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Tipo do documento: Dissertação
Título: Mediação escolar: entre práticas e experiências de professores na educação básica
Título(s) alternativo(s): School mediation: between practices and experiences teachers in basic education
Autor: Fonseca, Gabrielle Macedo da 
Primeiro orientador: Dias, Rosimeri de Oliveira
Primeiro membro da banca: Ribetto, Anelice Astrid
Segundo membro da banca: Kastrup, Virgínia
Resumo: O presente trabalho se propõe a dar a ver as práticas de mediação em algumas escolas de educação básica do Município de Itaboraí. A mediação está cada vez mais presente nas escolas de educação básica e torná-la visível e é parte considerável desta pesquisa. Para tanto, cartografar (PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2012) as práticas e experiências (LARROSA, 2002, 2011a, 2011b, 2014) de seis professores que trabalham no campo da educação especial se faz presente. Estes professores atuam diretamente com alunos cegos ou com baixa visão, em diferentes atribuições: professor de turma regular, professor mediador e professor de sala de recursos. A pesquisa é atravessada pela prática também da pesquisadora, que é uma das professoras que narram suas práticas e experiências, no campo, sendo, portanto, uma pesquisa-intervenção. O percurso metodológico foi primeiramente tensionar os conceitos de norma, normalidade e anormalidade (FOUCAULT, 2003, 2008, 2009; LOPES; FABRIS, 2013) tão presentes nos discursos que se fazem da educação especial. O segundo ponto foi um mergulho nos marcos jurídicos, tanto os federais quanto os municipais (de São Gonçalo e Itaboraí), para procurar brechas, rastros, pistas que pudessem ter algum elemento para pensar a função da mediação. Em seguida, por meio de entrevistas-conversas e caderno de campo, coloca-se em análise a noção de mediação apresentada pelas práticas dos professores. Com estes momentos, foi possível cartografar algumas pistas que são inerentes à função do professor mediador: autonomia, contato, confiança... Contudo, o esforço aqui foi de dar visibilidade a uma função da escola básica que vem ganhando espaço-tempo e reconhecimento dentro da escola. O professor mediador vem assumindo seu papel no processo do atual modelo de inserção dos alunos com deficiência: a inclusão. Este professor assume, junto com os demais profissionais responsáveis pela modalidade da educação especial, a função de se posicionar entre as necessidades dos estudantes e ter para com eles espaço-tempo singular, como efeito do que emerge do encontro entre cartografia, experiência e mediação escolar.
Abstract: This paper proposes to see the practices of mediation in some schools of basic education in the city of Itaboraí. Mediation is more present every time in schools of basic education and making it visible and expressible ir part of this research. For so, cartography (PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2012) the practices of experience (LARROSA, 2002, 2011a, 2011b, 2014) of six teachers that work in the field in special education makes itself present. Such teachers act out directly with blind or low vision students in different attributions: regular class teacher, mediator teacher and resource class teacher. The researcher also participants of this research as one of the teachers who tells their practices and experiences in the field, being, this way, an intervention-research. The methodological path was primarily to tense the concepts of regulation, normalcy and abnormality (FOUCAULT, 2003, 2008, 2009; FABRIS; LOPES, 2013) so present in special education speeches. The second point was a dive in legal frameworks, both federal and municipal (from São Gonçalo and Itaboraí), to search for breaches, traces, clues that could have some element to think the role of mediation. Next, through conversation interviews and field notes, the idea of mediation presented through the practice of the teachers is analyzed. With these moments, it was possible to cartograph some clues that are inherent to teh function of the mediator teacher: autonomy, contect, trust... However, the struggle here was to give visibility to a role of basic school that has been gaining time-space and recognition inside the school. Mediator teachers have been accepting their role in the process of the current insertion model of students with disabilities: inclusion. This teacher accepts, along with other teachers responsible for the special education modality, the role of positioning between the needs of students and having for them an individualized space-time place, as a consequence of what emerges from the meeting of cartography, experience and school mediation.
Palavras-chave: Special education
Mediation
Cartography
Educação especial
Mediação
Cartografia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: FONSECA, Gabrielle Macedo da. Mediação escolar: entre práticas e experiências de professores na educação básica. 2016. 97 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10006
Data de defesa: 28-Abr-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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