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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10000
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Biografemando a experiência do grupo de dança sobre rodas Corpo em Movimento: entre a produção de normalidade e as astúcias criadas pelos corpos |
Título(s) alternativo(s): | biografemando the experience of the dance on the wheel steam Corpo em Movimento : between the production of normality and the wiles created by the bodies |
Autor: | Silveira, Bruna Pontes ![]() |
Primeiro orientador: | Ribetto, Anelice Astrid |
Primeiro membro da banca: | Dias, Rosimeri de Oliveira |
Segundo membro da banca: | Pérez, Carmen Lúcia Vidal |
Terceiro membro da banca: | Lunardi-lazzarin, Márcia Lise |
Quarto membro da banca: | Pereira, José Valter |
Resumo: | A presente pesquisa propõe um exercício de pensamento sobre as tensões entre a normalidade produzida nos corpos, especificamente nos corpos dos bailarinos do grupo de dança sobre rodas Corpo em Movimento e as astúcias, táticas que são criadas na prática cotidiana em fazer dança como resistência. Historicamente, a condição desses bailarinos, foi pensada e produzida como falta, uma espécie de desvio da norma instituída como padrão. Nesse contexto a dança se apresenta como proposta de reabilitação e normalização dos sujeitos, mas de certa maneira esses sujeitos produzem brechas para se manter como possibilidade de existência em um espaço hegemonicamente instituído. A pesquisa apresenta a trajetória dos bailarinos do grupo de dança sobre rodas Corpo em Movimento. Uma tentativa que pretende trazer as questões que os afetam e os efeitos neles dessa naturalização do corpo entendido como anormal. Assim, tendo o corpo como fio central dessa pesquisa, tecemos os conceitos trazidos por Michel Foucault e Michel de Certeau na tentativa de problematizar o processo histórico de produção do espaço da normalidade, como parte de uma prática discursiva que foi instituída, naturalizada e perpetuada, e ainda, conceituar as astúcias, que surgem no enfrentamento de uma lógica normalizadora dos corpos, instaurando padrões que funcionam como representações do real. Dando a ver as astúcias criadas pelos corpos desses bailarinos como forma de resistência ao instituído. A pesquisa faz emergir biografemas e biofotografemas, baseado no conceito de Roland Barthes, como forma de contar os efeitos que surgem entre os corpos dos bailarinos e o corpo da pesquisadora. A temática insere-se no campo de discussão da pedagogia da diferença pois aborda um tema fundamental para o cenário da educação inclusiva, em especial no que se refere às formas de produção de um sujeito que habita um corpo com rodas. |
Abstract: | This research proposes an exercise of thought about the tensions between normality produced in the bodies, specifically in the bodies of dancers of the dance on the wheels team Corpo em Movimento , and the wiles, tatics created in the daily practice that make the dance like a resistance. Historically, the condition of this dancers was thought and produced like a lack, a kind of standard deviation, instituted as a rule. In this context, the dance presents as a proposal of rehabilitation and normatization of the subject, but somehow this subjects produce breaches to keep like a possibility of existence in a space hegemonically instituted. The research presents the trajectory of dancers of the dance on the wheels team Corpo em Movimento . An attempt that intend bring the questions that affect them and the effects that they suffer due this naturalization of the body understood like not normal. So, taking the body as reference in this research, we weave the concepts from Michel Foucault and Michel de Certeau in attempt of problematize the historical process of production of normality space, like a part of discursive practice instituted, naturalized and perpetuated and, still, conceptualize the wiles the arise in confrontation of a body logic normalizing, establishing standard that works like representation of the real. Suggesting the wiles created by the bodies like a way to resistence of instituted. The research makes emerge biografemas and biofotografemas , based in Roland Barthes s concept, like a way to describe the effects that arise between the dancers s bodies and the researcher s body. The themed insert in the field of pedagogic discussion of the difference because approach a fundamental theme for the scenery of inclusive education, specially about the ways of production of a subject that resides in a body on the wheels. |
Palavras-chave: | Normality Wiles Bodies Dancing on wheelchair Normalidade Astúcias Corpo Dança em cadeiras de rodas |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10000 |
Data de defesa: | 7-Mar-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
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