Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10002
Tipo do documento: Dissertação
Título: Narrativas de professor-pesquisador: investigando a própria prática docente a partir da experiência de produzir animações com crianças na escola
Título(s) alternativo(s): Narratives of teacher-researcher: investigating the own teaching practice from the experience of producing animation with children in school
Autor: Oliveira, Daniel Pereira de 
Primeiro orientador: Araújo, Mairce da Silva
Primeiro membro da banca: Pereira, José Valter
Segundo membro da banca: Bragança, Inês Ferreira de Souza
Terceiro membro da banca: Morais, Jacqueline de Fátima dos Santos
Resumo: A presente dissertação de Mestrado teve por objetivo investigar a própria prática docente como meio de produzir reflexões sobre o processo formativo docente, em uma perspectiva do professor-pesquisador. O recorte da prática sobre a qual realizei a pesquisa foi uma experiência de produção autoral de curtas-metragens de animação com crianças de uma das turmas de alfabetização. O objetivo dessa experiência foi criar possibilidades para as crianças experimentarem o lugar de produtoras de audiovisual, como meio de desenvolver uma leitura crítica sobre esses artefatos culturais amplamente consumidos por elas, como as animações, o cinema, a televisão e sua magia . A questão central da pesquisa que desenvolvo nessa dissertação é: que experiências vividas por mim me ajudam a refletir sobre a minha formação docente e a compreender a sua construção enquanto processo ao longo da vida? A abordagem metodológica contou com as narrativas autobiográficas meio de investigação da própria prática docente e aproximou-se também, em certa medida, dos estudos do cotidiano. Os autores que ajudam a pensar as questões de pesquisa dessa dissertação foram, principalmente: Freire (2014), sobre a práxis, a emancipação e, por conseguinte, a autoria; Garcia e Alves (2012), sobrea relação práticateoriaprática; Esteban e Zaccur (2002),sobre o professor-pesquisador; Larrosa (2002, 2011, 2014),sobre a experiência; e Santos (2010), sobre o conhecimento enquanto autoconhecimento. A pesquisa levou à compreensão, principalmente, da formação docente enquanto processo construído ao longo da vida, em que aspectos anteriores à academia e o cotidiano escolar se constituem espaçostempos formativos; as rodas de conversas enquanto instâncias formativas; e a contribuição das crianças para a formação da prática docente por meio das pistas que forneceram sobre as relações de ensinoaprendizagem e das reflexões provocadas por sua participação no cotidiano.
Abstract: This Master's thesis aimed to investigate their own teaching practice as a means of producing reflections on the teaching learning process, in a perspective of the teacher-researcher. The clipping of the practice on which performed the research was an authorial production experience of animated short films with children one of the literacy classes. The purpose of this experiment was to create opportunities for children to experience the place of audiovisual production as a means of developing a critical reading of these cultural artefacts widely consumed by them, such as animations, movies, television and its "magic". The central question of the research that develop in this dissertation is: which experiences that I was lived help me to reflect about my own teacher s formation and understand it like a process for lifelong? The methodological approach included the autobiographical narratives through research of their own teaching practice and approached also, to some extent, of the daily studies. Authors who help to think the research questions of this thesis were mainly: Freire (2014), about the practice, emancipation and therefore the authorship; Garcia and Alves (2012), on the practice-theory-practice relationship; Esteban and Zaccur (2002), about the teacher-researcher; Larrosa (2002, 2011, 2014), about the experience; and Santos (2010) on knowledge as self. The research led to the understanding, especially of teacher education as a process built throughout life, in which previous aspects to the gym and the school routine constitute formative time and space; the wheels of conversation while training bodies; and the contribution of children to the formation of the teaching practice through the clues provided on the relationship of teaching and learning and reflections caused by their participation in daily life.
Palavras-chave: Teacher-researcher
Teacher s formation
Animation
Experience
Professor-pesquisador
Formação docente
Animação
Experiência
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: OLIVEIRA, Daniel Pereira de. Narrativas de professor-pesquisador: investigando a própria prática docente a partir da experiência de produzir animações com crianças na escola. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10002
Data de defesa: 19-Mai-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Daniel Pereira de Oliveira.pdf739,71 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.