Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10005
Tipo do documento: Dissertação
Título: Fios que entrelaçam a formação docente para Educação de Jovens e Adultos: narrativas de normalistas do CIEP 341 no município de Queimados-RJ
Título(s) alternativo(s): Theads that intertwine teacher training for Youth and Adult Education: students of normal school narratives of CIEP 341 in the municipality of Queimados RJ
Autor: Maria, Liliane Sant'anna de Souza 
Primeiro orientador: Fontoura, Helena Amaral da
Primeiro membro da banca: Soares, Leôncio José Gomes
Segundo membro da banca: Bragança, Inês Ferreira de Souza
Terceiro membro da banca: Chaves, Iduina Edite Mont Alverne Braun
Resumo: Esta pesquisa buscou compreender as histórias de vida e de formação de alunos do Curso Normal no CIEP 341 localizado no município de Queimados, na região da Baixada Fluminense. Nosso propósito foi refletir sobre as experiências formativas que vem sendo desenvolvidas com futuros professores em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Utilizamos a pesquisa qualitativa partindo do aporte (auto)biográfico de formação e de vida pelo viés da pesquisa formação, dialogando com Josso, Bragança, Passeggi e Souza, o que envolveu os cotidianos da sala de aula, as rodas de conversas com as narrativas de experiências na EJA. Para isso, as 7 professorandas que se voluntariaram na participação da pesquisa desenvolveram suas narrativas e reflexões no caderno denominado Bordado Formativo em EJA a partir da utilização de diferentes dispositivos disparadores de reflexão distribuídos em três temáticas a partir do que narraram: Quem sou; tecelagem das aulas da EJA; entrelaces do estágio em EJA, analisados à luz da tematização proposta por Fontoura. Acreditamos que a formação ocorre continuamente, ao longo de toda a vida, corroborando para o desenvolvimento da identidade pessoal e profissional dos sujeitos, conforme as discussões de Nóvoa, Marcelo Garcia, Vieira, Dubar. Além disso, discutimos a importância do Curso Normal a partir de Nunes, Aranha e Bragança refletindo sobre sua força histórica e capacidade formativa que contribui com as políticas no que concerne à docência inicial. Tratamos ainda da discussão acerca da formação do educador da EJA baseada especialmente em Soares, Arroyo e Freire com o intuito de desvelar a contribuição das experiências desta formação na adequação e preparação de profissionais para trabalharem com jovens, adultos e idosos levando em consideração a trajetória social e pessoal dos sujeitos envolvidos nesta pesquisa e as especificidades que norteiam a formação docente para a EJA dentro da realidade do CIEP 341. Os fios conclusivos demonstraram que a metodologia (auto)biográfica contribuiu para a formação identitária docente em EJA das professorandas e da professora pesquisadora desta pesquisa, fortalecendo os momentos das aulas e estágios em EJA além de permitir a percepção do potencial da escrita como processo autorreflexivo e de conhecimento no âmbito das individualidades e coletividade dentro do percurso de formação.
Abstract: This research sought to understand the life stories and training of students in the Normal course at CIEP 341 located in the municipality of Queimados, in the region of Baixada Fluminense. Our purpose was to reflect upon the formative experiences that have been developed with future teachers in Adult and Youth Education (EJA). We use qualitative research with the contribution (auto)biographical framework, through research training, dialoguing with Josso, Bragança, Passeggi and Souza, which involved the everyday classroom, the groups of conversations with the narratives of experience in Adult and Youth Education. To do so, the 7 teachers to be who volunteered in participating of research developed their narratives and reflections in a book called Formative Embroidery in EJA, from the use of different devices distributed reflection triggers on three themes from what narrated: who I am; weaving school of adult and youth education; crisscross the stage in EJA, analyzed in the light of the theme proposed by Fontoura. We believe that training occurs continuously throughout life, to the development of personal and professional identity of the subject, according to the discussions of Nóvoa, Marcelo Garcia, Vieira, Dubar. In addition, we discussed the importance of Normal course from Nunes, Aranha and Bragança reflecting on their historical strength and ability formation that contributes with the policies with regard to initial teaching. We treat the discussion about the formation of the EJA educator based especially on Smith, Arroyo and Freire in order to unveil the contribution of experiences of this training and preparation of professionals to work with young people, adults and the elderly taking into consideration the social and personal trajectory of the individuals involved in this research and the specifics that guide the teacher education for adult and youth education in the reality of the CIEP 341. The conclusive remarks have shown that the (auto) biographical methodology contributed to the formation of identity in teaching of teachers to be and the researcher, strengthening the school moments and stages in Adult and Youth Education as well as allowing perceptions about self-writing as a self-reflecting process and constructor of individual and collective knowledge in formation processes.
Palavras-chave: Normal school
Adults and youth education
Life stories
Narratives of experiences
Teachers identity
Curso normal
Educação de jovens e adultos
História de vida
Narrativas da experiência
Identidade docente
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: MARIA, Liliane Sant'anna de Souza. Fios que entrelaçam a formação docente para Educação de Jovens e Adultos: narrativas de normalistas do CIEP 341 no município de Queimados-RJ. 2015. 99 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10005
Data de defesa: 11-Dez-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Liliane SantAnna versao final (1).pdf2,19 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.