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Tipo do documento: Dissertação
Título: Escola Técnica Federal de Mato Grosso (1968 a 2002): do ensino profissional técnico para as classes trabalhadoras à educação técnica apartada do trabalho
Título(s) alternativo(s): Federal Technical School of Mato Grosso (1968 to 2002): from technical professional education for the working classes to technical education detached from work
Autor: Santos, Flavia Geane dos 
Primeiro orientador: Sangenis, Luiz Fernando Conde
Primeiro membro da banca: Kunze, Nádia Cuiabano
Segundo membro da banca: Rangel, Sonia de Oliveira Camara
Terceiro membro da banca: Leite, Vania Finholdt Angelo
Resumo: Este trabalho é resultado da minha pesquisa de Mestrado, que tem o objetivo de registrar a história da Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETFMT). O estudo contribui para o entendimento dos processos de constituição e desenvolvimento da escola, no período de 1968 a 2002. Esse recorte temporal, que compreende trinta e cinco anos, corresponde ao tempo em que a escola vigorou com a denominação de ETFMT. Nas categorias de análise, destacamos algumas referências como os escritos de Cunha (2000), Arruda (1990), Garcia (2000), Kuenzer (1985), Saviani (2008), Ciavatta (2006). As circunstâncias políticas, sociais e econômicas que vigoravam no Brasil, nesse período, fizeram com que os governos militares entendessem que as Escolas Técnicas Federais seriam um caminho viável para qualificar a mão de obra, coerente com o modelo de desenvolvimento que visionavam para o país, consolidadas através de decretos do Estado Ditatorial, que pretendiam guiar a política educacional em favor das metas de segurança e desenvolvimento, sob a égide do controle, da repressão e da promoção social. Após a redemocratização, essas escolas mantiveram-se como instituições públicas de formação profissional, referenciadas por sua qualidade de educação, de modo a consolidarem a tendência de elitização do seu público ao oferecerem educação tecnológica que aparta os formandos do trabalho produtivo.
Abstract: This work is a result of my master's research, which aims to record the history of the Federal Technical School of Mato Grosso (ETFMT). The investigations take as a starting point the historical perspective, in the context of the history of education, specifically, the professional education in the state of Mato Grosso. The study contributes to the understanding of the school's constitution and development processes in the period from 1968 to 2002. This temporal clipping, which comprises 35 years, corresponds to the time when the school was named Federal Technical School. In the categories of analysis, we highlight some references such as Cunha (2000), Arruda (1990), Garcia (2000), Kuenzer (1985), Saviani (2008) and Ciavatta (2006). The political, social and economic circumstances that prevailed in Brazil, during this period, caused military governments understand that Federal Technical Schools would be a viable way to qualify the workforce, consistent with the model of development that they were aiming for the country, consolidated through decrees of the dictatorial state, which intended to guide the educational politics in favor of the goals of security and development, under the aegis of control, repression and social promotion. After the redemocratization, these schools remained as professional public institutions, referenced by their quality of education, in order to consolidate the tendency of elitism of their public by offering technological education that detaches the graduates from the productive work.
Palavras-chave: Federal Institute of Education
Science and Technology of Mato Grosso
Federal Technical School of Mato Grosso
Professional education
School institutions
Instituto Federal de Educação
Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Escola Técnica Federal de Mato Grosso
Educação profissional
Instituições escolares
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: SANTOS, Flavia Geane dos. Escola Técnica Federal de Mato Grosso (1968 a 2002): do ensino profissional técnico para as classes trabalhadoras à educação técnica apartada do trabalho. 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10013
Data de defesa: 19-Abr-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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