Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10004
Tipo do documento: Dissertação
Título: Perspectivas sobre as tecnologias em um projeto transdisciplinar
Título(s) alternativo(s): Perspectives onthetechnologies in a transdisciplinaryproject.
Autor: Almeida, Rodolfo Carli de 
Primeiro orientador: Fontoura, Helena Amaral da
Primeiro membro da banca: Monteiro, Filomena Maria de Arruda
Segundo membro da banca: Guimarães, Glaucia Campos
Terceiro membro da banca: Pierro, Gianine Maria de Souza
Resumo: Esta dissertação investigou as perspectivas das tecnologias em um projeto transdisciplinar, com o eixo temático meio ambiente, executado em uma turma de escola técnica de nível médio. Inicialmente, foi necessária uma ampla pesquisa sobre o tema transdisciplinaridade, procurando entender como ocorreu a fragmentação do conhecimento em disciplinas, a origem e motivos do olhar transdisciplinar e as alternativas pedagógicas para compreendermos o cenário educacional contemporâneo. A seguir, discutimos o encontro da formação docente com o uso de tecnologias nas situações vivenciadas durante a atuação profissional. Houve, também, a avaliação dos recursos tecnológicos disponíveis na escola, o estudo dos motivos da inserção da tecnologia nos currículos atuais e a verificação de como é planejada a utilização das tecnologias no processo de construção do conhecimento. Definimos o método Pesquisa Participante que nos possibilitou encontrar caminhos para planejar as ações e observar os resultados na perspectiva transdisciplinar. A pesquisa consistiu de várias ações, dentre elas, uma visita a um programa de inclusão socioambiental, participação na Semana de Meio Ambiente no campus e quatro visitas em ambientes naturais com atividades planejadas para que a tecnologia estivesse presente como mediadora, facilitadora e ponte para a interação professor x aluno. Utilizamos um formulário de pesquisa estruturada para coletar dados diretos e informações nas redes sociais dos discentes que nos mostraram como estes jovens interagem com a escola e com o mundo por meio das tecnologias. Fizemos registros fotográficos que demonstram todas as fases e materializam o sentimento de inclusão do humano com a natureza. No diálogo e participação dos docentes e na observação da interação dos alunos com a pesquisa, observamos suas percepções sobre a produção de sentidos com o uso das Tecnologias e apresentamos os dados para que o leitor tenha a possibilidade de encontrar outros sentidos na experiência. Conclui-se que há indicativos apontando que uma educação orientada para a consciência ambiental deve se fazer presente desde a formação docente, com a possibilidade de mediação por meio da tecnologia. Quando não for possível neste momento inicial, ao menos que aconteça em formato de capacitações. Assim, apresentamos, a partir da pesquisa realizada, um olhar transformador para uma educação que, utilizando a mediação da tecnologia, enxerga os problemas sociais e propõe saídas a partir de um olhar transdisciplinar.
Abstract: This dissertation investigated the prospects of technologies in a transdisciplinary project, with the main theme environment, running on a mid-level technical school class. Initially, extensive research on the subject transdisciplinary was necessary, trying to understand how was the fragmentation of knowledge across disciplines, the origin and motives of transdisciplinary look and pedagogical alternatives for understanding the contemporary educational scene. Next, we discuss the meeting of teacher training with the use of technology in the situations experienced during the professional practice. There was also the assessment of the technological resources available in school, the study of technology insertion of reasons the current curriculum and verification of how the use of technology in the knowledge construction process is planned. We define the Participant search method that allowed us to find ways to plan actions and observe the results on the transdisciplinary perspective. The research consisted of several actions, among them, a visit to a social and environmental inclusion program, participation in Environment Week on campus and four visits in natural environments with activities planned for the technology was present as a mediator, facilitator and bridge to interaction teacher x student. We use a search form structured to collect direct data and information on social networks of students who showed us how these young people interact with the school and with the world through technology. Made photographic records showing all phases and materialize the sense of inclusion of human with nature. Dialogue and participation of teachers and observation of the interaction of students with research, observe their perceptions of the meaning production with the use of technologies and present the data so that the reader is able to find other senses experience. It is concluded that there are indications pointing to a targeted education for environmental awareness must be present from teacher training, with the possibility of mediation through technology. Where it is not possible at this early point, at least to happen in training format. Thus, we present, from the survey, a transformer looking for an education that, using the mediation of technology, sees social problems and propose exits from a transdisciplinary look.
Palavras-chave: Transdisciplinarity
Complexity.Cross-disciplinaryteaching
Transdisciplinary training
Informationand Communication Technologies - ICTs
Transdisciplinaridade
Didática transdisciplinar
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: ALMEIDA, Rodolfo Carli de. Perspectivas sobre as tecnologias em um projeto transdisciplinar. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10004
Data de defesa: 25-Abr-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Rodolfo Carli.pdf4,03 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.