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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10032
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O Programa Autonomia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro: seu quadro de elaboração e as condições efetivas de realização |
Título(s) alternativo(s): | The Autonomy Program of the Education of Rio de Janeiro State Secretary: its preparation and effective conditions of realization |
Autor: | Rosa, Jean Carlos Schimidt da ![]() |
Primeiro orientador: | Mauricio, Lúcia Velloso |
Primeiro membro da banca: | Motta, Vania Cardoso da |
Segundo membro da banca: | Frigotto, Gaudêncio |
Terceiro membro da banca: | Algebaile, Eveline Bertino |
Resumo: | Esta dissertação analisa o Programa Autonomia enquanto programa prioritário para a correção da distorção idade-série na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Apresenta o histórico das políticas destinadas à correção do fluxo escolar, com ênfase nas classes de aceleração da aprendizagem. Expõe também a participação de organizações da sociedade civil na elaboração desses programas de aceleração. Situa as classes de aceleração como mais uma via diferenciada de escolarização no processo de universalização do acesso à escola pública. Além disso, relaciona a expansão da escola pública brasileira ao projeto societário pautado no capitalismo dependente. O presente trabalho traz dados coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas com professores que atuaram no referido programa e com uma formadora a serviço da Fundação Roberto Marinho, detentora da Metodologia Telessala. Também analisa, a partir dos depoimentos, documentos, e referenciais teóricos, a Metodologia Telessala e suas intencionalidades. Ao final, conclui que tal programa de aceleração da aprendizagem não representa os interesses da classe trabalhadora; ao contrário, traz em suas ideias marcas da ideologia do capital social. |
Abstract: | This dissertation analyzes the Autonomia Program as a priority program for the correction of age-grade in state schools of Rio de Janeiro. It shows the history of policies to correct the school flow, with emphasis on accelerated learning classes. Also exposes the involvement of civil society organizations in the preparation of such acceleration programs. It situates the accelerated classes as one more different way of education in the universal access to public school process. In addition, it relates the expansion of the Brazilian public school to societal project ruled in dependent capitalism. This study presents data collected through semi-structured interviews with teachers who have worked in this program and a forming teacher of the Roberto Marinho Foundation, which owns the Metodologia Telessala. It also examines, from the statements, documents, and theoretical frameworks, the Metodologia Telessala and its intentions. At the end, it concludes that such learning acceleration program does not represent the interests of the working class; on the contrary, it brings in his ideas marks of the ideology of social capital. |
Palavras-chave: | Autonomia Program Learning Acceleration Classes Social Capital Programa Autonomia Classes de Aceleração da Aprendizagem Capital Social |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | ROSA, Jean Carlos Schimidt da. O Programa Autonomia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro: seu quadro de elaboração e as condições efetivas de realização. 2016. 130 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10032 |
Data de defesa: | 29-Jul-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
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