Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10009
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Costurografando e problematizando a educação dos (chamados) alunos com deficiências através da relação entre mãe-professora-costureira e filho |
Título(s) alternativo(s): | Costurographing and problematizing the education of (called) disabled students through the relationship between mother-teacher-seamstress and child |
Autor: | Nascimento, Rejane Lucia Amarante de Macedo do ![]() |
Primeiro orientador: | Jesus, Regina de Fátima de |
Primeiro membro da banca: | Sepulveda, Denize de Aguiar Xavier |
Segundo membro da banca: | Almendros, Ignacio Calderón |
Terceiro membro da banca: | Pérez, Carmen Lúcia Vidal |
Resumo: | O texto apresenta uma discussão sobre a escolarização dos (chamados) alunos com deficiências em diferentes contextos educacionais, através da relação entre uma mãe-professora-costureira e seu filho. O foco do estudo é a produção de vida entre mãe e filho, seus efeitos e sentidos, partindo das implicações de um caso individual que narrado politicamente, reverbera no coletivo. A pesquisa utiliza inicialmente a cartografia como método de pesquisa-intervenção que pressupõe uma orientação do trabalho do pesquisador e não se faz de modo prescritivo, por regras já prontas, nem com objetivos pré-estabelecidos. Ao cartografar o percurso da pesquisa surge um novo contorno metodológico: a costurografia. O verbete costurografar - Costurar, unir, juntar, relacionar leitura, teoria, costura e escrita. Um modo de ir costurando palavras. A escolha por fazer pesquisa na complexidade dos gestos, velocidades, lentidões, experimentações, dizeres e não-dizeres. No capítulo I começa uma composição com os primeiros retalhos de vida, entre mãe e filho, o que movimenta esta pesquisa. No capítulo II um memorial de formação reafirma a vida, permeada por perguntas e inquietações. O capítulo III se apresenta escrito como um verbete composto de linhas discursivas, que ora se encontram, ora se afirmam, ora se tencionam, ora se contradizem: linhas discursivas que operam produzindo o Victor como singularidade. No capítulo IV é feita uma problematização a respeito da Educação Especial no Brasil e a escolarização de Victor, trazendo crônicas entre mãe, estudante, políticas públicas e escola. No capítulo V são apresentados os achados de uma pesquisa (entre) escolas possíveis, família, universidade e movimentos sociais, para discutir os modos de ser e aprender nas escolas que atravessam as políticas de inclusão. No capítulo VI é puxado um último fio... espaços possíveis para a escolarização, para costurografar e problematizar o processo de inclusão das (chamadas) pessoas com deficiências. Esta dissertação afirma costurograficamente- através do tecido de uma história de vida como relação, a necessidade de inventarmos outros sentidos para a inclusão escolar das (chamadas) pessoas com deficiências: uma história singular que se reconhece apenas como gesto político no coletivo. |
Abstract: | The text presents a discussion about the schooling of (called) students with disabilities in different educational contexts, through the relationship between a teacher-seamstress and her child. The focus of the study is the production of life between mother and child, their effects and senses, starting from the implications of an individual case that narrated politically, reverberates in the collective. The research initially uses cartography as a method of research-intervention that presupposes an orientation of the work of the researcher and is not done in a prescriptive way, by rules already ready, nor with pre-established objectives. When mapping the course of research, a new methodological outline emerges: the costurography. The entry sew - Sew, join, join, relate reading, theory, sewing and writing. A way to go by sewing words. The choice to do research in the complexity of gestures, speeds, slowness, experimentations, sayings and non-sayings. In chapter I begins a composition with the first fragments of life, between mother and child, which moves this research. In chapter II a memorial of formation reaffirms life, permeated by questions and concerns. Chapter III is written as an entry composed of discursive lines, which are now found, sometimes affirmed, sometimes intended, sometimes contradicted: discursive lines that operate producing the Victor as a singularity. In chapter IV a problematization is made regarding Special Education in Brazil and the schooling of Victor, bringing chronicles between mother, student, public policies and school. Chapter V presents the findings of a research (among) possible schools, family, university and social movements, to discuss ways of being and learning in schools that cross inclusion policies. Chapter VI draws a last thread ... possible spaces for schooling, to sew and to problematize the process of inclusion of (called) people with disabilities. This dissertation states, through the fabric of a life history as a relation, the need to invent other meanings for the school inclusion of (called) people with disabilities: a singular history that is recognized only as a political gesture in the collective. |
Palavras-chave: | Special and Inclusive Education Costurography Schooling of (called) students with disabilities Educação Especial e Inclusiva Costurografia Escolarização dos (chamados) alunos com deficiências |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | NASCIMENTO, Rejane Lucia Amarante de Macedo do. Costurografando e problematizando a educação dos (chamados) alunos com deficiências através da relação entre mãe-professora-costureira e filho. 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10009 |
Data de defesa: | 6-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao Rejane Nascimento.pdf | 4,16 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.