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Tipo do documento: Dissertação
Título: A Filosofia no ensino médio: uma leitura a partir de Antonio Gramsci
Título(s) alternativo(s): Philosophy in teaching medium: a reading from Antonio Gramsci
Autor: White, Barbara de Oliveira 
Primeiro orientador: Sangenis, Luiz Fernando Conde
Primeiro membro da banca: Guimarães, Glaucia Campos
Segundo membro da banca: Semeraro, Giovanni
Resumo: O ensino de Filosofia no Brasil está em constante e crescente transformação,seja na educação básica ou no ensino superior. No ensino médio, a reintrodução do ensino de Filosofia ocorreu a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases - LDB 9394/96 - quando foi oficializado o ensino de conhecimentos filosóficos necessários ao exercício da cidadania. Ao relacionar os conhecimentos filosóficos ao exercício da cidadania a LDB assim como os PCN/EM (1999) apresenta uma perspectiva política ao ensino de filosofia para os jovens do ensino médio. E é a partir desta premissa, da finalidade política intrínseca ao ensino de filosofia, que partirão as análises deste trabalho. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo central analisar a perspectiva política do ensino de filosofia no ensino médio a partir de sua reintrodução, correlacionando-a com o pensamento de Antonio Gramsci. Os aspectos suscitados pela pesquisa serão relacionados aos processos que permeiam a relação dos jovens alunos com o ensino de filosofia e com a educação. Esta reflexão terá como ponto de partida os objetivos indicados pela Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio/1999 sob o referencial teórico de Antonio Gramsci.
Abstract: The teaching of Philosophy in Brasil has constantly and progressively changed, a work in progress whether in basic or higher education. In high school, the reintroduction of the teaching of philosophy ocurred since the enactment of the Law of Guidelines and Bases - LDB 9394/96 - when become official the teaching of the philosophical knowledge necessary for the exercise of citizenship, the LDB as well as the National Curriculum Parameters (PCN / EM - 1999) present a political perspective to the teaching of philosophy to the high school youth. And it is from this premisse, from the political purpose intrinsic to the teaching of philosophy, that the analysis of this work takes place. Thus, this research aims at examining the political perspective of the teaching of philosophy in high school since its reintroduction, correlating it to the thought of Antonio Gramsci. The issues raised by the research are related to the process that permeate to the relationship of young students with the teaching philosophy and education. This reflection will have as its starting point the goals set by the Law of Guidelines and Bases 9394/96 .and by the National Curriculum Parameters for the high school Teaching /1999 under the theorical framework of Antonio Gramsci.
Palavras-chave: Teaching of Philosophy
High School
Education
Ensino de Filosofia
Jovens
Educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: WHITE, Barbara de Oliveira. A Filosofia no ensino médio: uma leitura a partir de Antonio Gramsci. 2013. 106 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10033
Data de defesa: 17-Mai-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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