Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10028
Tipo do documento: Dissertação
Título: Criação e cruzamentos de histórias contadas: performances emancipatórias dos sujeitos no cotidiano escolar.
Título(s) alternativo(s): Creation and intersections of stories told: emancipatory performances of the sujects in school everyday.
Autor: Albuquerque Junior, Leonardo Santos de 
Primeiro orientador: Lima, Alexandra Garcia Ferreira
Primeiro membro da banca: Pierro, Gianine Maria de Souza
Segundo membro da banca: Oliveira, Gustavo Rebelo Coelho de
Terceiro membro da banca: Berino, Aristóteles de Paula
Resumo: A pesquisa que deu origem ao texto da dissertação problematiza a dimensão política dos sujeitos que vivem o cotidiano sala de aula/escola. Na contramão dos processos que produzem o não reconhecimento das práticas cotidianas e a invisibilização dos sujeitos enquanto agentes produtores das políticas, trabalhei com as narrativas como fio condutor da pesquisa. Tratando de modo articulado a pesquisa e o trabalho com seus sujeitos, buscou-se compreender a dimensão política das práticas diárias desses sujeitos pela criação de narrativas que são fragmentos de histórias de vidas. Para tal, praticamos o que nomeei como performances emancipatórias pelo espaçotempo (ALVES, 2008) presente no cotidiano da sala de aula/escola. Pretende-se com isso dar visibilidade a essas narrativas e a seus fragmentos como importantes constituidores políticos dos sujeitos que as criaram. As narrativas problematizam o cotidiano desses sujeitos a partir de fragmentos editados de vidas que são escritos para serem impressos em um objeto tridimensional: um cubo, suporte biografemático (COSTA, 2011) construído em acetato para a continuação da performance emancipatória pela problematização dessas histórias desimportantes ao serem deslocadas para esse objeto. Neste sentido, buscamos com Negri (2003) discutir outras formas de desencadear a percepção de suas singularidades pelos espaços da escola. A perspectiva metodológica adotada na pesquisa recorre às contribuições dos estudos dos currículos com os cotidianos (OLIVEIRA, 2012) e das autobiografias. Quanto aos resultados da pesquisa concluímos que a performance emancipatória traz como resultado a percepção da dificuldade dos sujeitos de se lerem e se perceberem por meio de suas narrativas e por meio de suas criações que se interpõem entre realidades e ficções. O trabalho desenvolvido possibilitou refletir e compreender sobre o movimento com o qual as singularidades são compostas permanentemente, perpassadas por encontros que precisam ser exercitados constantemente para alterar o valor de real que é dado a priori por uma narrativa. Esse aspecto foi um ponto importante compreendido pela pesquisa, de que toda criação é uma edição do real que transita no ficcional para os sujeitos darem sentido às suas vidas. Além disso, outra conclusão a que se chegou foi a de que é preciso exercitar constantemente o encontro para que a criação de si seja percebida e posta em prática, enquanto dimensão política dos sujeitos.
Abstract: The research that gave rise to the text of the dissertation problematizes the political dimension of the subjects who live the daily classroom / school. Contrary to the processes that produce non-recognition of daily practices and the invisibilization of subjects as agents of policymaking, I have worked with narratives as the guiding thread of research. By articulating the research and the work with its subjects, it was sought to understand the political dimension of the daily practices of these subjects by the creation of narratives that are fragments of stories of lives. /For that, we practice what I have named as emancipatory performances by spacetime (ALVES, 2008) present in the everyday classroom/school. The intention is to give visibility to these narratives and their fragments as important political constituents of the subjects who created them. The narratives problematize the daily life of these subjects from edited fragments of lives that are written to be printed on a three-dimensional object: a cube, biographical support (COSTA, 2011) built in acetate for the continuation of the emancipatory performance by the problematization of these unimportant stories when they are moved to this object. In this sense, we seek with Negri (2003) to discuss other ways of triggering the perception of their singularities through the spaces of the school. The methodological perspective adopted in the research draws on the contributions of curriculum studies to everyday life (OLIVEIRA, 2012) and autobiographies. Regarding the results of the research, we conclude that the emancipatory performance results in the perception of the difficulty of the subjects to read and to perceive themselves through their narratives and through their creations that interpose between realities and fictions. . The work developed allowed to reflect and understand about the movement with which the singularities are composed permanently, pierced by meetings that need to be exercised constantly to change the value of real that is given a priori by a narrative. This aspect was an important point understood by the research, that all creation is an edition of the real that transits in the fictional for the subjects to give meaning to their lives. In addition, another conclusion reached was that it is necessary to constantly exercise the meeting so that the creation of self is perceived and put into practice as a political dimension of the subjects.
Palavras-chave: Singularities
Meetings
Narratives of self
Daily
Singularidades
Encontros
Narrativas de si
Cotidiano
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: ALBUQUERQUE JUNIOR, Leonardo Santos de. Criação e cruzamentos de histórias contadas: performances emancipatórias dos sujeitos no cotidiano escolar.. 2018. 152 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10028
Data de defesa: 4-Jun-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Leonardo Albuquerque.pdf8,57 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.