós mesmos
Michele Ignacio Pires - Educação Sexual no Currículo da Educação Infantil: elementos para se pensar corpo, gênero e orientação sexual como temas da Educação em Direitos Humanos
Náira Fonseca Fois - PROINFO em Nova Iguaçu: tecnologia educacional e formação cultural ou Informática Educativa e semiformação?
Nanci Neves Cardim - EaD e Ciberespaço: um estudo sobre a Didática nos ambientes virtuais de aprendizagem e as possibilidades de construção de saberes
Nélia Lucia Fonseca - Fazendo filmes na Ilha: produção de audiovisual como linha de fuga em Cotijuba, periferia de Belém
Nívia Cursino Faria - Trajetos e projetos: tensões e desafios no movimento de construção do projeto político-pedagógico e produção curricular
Noale de Oliveira Toja - TV Maxambomba: processos de singularização
Patricia Augusto Corrêa - #Ocupaescola: Juventude e mobilização no Rio de Janeiro
Patricia Pizzigatti Klein - Políticas públicas para jovens em favelas: contexto, configurações e metodologias de implementação do Programa Caminho Melhor Jovem
Paula Ramos Ferreira - A formação de professores e a Prova Brasil 2009
Paula Regina Araújo de Azevedo Silva - Ação afirmativa no ensino básico: a premiação como estratégia para a implementação da lei 10639/03
Paulo Melgaço da Silva Júnior - Corpos, escola & sexualidades: um olhar sobre um programa de orientação sexual
Pedro de Albuquerque Araújo - O Pré-Figurativo: diferenciações de um liame musical
Pedro Gerolimich de Abreu - O mundo dos livros entre ruas e vielas: a nova cena de saraus, festas e eventos literários das periferia urbanas do Rio de Janeiro
Priscila Duarte dos Reis - CRIAAD Nova Iguaçu: Relações históricas de poder e jovens em conflito com a lei
Priscilla Rohr Garcez de Oliveira - Alfabetização matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: uma leitura dos resultados da Pesquisa GERES 2005
Rafael de Lima Lima - Avaliação em Geometria no PISA 2012: Uma análise do conteúdo e dos itens disponibilizados pelo INEP
Raquel Maria de Oliveira Medeiros de Melo - Do estado de poesia à ruptura: o movimento modernista, o ideário de cultura brasileira e a política pública cultural
Raquel Silva Barros - Tramando na rede: o Diário de Classe
Rejane Lucia Loureiro Gadelha - Educação emancipatória crítica: um ensaio sobre fetiche tecnológico na práxis docente
Renata de Oliveira Batista Rodrigues - Literatura Marginal, Periferia e Ferréz
Renata Fagundes Barros - Laborav: uma cartografia da produção audiovisual na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Renata Leite de Oliveira - Diferença e diversidade: sentidos em disputa articulados nos discursos de estudantes de um curso de pedagogia
Renato Simões Moreira - Trabalhos de Hércules, penas de Prometeu: a pedagogia de resultados e a precarização do trabalho docente numa escola municipal de Mesquita –RJ
Ricardo Correia de Lima - A educação como campo de batalha e local de seleção
Ricardo José de Moura - Complexo. Experiência, formação e comunicação na favela
Risonete Martiniano de Nogueira - Desamparo ... Patrimônio: Eco e Oco no corpo do Museu Vivo do São Bento
Roberta Avoglio Alves Oliveira - Discursos docentes atribuídos à educação de jovens e adultos a partir de tensionamentos provocados pela juvenilização da modalidade: analisando o contexto de uma escola municipal de Duque de Caxias(RJ)
Roberta Cristina Guedes Michelli - A escola e os “modos de subjetivação contemporâneos”: entre os corpos dóceis e as “subjetividades midiáticas”
Roberta Sales Lacê Rosário - Produção cultural do currículo e a Sala de Aula Revoluti: entre tensões e negociações
Robson Barbosa Cavalcanti - Surgimento e apropriações do letramento em discussão: o que, para que, como
Rodrigo da Silva Dutra - História da Tv Olho: a primeira TV de rua do Brasil
Rosalva de Cassia Rita Drummond - Educação Infantil-Ensino Fundamental: possibilidades de produções curriculares no entre-lugar
Rosana de Oliveira de Assis - Programa Bairro-Escola de Nova Iguaçu: diretrizes e caracterísiticas desta política educacional na gestão e organização curricular da Rede Municipal de Ensino
Rosana Sales de Jesus - Conversas docentes no WhatsApp: uma pesquisa multirreferencial com os cotidianos
Samara Andrade da Costa - Residência Docente, formação e profissionalização de professores: as experiências de egressos do Programa do Colégio Pedro II
Samuel Barreto dos Santos - A Lei 13.278/16 e o processo de produção curricular para a dança na Educação Básica
Samuel da Silva Lima - Xarpsicotrópicos: uma descolonização antirracista da rua na escola?
Sergio Gonçalves de Lima - A questão étnico-racial na formação continuada de professores da Escola Básica: uma análise de quatro Núcleos de Estudos Afrobrasileiros do estado do Rio de Janeiro
Solange Alves de Souza Rodrigues - Raça e Extensão universitária: O Programa Integrado da UFRJ para Educação de Jovens e Adultos
Sonia de Pontes Leandro - “Ouvidoria da Educação”: a construção de espaços de mediação de conflitos no cotidiano escolar de Nova Iguaçu
Sonia Regina Thiago Bastos - Do fracasso escolar à distorção idade-série: caminhos percorridos pelas classes de aceleração do Projeto “Acelerar para Vencer”
Suzan Christina Ribeiro da Silva - Políticas de currículos e fluxos culturais: sujeito, conhecimento, e diferença
Suzana Silveira de Almeida - Educação não formal e o Programa Jovem Aprendiz: uma análise sobre os seus resultados pelo olhar dos jovens e educadores
Sylvia Tereza da Palma de Mello - Devir Divino: O protagonismo da classe C na novela Avenida Brasil
Tamara de Souza Campos - Maestro de nós mesmos: uma perspectiva comparativa entre as figuras do maestro e do professor
Tamara de Souza Santana Batista Alves - O trabalho do Orientador Educacional na Rede Municipal de Duque de Caxias: limites e possibilidades de atuação na Equipe Diretiva para uma Gestão Democrática
Tatiana Barradas de Souza - Produção e consumo de subjetividades nas redes sociais: narrativas biográficas e espectacularização de si
Tatiane Chagas Lemos - Nas ondas da Rádio Juventude
Teresa Cristina Sousa da Silva da Costa - Ingresso no mundo do trabalho e perspectivas para a vida adulta entre jovens moradores do Conjunto de Favelas do Alemão
Thais Sacramento Mariano Teles da Silva - Caderno de apoio pedagógico: alguns olhares sobre o movimento performático da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Thiago Cesário Veloso - Deixa eles e elas falarem: do quarto (de despejo) à sala (de aula)
Ursula Barrozo Gomes - Religiosidade na escola: afirmações e silenciamentos
Valéria Figueiredo Argolo - Saberes e fazeres da gestão democrática: as apropriações dos conhecimentos do Progestão e as práticas da administração escolar
Vanessa de Andrade Lira dos Santos - Juventudes em trânsito: Experiências e modos de ver e ser no cotidiano escolar
Vanessa Silveira de Brito - Revisitando a República "Muquifo" 10 anos depois: um estudo sobre os egressos do Pré-Vestibular para Negros e Carentes da Baixada Fluminense e da PUC-Rio
Vinicius Kapicius Plessim - A Profissão Docente na Escola Regional de Meriti (1921-1954)
Vinicius Miranda Gentil - “Aqui só se anda com cria”: o movimento associativo, as relações políticas e a implementação da Unidade de Polícia Pacificadora na Mangueira
Vinicius Oliveira Pereira - Capoeira e escola: um debate sobre patrimônio, cultura afro-brasileira e educação
Viviane Penso Magalhães - Orientação pedagógica em Duque de Caxias: repensando práticas para trilhar novos caminhos
Waleska Rodrigues Costa - De volta para casa: do professor eterno ao complexo docente
Wellington da Silva Conceição - Trajetórias de jovens de origem popular rumo à carreira acadêmica: mobilidade social, identidade e conflitos
Yvone Costa de Souza - Atravessando a Linha Vermelha: Programa “Nova Baixada” de Educação Infantil – discutindo a diversidade étnico-racial e cultural na formação docente
Zeni Melo Ferreira - O Conflito Socioambiental e a Saúde na Cidade dos Meninos, Periferia de Duque de Caxias-RJ