Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10033
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A Filosofia no ensino médio: uma leitura a partir de Antonio Gramsci |
Título(s) alternativo(s): | Philosophy in teaching medium: a reading from Antonio Gramsci |
Autor: | White, Barbara de Oliveira ![]() |
Primeiro orientador: | Sangenis, Luiz Fernando Conde |
Primeiro membro da banca: | Guimarães, Glaucia Campos |
Segundo membro da banca: | Semeraro, Giovanni |
Resumo: | O ensino de Filosofia no Brasil está em constante e crescente transformação,seja na educação básica ou no ensino superior. No ensino médio, a reintrodução do ensino de Filosofia ocorreu a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases - LDB 9394/96 - quando foi oficializado o ensino de conhecimentos filosóficos necessários ao exercício da cidadania. Ao relacionar os conhecimentos filosóficos ao exercício da cidadania a LDB assim como os PCN/EM (1999) apresenta uma perspectiva política ao ensino de filosofia para os jovens do ensino médio. E é a partir desta premissa, da finalidade política intrínseca ao ensino de filosofia, que partirão as análises deste trabalho. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo central analisar a perspectiva política do ensino de filosofia no ensino médio a partir de sua reintrodução, correlacionando-a com o pensamento de Antonio Gramsci. Os aspectos suscitados pela pesquisa serão relacionados aos processos que permeiam a relação dos jovens alunos com o ensino de filosofia e com a educação. Esta reflexão terá como ponto de partida os objetivos indicados pela Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio/1999 sob o referencial teórico de Antonio Gramsci. |
Abstract: | The teaching of Philosophy in Brasil has constantly and progressively changed, a work in progress whether in basic or higher education. In high school, the reintroduction of the teaching of philosophy ocurred since the enactment of the Law of Guidelines and Bases - LDB 9394/96 - when become official the teaching of the philosophical knowledge necessary for the exercise of citizenship, the LDB as well as the National Curriculum Parameters (PCN / EM - 1999) present a political perspective to the teaching of philosophy to the high school youth. And it is from this premisse, from the political purpose intrinsic to the teaching of philosophy, that the analysis of this work takes place. Thus, this research aims at examining the political perspective of the teaching of philosophy in high school since its reintroduction, correlating it to the thought of Antonio Gramsci. The issues raised by the research are related to the process that permeate to the relationship of young students with the teaching philosophy and education. This reflection will have as its starting point the goals set by the Law of Guidelines and Bases 9394/96 .and by the National Curriculum Parameters for the high school Teaching /1999 under the theorical framework of Antonio Gramsci. |
Palavras-chave: | Teaching of Philosophy High School Education Ensino de Filosofia Jovens Educação |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | WHITE, Barbara de Oliveira. A Filosofia no ensino médio: uma leitura a partir de Antonio Gramsci. 2013. 106 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10033 |
Data de defesa: | 17-Mai-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao Barbara White.pdf | 635,32 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.