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Tipo do documento: Dissertação
Título: Indisciplina e suas redes de significação no cotidiano escolar: olhares sobre uma escola de Nova Iguaçu
Título(s) alternativo(s): Indiscipline and their networks of meaning in everyday school life: Looks over a school of Nova Iguaçu
Autor: Silva, Flávia Macêdo da 
Primeiro orientador: Sangenis, Luiz Fernando Conde
Primeiro membro da banca: Araújo, Mairce da Silva
Segundo membro da banca: Berino, Aristóteles de Paula
Resumo: O presente trabalho se propõe a investigar os processos ligados à indisciplina. Perguntamo-nos acerca dos usos do espaço/tempo da escola que são considerados discordantes pelas normas institucionais: que redes de significações os sujeitos implicados nos eventos de indisciplina se apoiam na escolha de suas práticas? Buscamos entender quais as relações de poder se estabelecem no ambiente escolar, tendo em vista que os atos indisciplinados envolvem dinâmicas que se chocam com as premissas hierárquicas da escola. As maneiras pelas quais os alunos rotulados de indisciplinados lidam com os referenciais da cultura hegemônica? representados na cultura escolar? são pensadas nessa pesquisa sob duas perspectivas: (1) a insurgência como parte do habitus, dessa forma, inscrita no feixe de possibilidades que corrobora com as estratégias de perpetuação das desigualdades sociais; (2) ou como reação plástica, como tática que modifica a realidade social da escola e suas relações de poder. A investigação envolve os alunos do turno da tarde (6º ao 9º anos do ensino fundamental) de uma escola pública do município de Nova Iguaçu, Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa delimita dois momentos, o primeiro, através da análise do livro de ocorrências, caderno no qual se anotam os nomes dos alunos considerados indisciplinados e seus os atos classificados por parte do corpo pedagógico como inadequados. E um segundo, no qual se estabelecerá um grupo focal para investigar os sentidos atribuídos ao que se define como indisciplina e a percepção de quais são as atividades classificadas como indisciplina. Tal discussão sobre a indisciplina pode contribuir na reflexão crítica sobre a instituição escolar, quanto às disputas de poder que ocorrem entre os atores escolares, ao mesmo tempo em que não prescinde da observação desses atores sociais enquanto pertencentes a redes de relações tanto pragmáticas quanto simbólicas.
Abstract: The present study aims to investigate the processes related to indiscipline. We wonder about the uses of space / time of the school that are considered discordant by the institutional rules: what networks of meanings the subjects involved in the events of ndiscipline rely on the choice of their practices? We try to understand what power relations are established in the school environment, provided that the indiciplinated acts involve dynamics that clash with the hierarchical assumptions of the school. The ways in which students labeled unruly deal with the reference from the hegemonic culture - represented in the school culture - are thought in this research from two erspectives: (1) the insurgency as part of , habitus thus entered in the beam of possibilities that corroborates with strategies that perpetuate social inequalities (2) or as plastic reaction, as a tactic that modifies the social reality of the school and its power relations. The investigation involves students in the afternoon (6th to 9th grade of elementary school) in a public school in the city of Nova Iguaçu, State of Rio de Janeiro. The research proposes two stages, the first, by analyzing the occurrence book, a notebook where the names of the students considered undisciplined are written, as well as their acts sorted by the teaching body as inadequate; and a second, which sets up a focus group to investigate the meanings attributed to indiscipline, and the perception of what activities considered as indiscipline. Such discussion on indiscipline may contribute to a critical reflection on the school institution, as for the power struggles that occur among school actors, while still relying observing these social actors as belonging to networks of relationships both pragmatic and symbolic
Palavras-chave: Indiscipline
School daily life
Social inequalities
Indisciplina
Cotidiano escolar
Desigualdades sociais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: SILVA, Flávia Macêdo da. Indisciplina e suas redes de significação no cotidiano escolar: olhares sobre uma escola de Nova Iguaçu. 2013. 139 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10027
Data de defesa: 13-Mai-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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