Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10001
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação quilombola e leituras curriculares em São José da Serra. Identidades e políticas possíveis.
Título(s) alternativo(s): La educación quilombola y las lecturas curriculares en São José da Serra. Identidades y política posibles.
Autor: Louzada, Jorlandro Augusto 
Primeiro orientador: Santos, Renato Emerson Nascimento dos
Primeiro membro da banca: Carrano, Paulo César Rodriques
Segundo membro da banca: Tavares, Maria Tereza Goudard
Terceiro membro da banca: Alentejano, Paulo Roberto Raposo
Resumo: Na zona rural do município de Valença no sul do Estado do Rio de Janeiro, encontra-se a Comunidade Remanescente de Quilombos São José da Serra, com uma identidade própria fortalecida pelas disputas fundiárias e pela resistência à opressão histórica e ao racismo. No interior dos 476 hectares pertencentes ao quilombo se localiza a Escola Municipal Antônio Alves Moreira. Os processos históricos que deram origem ao quilombo e sua identidade formam uma complexa arena decolonialista (GROSFOGUEL, 2008; QUIJANO, 2005) que se insere no cotidiano escolar e seu currículo, também possuidor de história e articulações próprias. A administração municipal por sua vez é a arena que administra e regimenta a educação no quilombo e estabelece um currículo tradicional semelhante para toda sua rede de ensino. Nas relações intra e extraescolares entre quilombo e município, se encontra o público alvo da escola, crianças quilombolas atendidas no primeiro ciclo do Ensino Fundamental, e constituindo a partir de sua identidade em formação uma arena em diálogo com a escola que não percebem enquanto agência de organização externa e o quilombo a que pertencem e vivem cotidianamente. As arenas assim através da dinâmica sócio espacial vivenciada pelo público frequentador da escola se apresentam não em disputa, mas em diálogo, mensurando uma forma curricular ambígua (tradicional e praticada), hora equivalente, hora enaltecedora de uma prática sobre a outra fazendo que haja a partir das relações de troca e relações espaciais no quilombo, uma nova forma de educação quilombola evidenciando assim uma nova forma de se identificarem como quilombolas.
Abstract: En la parte rural del municipio de Valencia en el sur del estado de Río de Janeiro, es la Comunidade Remanescente de Quilombos São José da Serra, con su propia identidad reforzada por disputas por la tierra y la resistencia a la opresión histórica y el racismo. Dentro de las 476 hectáreas que pertenecen al cimarrone se encuentra la Escuela Municipal Antônio Alves Moreira. Los procesos históricos que dieron lugar a la quilombo y la identidad forman una arena decolonialista (GROSFOGUEL, 2005; QUIJANO, 2008) complejo que forma parte de la escuela diariamente y su plan de estudios, también en posesión de la historia y las propias articulaciones. El gobierno local a su vez es la arena que gestiona y la educación en regimenta quilombo y establece un plan de estudios tradicional similar a la totalidad de su sistema escolar. En las relaciones escolares intra y extra entre quilombo y del condado, es el público objetivo de la escuela, los niños cimarrones asistieron al primer ciclo de la enseñanza primaria, y que constituye desde su identidad en la formación de un espacio en el diálogo con la escuela que no se dan cuenta como una agencia organización externa y el quilombo a la que pertenecen y viven al día. Las arenas de modo a través de dinámicas socio-espacial experimentadas por el aficionado al colegio público presente no está en discusión, pero en el diálogo, la medición de una ambigua (tradicional y practicada) base curricular, hora equivalente a tiempo edificante para una práctica en el otro, asegurando que hay de las relaciones de intercambio y las relaciones espaciales en el quilombo, una nueva forma de educación marrón demostrando así una nueva forma de identificarem como cimarrones.
Palavras-chave: Cimarrones
Escuela
Identidad
Los Planes de Estudio
Quilombo
Escola
Identidade
Currículos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: LOUZADA, Jorlandro Augusto. Educação quilombola e leituras curriculares em São José da Serra. Identidades e políticas possíveis.. 2017. 190 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10001
Data de defesa: 31-Mai-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Jorlandro Louzada.pdf5,78 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.