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Tipo do documento: Dissertação
Título: Democracia na Perspectiva dos Profissionais da Educação em São Gonçalo/RJ em Face às Políticas Públicas Educacionais
Título(s) alternativo(s): Democracy in the context of professional education São Gonçalo/RJ in the face of education public polices
Autor: Pereira, Ana Valéria Dias 
Primeiro orientador: Alvarenga, Márcia Soares de
Primeiro membro da banca: Almeida, Gelsom Rozentino de
Segundo membro da banca: Davies, Nicholas
Terceiro membro da banca: Tavares, Maria Tereza Goudard
Resumo: O presente estudo buscou investigar, perspectivas sobre democracia produzidas pelos profissionais da educação da rede pública de São Gonçalo, a partir das relações engendradas entre estes sujeitos e o governo local, considerando os contextos de 1990 a 2010. A pesquisa foi motivada pela justificativa gerada da negação da primeira hipótese do trabalho, originalmente ancorada na crença de que ocorreria a participação do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro/ núcleo São Gonçalo (SEPE-SG) nas Conferências de Educação (Municipal, Estadual e Nacional), que aconteceram nos anos de 2009 e 2010. A suposição de que haveria a participação dos profissionais da educação, não se concretizou e o motivo apresentado pelos dirigentes do SEPE-SG - a falta de credibilidade na democracia representativa - gerou o novo objeto de estudo desta pesquisa. A pesquisa é fruto do diálogo que realizamos entre os resultados obtidos em nossa coleta de dados e a literatura eleita como suporte teórico - metodológico, cujas obras destacamos as de Almeida (2000), Alvarenga (2003), Bobbio (1988 e 1991), Coutinho (1980), Gramsci (1984), Marx (1987a, 1978b, 1980), Saviani (2000), Weffort (1992) e Wood (1996 e 2010). Do ponto de vista metodológico, foram realizadas entrevistas com 56 profissionais da educação pública municipal de São Gonçalo. Sendo 11 dirigentes do SEPE-SG e 45 professores do Colégio Municipal Presidente Castello Branco, onde a abordagem quanti-qualitativa foi priorizada no momento da análise dos dados. Esperamos com este trabalho ter conseguido compreender a percepção desses profissionais quanto a relação assimétrica que é estabelecida entre o poder público e a categoria, produzindo impactos sobre a participação da mesma na construção das políticas educacionais do município, além de ter contribuído com os destaques realizados em torno das opções de "resistência ativa", sugeridas pelos autores que dialogaram com este trabalho, em face às relações políticas institucionais entre governo e movimento social organizado.
Abstract: The present study investigated, from the perspective of public education professionals from São Gonçalo city, as were engendered relations between local government and these professionals during the period the years between 1990 and 2010, regarding to understand the perspectives of the research subjects about democracy. This research was motivated by justification generated from the denial of the first hypothesis this work that originally was founded on the belief that there would be participation of the State Union of Professional Education of Rio de Janeiro / Sao Goncalo core (Sepe-SG) in Education Conferences (City, State and National), which occurred in the years 2009 and 2010. The assumption of education professionals participation would did not materialize and the reason given by the leaders of Sepe-SG - the lack of credibility in representative democracy - generated the new object of study of this research. This research is the product of the dialogue realized between the results obtained in our data collection and literature elected to support theoretical - methodological, whose works highlight the de Almeida (2000), Alvarenga (2003), Bobbio (1988 and 1991), Coutinho (1980), Gramsci (1984), Marx (1987a, 1978b, 1980), Saviani (2000), Weffort (1992) and Wood (1996 and 2010). From the methodological point of view, interviews were conducted with 56 municipal public education professionals from São Gonçalo. As leaders of the 11 SEPE-SG and 45 teachers and the College Civic President Castello Branco, where the quantitative and qualitative approach was prioritized at the time of data analysis. We hope this research have been able to understand the vision of these professionals as the asymmetrical relationship that is established between the government and the category, impacting on the participation of the category in the construction of educational policies of the city, and has been able to contribute with highlights held around the options of "active resistance", suggested by authors who conversed with this work against of institutions political relations between government and organized social movement.
Palavras-chave: Democracy
Policy
Professional Education
Local Government
Democracia
Política
Profissionais da Educação
Poder Público Local
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: PEREIRA, Ana Valéria Dias. Democracia na Perspectiva dos Profissionais da Educação em São Gonçalo/RJ em Face às Políticas Públicas Educacionais. 2011. 205 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10036
Data de defesa: 11-Ago-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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