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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10029
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Pesquisa-formação no Colégio Municipal Estephânia de Carvalho: entrelaçando narrativas, experiências e (trans)formações |
Título(s) alternativo(s): | Research-formation at Colégio Municipal Estephânia de Carvalho: interlacing narratives, experiences and (trans) formations |
Autor: | Santana, Rodrigo Luiz de Jesus ![]() |
Primeiro orientador: | Bragança, Inês Ferreira de Souza |
Primeiro membro da banca: | Tavares, Maria Tereza Goudard |
Segundo membro da banca: | Rangel, Sonia de Oliveira Camara |
Terceiro membro da banca: | Abrahão, Maria Helena Menna Barreto |
Resumo: | Inserido no Programa de Pós-Graduação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ), o presente trabalho dissertativo focaliza pesquisa-formação desenvolvida no Colégio Municipal Estephania de Carvalho (COMEC), localizado no bairro Laranjal em São Gonçalo. O objetivo consistiu em promover espaçostempos de troca de experiências e (re)construção coletiva de memórias da escola e da história de vida de sua patrona, a professora Maria Estephania Mello de Carvalho, por meio de seis oficinas desenvolvidas com dois grupos, uma turma de 7º ano, e a seguir, um grupo misto de alunos do II segmento do ensino fundamental. Primeiramente foi realizada uma pesquisa sobre educadores que se destacaram na cidade de São Gonçalo, usando fontes de jornais e internet. Assim, durante a revisão de literatura, foi definida a destacada educadora Estephania de Carvalho, pelo motivo da principal praça da cidade e um colégio municipal receberem seu nome em homenagem, ao mesmo tempo em que se observa que sua história de vida se entrelaça com a história da educação gonçalense. A partir da abordagem (auto)biográfica, nosso referencial teórico-metodológico afirma uma forma de fazer pesquisa que se traduz na pesquisa-formação, trabalhando com os conceitos de destacada educadora, experiência, lugar de memórias, entre outros. Acima de tudo, vemos o COMEC como um lugar de memórias, um espaço potente para produzir e guardar histórias que, ao serem ressignificadas, valorizam a escola e seus sujeitos. Com isso, buscamos promover espaços de produção de narrativas e experiências, por meio de oficinas nas quais a formação de todos os envolvidos, inclusive do pesquisador, se fizeram presentes, enquanto reescrevemos e ressignificamos a história da escola, dos seus alunos e de sua patrona. Identificamos, assim, um universo pouco explorado na escola, no qual a escuta atenta das histórias de vida dos alunos potencializou sua valorização, isso se deu enquanto entrelaçávamos a história da escola e da educadora Estephania de Carvalho. Foi reafirmado que a história local é importante para entender como a escola se encontra hoje e mostrar que o ambiente escolar pode extrapolar os conteúdos escolares, ampliando a concepção da educação ao longo da vida. |
Abstract: | The present dissertation focuses on a research-formation developed at the Colégio Municipal Estephânia de Carvalho (COMEC), which is part of the Postgraduate Program Processos Formativos e Desigualdades Sociais of the Faculdade de Formação de Professores at the Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ), located at the neighborhood of Laranjal in São Gonçalo. The objective was to promote time-space contex for the exchange of experiences and (re) collective construction of memories of the school and the life history of its patroness, Maria Estephânia Mello de Carvalho, through six workshops developed with two groups; one class of 7th grade, and next, a mixed group of students from middle school. First, a survey was carried out on educators who excelled in the city of São Gonçalo, using newspaper and internet sources .Thus, during the literature review, the "outstanding educator" Estephânia de Carvalho was defined, due to the fact that the city's main square and a municipal school were named after her, while at the same time observing that her life story is intertwined with the history of education in São Gonçalo. From the (auto ) biographical approach , our theoretical-methodological reference affirms a way of doing research that translates into research-formation, working with the concepts of outstanding educator, experience, place of memories , among others .Above all , we see COMEC as a place of memories , a powerful space for producing and storing stories that, when they are renamed , value the school and its subjects. With this, we seek to promote spaces for the production of narratives and experiences, through workshops in which the formation of all those involved, including the researcher, were present, while rewriting and resignifying the history of the school, its students and its patroness .We thus identified a universe that has been little explored in the school, in which attentive listening of students' life histories enhanced their appreciation, this was done while we intertwined the history of the school and the educator Estephânia de Carvalho. It was reaffirmed that local history is important to understand how the school is today and to show that the school environment can extrapolate school content, broadening the conception of education throughout life. |
Palavras-chave: | Research-formation Places of memories Formation narratives Estephânia de Carvalho Pesquisa-formação Lugares de memórias Narrativas de formação Estephania de Carvalho |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | SANTANA, Rodrigo Luiz de Jesus. Pesquisa-formação no Colégio Municipal Estephânia de Carvalho: entrelaçando narrativas, experiências e (trans)formações. 2018. 129 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10029 |
Data de defesa: | 29-Mar-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
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