Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10031
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A leitura que se aprende/ensina na escola: o que enunciam os sujeitos sobre o uso de cadernos no 1º ano de escolaridade |
Título(s) alternativo(s): | Learning/teaching at school: what are stated on the use of texts in notebook in the 1st year of school |
Autor: | Tatagiba, Laudicéia Leite |
Primeiro orientador: | Morais, Jacqueline de Fátima dos Santos |
Primeiro membro da banca: | Zaccur, Edwiges Guiomar dos Santos |
Segundo membro da banca: | Baião, Jonê Carla |
Resumo: | Esta dissertação tem como justificativa a necessidade de perceber os processos de ensino e aprendizagem da leitura sob o viés da complexidade e não naturalização (Morais, 2009; MORAIS e ARAÚJO, 2007-2008), assim como uma reflexão acerca da leitura como o que que age, retroage e interage (ZACCUR, 2001) na escola. Para isso, toma como fonte documental textos encontrados em cadernos escolares, entendendo os cadernos como fonte documental histórica e socialmente construídas (Viñao, 2008) e os textos como enunciados prenhes de resposta (BAKHTIN,1997, 2006), assim como conversas realizadas com três alunos e uma professora que fizeram uso desses textos em cadernos no ano de 2012, em um turma de 1º ano de escolaridade de uma escola pública municipal em São Gonçalo, no R.J. |
Abstract: | This thesis is justified by the need of understanding the processes of teaching and learning of reading under the bias of complexity, and not naturalization (Morais, 2009; MORAL and ARAUJO, 2007-2008), as well as a reflection on reading as what acts, interacts and interacts retroactive (Zaccur, 2001) at school. To do so, texts found on notebooks were used as documentary sources, understanding the notebooks as source documents historically and socially constructed (Viñao, 2008) and the texts listed as replete of answers (Bakhtin, 1997, 2006), as well as conversations held with three students and a teacher who had used these texts in notebooks in 2012, in a class of 1st grade in a public school in São Gonçalo, RJ. |
Palavras-chave: | Literacy reading school notebooks Alfabetização leitura cadernos escolares |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | TATAGIBA, Laudicéia Leite. A leitura que se aprende/ensina na escola: o que enunciam os sujeitos sobre o uso de cadernos no 1º ano de escolaridade. 2013. 111 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10031 |
Data de defesa: | 6-Jun-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Laudiceia Leite.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.