Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10011
Tipo do documento: Dissertação
Título: Processos formativos de docentes de inglês que trabalham na educação de jovens e adultos: estudo com egressos da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Formative processes of english teachers who work with youth and adult education: a study with graduates from Faculdade de Formação de Professores Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Autor: Medeiros, Letícia Miranda 
Primeiro orientador: Fontoura, Helena Amaral da
Primeiro membro da banca: Silva, Vera Lucia Teixeira da
Segundo membro da banca: Viegas, Ana Cristina Coutinho
Terceiro membro da banca: Leite, Vania Finholdt Angelo
Resumo: Os processos formativos de professores de Língua Inglesa começam muito antes da entrada na universidade e se estendem ao longo de toda a profissão. Esta pesquisa qualitativa teve por objetivo refletir sobre a formação profissional de seis docentes de Inglês ao delinear o perfil acadêmico desses professores, egressos da Faculdade de Formação de Professores, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ), que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de clarificar os principais desafios que esses docentes enfrentam no cotidiano da sala de aula da EJA. Os procedimentos de investigação adotados nesta pesquisa foram análise das ementas do curso de Letras dessa faculdade, entrevista e análise dos relatos dos docentes. Autores como Freire, Arroyo, Perrenoud, Leffa, entre outros foram utilizados como aporte teórico para trazer à tona a necessidade de se respeitar a bagagem cultural do público da EJA na formação do currículo de Inglês desenvolvido nas escolas, além da necessidade de se considerar as diferenças de idades e de culturas desses grupos de alunos da Educação Básica que possuem conhecimentos que podem ser compartilhados em uma relação dialógica em sala de aula. Baseada na metodologia da tematização, proposta por Fontoura, foi possível discutir os seguintes temas: as contribuições da FFP para o trabalho com a EJA; os processos formativos dos participantes desta pesquisa e os desafios de ensinar Inglês para essa modalidade. Esta pesquisa mostrou a urgência da inserção do tema Educação de Jovens e Adultos na formação de professores, a importância do desenvolvimento profissional docente que vai muito além de cursos formais, além de apresentar alguns desafios de ensinar Inglês para essa modalidade de ensino.
Abstract: The formative processes of English teachers start before the entrance in the university and extend throughout their career. This qualitative research aimed to reflect on the development of six English teachers and to delineate the academic profile of these professionals, graduates from Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ), who, currently, work in the Youth and Adult Education (EJA, in Brazil), besides clarifying the main challenges these teachers face in their classroom of EJA to deal with this audience. In order to achieve these objectives, the procedures of investigation are analysis of the syllabus of the Language Course, interview with these teachers and analysis of their report. Authors like Freire, Arroyo, Perrenoud, Leffa, among others, were used as theoretical contribution to bring up the necessity of respecting the cultural background of the students of EJA in the curriculum developed in the schools. Beyond all this, the importance of the English teachers takes into consideration the differences of age and cultures of the students of EJA, who have knowledge that can be shared in a dialogical relationship in the classroom. Based on the methodology of thematization proposed by Fontoura, it was possible to discuss the following themes: contributions from FFP to the work with EJA; the formative processes of the participants of this research and the challenges of teaching English to this modality. This research showed the urgency of the insertion of the topic of Young and Adult Education in the formation of teachers, the importance of professional teaching development that goes far beyond formal courses, and the dilemmas of teaching English to the students of this modality.
Palavras-chave: Teacher Development
English Language
Youth and Adult Education
Graduates
Formação de Professores
Língua Inglesa
Educação de Jovens e Adultos
Egressos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: MEDEIROS, Letícia Miranda. Processos formativos de docentes de inglês que trabalham na educação de jovens e adultos: estudo com egressos da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2017. 118 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10011
Data de defesa: 5-Out-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Leticia Miranda.pdf1,37 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.