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Tipo do documento: Dissertação
Título: O masculinofeminino e o femininomasculino no corpo: experiências fílmicas acerca das sexualidades e nossas vivências com as imagens na sala de aula
Título(s) alternativo(s): Masculinefeminine and femininemasculine in the body: filmic experiences about sexualities and our experiences with images in the classroom
Autor: Silva, Guilherme Robson da 
Primeiro orientador: Franco, Monique Mendes
Primeiro membro da banca: Lima, Edimilson Duarte de
Segundo membro da banca: Barata, Denise
Terceiro membro da banca: Leal, Rita de Cássia Souza
Resumo: A presente pesquisa traz para a discussão uma questão que vem ganhando visibilidade na nossa sociedade nos últimos anos: acompanhar a trajetória do masculino e do feminino no corpo de estudantes na sala de aula. Procuraremos dar ênfase aos enunciados performativos que indicam um lugar de ser homem ou mulher na formação do gênero e da sexualidade. Sobre uma possibilidade de descontinuidade do gênero investigo se esses estudantes, de ambos os sexos biológicos, podem se movimentar diante das possibilidades existentes no contexto da sala de aula. Na sala de aula questionamos que enunciados performativos do masculino e do feminino são reiterados para a constituição de uma identidade e como esses mesmos enunciados, podem indicar possibilidades de resistência, subversão, deslocamento e ressignificação na construção da(s) sexualidade(s). A pesquisa lança um olhar possível sobre as sexualidades e sobre os itinerários do masculinofeminino e do femininomasculino experimentados por esses estudantes. Para tal buscaremos estabelecer as proximidades e diferenças entre sexualidade, identidade e jogos de linguagem. Desta maneira, as formas corporais e subjetivas, na perspectiva de Foucault (1996, 1997, 1998, 1999, 2001, 2002, 2005 e 2010) e Butler (1997, 1999 e 2003) são de vital importância para pensar as relações de poder na sociedade, pois esses autores esquadrinham suas críticas à tradição dualística metafísica. Recorro, também, a Guacira Lopes Louro (2001, 2010 e 2011) no que tange a gênero, sexualidade e educação. A partir dessa paralaxe, argumentamos sobre a sexualidade e a subjetividade, sendo possível analisar como se dá a formação e entender particularidades de algumas dessas afetividades/sexualidades. Por fim é proposta uma reflexão sobre essa questão, levando o leitor a examinar os (pré)conceitos existentes na nossa sociedade. O trabalho de campo conta com os pressupostos da pesquisa ação de Michel Thiollent (1997), na interlocução com o cinema posto que o mesmo, por meio de uma cena, pode sustentar significados do que é dado a ver, definindo um campo visual e seus limites, o observador pode definir um campo de questões e seu estatuto, seu lugar na aparência individual e coletiva, trago os argumentos de Ismail Xavier (2003). Por meio de exibição dos filmes O Pequeno Nicolau (Laurent Tirard, 2010), A Guerra dos Botões (Yann Samuell, 2012) e O Ano Em Que Meus País Saíram De Férias (Cao Hamburger, 2006), com debates, oficinas, textos escritos pelos estudantes e observações do diário de campo, em três turmas do Projeto Autonomia na escola municipal Georg Pfisterer na cidade do Rio de Janeiro, foi possível tais observações.
Abstract: This research aims to discuss an issue that has gained visibility in our society in recent years: to follow the trajectory of the masculine and feminine in students bodies in the classroom. We will seek to emphasize the performative announcements that indicate a place to be male or female in the formation of gender and sexuality. As far as the possibility of "discontinuity" of the gender is concerned, I am intent on investigating if these students, of both biological sexes, can move about before the existing possibilities in the classroom context. In the classroom we wonder what performative announcements of the masculine and feminine roles are corroborated for the construction of an identity and how those same announcements may indicate possibilities of resistance, subversion, displacement and re-significance in the construction(s) of sexuality(ies). The research also aims to shed some light upon sexualities and upon the itineraries of the masculinefeminine and the femininemasculine experienced by these students. Bearing it in mind, we move on to establish the similarities and differences among sexuality, identity and language games. In this way, the body and subjective forms in Foucault's perspective (1996, 1997, 1998, 1999, 2001, 2002, 2005 and 2010) and in Butler's (1997, 1999 and 2003) are vitally important to think about the power relations in society because these authors build up their criticisms against the dualistic metaphysical tradition. We have also resorted to Guacira Lopes Louro (2001, 2010 and 2011) with respect to gender, sexuality, and education. Based on this Parallax, we have drawn inferences about sexuality and subjectivity, in order to both analyze how the formation of these affections and sexualities take place and understand the peculiarities involved. Finally, a reflection on this issue is proposed, leading the reader to examine the existing preconceived concepts in our society. The fieldwork relies on the assumptions of Michel Thiollent's action research approach (1997), making a link with cinema, which can sustain meanings of what is displayed through a scene, thus defining a visual scope and its limits. The viewer can define a field of issues and its stance, its role in both an individual appearance and a collective one. In order to support such connection, I will bring out the arguments made by Ismail Xavier (2003). Such observations were made possible through the display of the following films: the Little Nicholas (Laurent Tirard, 2010), the war of the buttons (Yann L. Samuell, 2012) and the year my Country went on vacation (Cao Hamburger, 2006), through debates, workshops, texts written by students and through observations made in the field journal within the Autonomy Project held in three classes at Georg Christoph Pfisterer school located in Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Body
Sexuality
Identity
Subjectivity
Autonomy Project
Cinema
Corpo
Sexualidade
Identidade
Subjetividade
Projeto Autonomia
Cinema
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: SILVA, Guilherme Robson da. O masculinofeminino e o femininomasculino no corpo: experiências fílmicas acerca das sexualidades e nossas vivências com as imagens na sala de aula. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10016
Data de defesa: 31-Jul-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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