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Tipo do documento: Dissertação
Título: O Programa Autonomia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro: seu quadro de elaboração e as condições efetivas de realização
Título(s) alternativo(s): The Autonomy Program of the Education of Rio de Janeiro State Secretary: its preparation and effective conditions of realization
Autor: Rosa, Jean Carlos Schimidt da 
Primeiro orientador: Mauricio, Lúcia Velloso
Primeiro membro da banca: Motta, Vania Cardoso da
Segundo membro da banca: Frigotto, Gaudêncio
Terceiro membro da banca: Algebaile, Eveline Bertino
Resumo: Esta dissertação analisa o Programa Autonomia enquanto programa prioritário para a correção da distorção idade-série na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Apresenta o histórico das políticas destinadas à correção do fluxo escolar, com ênfase nas classes de aceleração da aprendizagem. Expõe também a participação de organizações da sociedade civil na elaboração desses programas de aceleração. Situa as classes de aceleração como mais uma via diferenciada de escolarização no processo de universalização do acesso à escola pública. Além disso, relaciona a expansão da escola pública brasileira ao projeto societário pautado no capitalismo dependente. O presente trabalho traz dados coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas com professores que atuaram no referido programa e com uma formadora a serviço da Fundação Roberto Marinho, detentora da Metodologia Telessala. Também analisa, a partir dos depoimentos, documentos, e referenciais teóricos, a Metodologia Telessala e suas intencionalidades. Ao final, conclui que tal programa de aceleração da aprendizagem não representa os interesses da classe trabalhadora; ao contrário, traz em suas ideias marcas da ideologia do capital social.
Abstract: This dissertation analyzes the Autonomia Program as a priority program for the correction of age-grade in state schools of Rio de Janeiro. It shows the history of policies to correct the school flow, with emphasis on accelerated learning classes. Also exposes the involvement of civil society organizations in the preparation of such acceleration programs. It situates the accelerated classes as one more different way of education in the universal access to public school process. In addition, it relates the expansion of the Brazilian public school to societal project ruled in dependent capitalism. This study presents data collected through semi-structured interviews with teachers who have worked in this program and a forming teacher of the Roberto Marinho Foundation, which owns the Metodologia Telessala. It also examines, from the statements, documents, and theoretical frameworks, the Metodologia Telessala and its intentions. At the end, it concludes that such learning acceleration program does not represent the interests of the working class; on the contrary, it brings in his ideas marks of the ideology of social capital.
Palavras-chave: Autonomia Program
Learning Acceleration Classes
Social Capital
Programa Autonomia
Classes de Aceleração da Aprendizagem
Capital Social
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: ROSA, Jean Carlos Schimidt da. O Programa Autonomia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro: seu quadro de elaboração e as condições efetivas de realização. 2016. 130 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10032
Data de defesa: 29-Jul-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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