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Tipo do documento: Dissertação
Título: Bidocência na Educação Infantil do Colégio Pedro II: possibilidades e desafios narrados pelas professoras
Título(s) alternativo(s): Double teaching for Childhood Education at the Pedro II College: possibilities and challenges narrated by teachers
Autor: Santos, Renata Machado de Souza 
Primeiro orientador: Araújo, Mairce da Silva
Primeiro membro da banca: Tavares, Maria Tereza Goudard
Segundo membro da banca: Alves, Bruna Molisani Ferreira
Terceiro membro da banca: Mello, Marisol Barenco de
Resumo: A pesquisa tem como propósito investigar a bidocência na educação infantil, a partir da experiência vivida no Colégio Pedro II. A Educação Infantil foi implementada no referido colégio, em 2012, em Realengo, tendo a multidocência dividida em duplas de professoras como organização docente. Nessa perspectiva, previu a atuação de duas professoras, ao mesmo tempo, na mesma turma, o que chamamos de bidocência. Ao chegar nessa instituição e conhecer a dinâmica de trabalho, alguns questionamentos começaram a me acompanhar: Que concepções de Educação Infantil permeavam a instituição ao adotar a bidocência? A bidocência na Educação Infantil do CP II contribuia para contemplar, tanto a singularidade de cada criança, quanto o papel do grupo na formação dos sujeitos? Como se organizava o cotidiano escolar para que a bidocência pudesse acontecer dentro da multidocência? A bidocência pode se caracterizar como espaço de formação docente? Tais questões foram se delineando a partir do exercício cotidiano da prática pedagógica. Assim, foi sendo construído o objetivo desta pesquisa: investigar as possibilidades e os desafios da bidocência na Educação Infantil do Colégio Pedro II. A pesquisa é de caráter qualitativo, fundamentada numa perspectiva sócio-histórica e tem como sujeitos, além da própria autora, 10 professoras que trabalham na Educação Infantil do Colégio Pedro II. A Roda de conversa foi escolhida como um caminho metodológico preferencial desta pesquisa inspirada na perspectiva dialógica de Mikhail Bakhtin e, tendo ainda como aporte, Sonia Kramer, Flavia Motta e Wanderley Geraldi. Esta pesquisa também contou com as anotações do diário de campo da autora e uma entrevista realizada com uma das professoras responsáveis pelo Projeto de Implementação da Educação Infantil no Colégio Pedro II. Para refletir sobre pedagogias participativas, a pesquisa recorreu a autores como Júlia Oliveira Formosinho, Ana Lucia Goulart e William Corsaro. Nas questões referentes ao processo formativo vivido no cotidiano escolar e à reflexão coletiva entre docentes Mairce Araujo, Guilherme Prado, Jacqueline Morais, Regina Leite Garcia. As dissertações de Cavalcante, Cotrim e Vendas e a tese de doutorado de Oliveira, pesquisadoras e professoras do Colégio Pedro II, possibilitaram ricas interlocuções com a pesquisa. A pesquisa com e no cotidiano da Educação Infantil do Colégio Pedro II permitiu elencar alguns aspectos relevantes da bidocência. O primeiro é que a bidocência experimentada ali, inserida num processo de multidocência, tem muito a contribuir para a vivência de uma proposta participativa de pedagogia. Como segundo aspecto, decorrente do primeiro, reafirmar a importância da reflexão coletiva como condição para efetivar tais projetos, tanto da bidocência, quanto da pedagogia participativa. Um terceiro aspecto, não menos importante que os anteriores, é que reconhecendo o cotidiano escolar em sua complexidade, as contradições e as tensões, bem como a co-existência de projetos pedagógicos de natureza, às vezes, até antagônicas, são partes constitutivas da própria instituição.
Abstract: The research has as purpose to investigate the double teaching at Child Education, based on the experience lived in Pedro II School (CPII). Child Education was implemented at this school in 2012 in Realengo, with the many teachers divided into doubles of teachers as a teaching organization. From this perspective, he predicted the performance of two teachers, at the same time, in the same class, what we call teaching double teaching. Upon arriving at this institution and knowing the dynamics of teaching work, some questions began to follow me: What conceptions of Child Education permeated the institution when adopting the double teaching? Did the double teaching on CPII Child Education help to consider both the singularity of each child and the role of the group in the formation of the subjects? How was school daily organized so that double teaching could take place within the many teachers? Can double teaching be characterized as a space for teacher training? These questions were delineated from the daily pedagogical practice. Thus, the purpose of this research was to investigate the possibilities and challenges of double teaching in the Child Education at the CPII. The research is qualitative, based on a socio-historical perspective and has as subjects, in addition to the author herself, 10 teachers who work in the Child Education at CPII. The Talk Wheel was chosen as a preferred methodological path of this research inspired by the dialogical perspective of Mikhail Bakhtin and, also with contribution, Sonia Kramer, Flavia Motta and Wanderley Geraldi. This research also included the notes of the author's field diary and an interview with one of the teachers responsible for the Project for the Implementation of ChildEducation at the CPII.To reflect on participative pedagogies, the research appealed to authors such as Júlia Oliveira Formosinho, Ana Lucia Goulart and William Corsaro. In the questions related to the formative process lived in the school daily life and the collective reflection among teachers Mairce Araujo, Guilherme Prado, Jacqueline Morais, Regina Leite Garcia. The dissertations of Cavalcante, Cotrim e Vendas and the doctoral thesis of Oliveira, researchers and professors of the Pedro II College, allowed rich interlocutions with the research.The research with and in school daily of the Child Education at the CPII allowed to list some relevant aspects of double teaching. The first one is that the experience offered there, inserted in a process of many teachers, has contribute to much to the experience of participatives pedagogies proposal. As a second aspect, arising from the first, to reaffirm the importance of collective reflection as a condition to carry out such projects, both for double teaching, and for participatives pedagogies. A third aspect, no less important than the previous ones, is that recognizing school daily in its complexity, contradictions and tensions, as well as the coexistence of pedagogical projects of a nature, sometimes even antagonistic, are constitutive parts of one's own institution.
Palavras-chave: Double teaching
Many teaching
Child Education
School Daily
Pedro II School
Bidocência
Multidocência
Educação Infantil
Cotidiano Escolar
Colégio Pedro II
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: SANTOS, Renata Machado de Souza. Bidocência na Educação Infantil do Colégio Pedro II: possibilidades e desafios narrados pelas professoras. 2018. 139 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10008
Data de defesa: 2-Abr-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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