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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10022
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A cidade vai ao campo : o serviço de radiodifusão e a educação rural nos anos de 1943 a 1951 |
Título(s) alternativo(s): | "The city goes to the countryside": the broadcasting service and rural education in the years 1943 to 1951 |
Autor: | Nunes, Cinthya de Oliveira ![]() |
Primeiro orientador: | Rangel, Sonia de Oliveira Camara |
Primeiro membro da banca: | Rangel, Jorge Antônio da Silva |
Segundo membro da banca: | Silva, José Cláudio Sooma |
Resumo: | Esta pesquisa tem como intenção analisar as concepções de educação rural que se materializaram com a implementação do Serviço de Radiodifusão Educativa (SRE), nos anos de 1943 a 1951, procurando discutir as ideias em disputa que se corporificam na atuação deste serviço. O período demarcado justifica-se, por ter no ano de 1943, sido criado o Serviço e com ele ocorrida à posse da primeira diretoria do Serviço de Radiodifusão Educativa. Para a direção do Serviço foi nomeado o médico baiano Fernando Tude de Souza. O ano de 1951 marca o fim dessa diretoria. Criado pelo ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema, durante a vigência do Estado Novo (1937-1945), o Serviço de Radiodifusão Educativa foi concebido como parte do movimento civilizatório que pensava a educação e a saúde como elementos capazes de integrar o país e regenerar o povo assolado pelas doenças e o analfabetismo. Neste sentido, algumas questões se apresentam como significativas: Que concepções de educação e, em especial de educação rural, estiveram em disputa na implementação do serviço? Como se materializou o projeto de educação rural assumido pelo Serviço de Radiodifusão Educativa? Para tecer esta trama utilizaremos como fontes documentais, o Estatuto Brasileiro de Radiodifusão (1935), a revista Infância e Juventude (1936-1937), as cartas, conferências e discursos proferidos por Fernando Tude de Souza (1943-1951). Desta forma, o diálogo com as fontes se constituirá com Velho (1987), Rangel (1997), Oliveira (2001), Freitas (2001), Sirinelli (2003), Calabre (2004), Camara (2010) e (2013), Pandolfi (2012), Capelato (2012), Velloso (2012), Oliveira (2012), entre outros. |
Abstract: | This research intends to analyze the conceptions of rural education that materialized with the implementation of the Educational Broadcasting Service (SRE), from 1943 to 1951, trying to discuss the ideas in dispute that are embodied in the performance of this service. The demarcated period is justified, because in 1943 the Service was created and with it occurred to the possession of the first directorate of the Educational Broadcasting Service. For the direction of the Service was named the Bahian physician Fernando Tude de Souza. The year 1951 marks the end of this board. Created by the Minister of Education and Health, Gustavo Capanema, during the New State period (1937-1945), the Educational Broadcasting Service was conceived as part of the civilizing movement that thought education and health as elements capable of integrating the country and regenerate the people plagued by disease and illiteracy. In this sense, some questions appear as significant: What conceptions of education, and especially rural education, were in dispute in the implementation of the service? How did the rural education project undertaken by the Educational Broadcasting Service materialize? In order to weave this plot we will use as documentary sources, the Brazilian Statute of Broadcasting (1935), the magazine Childhood and Youth (1936-1937), the letters, conferences and speeches given by Fernando Tude de Souza (1943-1951). In this way, the dialogue with the sources will be constituted with Velho (1987), Rangel (1997), Oliveira (2001), Freitas (2001), Sirinelli (2003), Calabre (2004), Camara Pandolfi (2012), Capelato (2012), Velloso (2012), Oliveira (2012), among others. |
Palavras-chave: | History of education Educational broadcasting service Rural education Fernando Tude de Souza História da educação Serviço de radiodifusão educativa Educação rural Fernando Tude de Souza |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | NUNES, Cinthya de Oliveira. A cidade vai ao campo : o serviço de radiodifusão e a educação rural nos anos de 1943 a 1951. 2018. 166 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10022 |
Data de defesa: | 5-Jun-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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