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Tipo do documento: Dissertação
Título: Investigando caminhos formativos de professoras da(s) infância(s) em Rio Bonito: o curso normal em questão
Título(s) alternativo(s): Investigating formative paths of elementary school teachers in Rio Bonito: "curso normal" in question
Autor: Pina, Bruna de Souza Fabricante 
Primeiro orientador: Tavares, Maria Tereza Goudard
Primeiro membro da banca: Bragança, Inês Ferreira de Souza
Segundo membro da banca: Valle, Maria Teresa Esteban do
Resumo: A presente dissertação problematiza algumas questões acerca da formação inicial de professoras da(s) infância(s), tendo como contexto de investigação o curso normal em nível médio do Colégio Estadual Desembargador José Augusto Coelho da Rocha Júnior, localizado no município de Rio Bonito. A pesquisa em tela objetivou entender como esta formação vem sendo desenvolvida, partindo da compreensão das concepções pedagógico-curriculares de professoras e estudantes deste curso. Buscamos também, identificar quais visões de formação estão impressas em sua proposta curricular, bem como de que modo a educação infantil é concebida e estruturada neste curso de formação. Para tanto, nesta investigação, adentramos no debate sobre a formação docente, considerando questões mais amplas, buscando contextualizar esta temática e posteriormente abordamos especificamente a formação da professora de educação infantil.Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se estruturou a partir da articulação entre alguns procedimentos teórico-metodológicos, tais como observação, conversas/entrevistas e análise documental. O trabalho dissertativo procurou ser coerente com uma investigação fundamentada no diálogo e na participação dos sujeitos (pesquisadora, professoras e normalistas) nela envolvidos. O processo investigativo foi sendo desenhado em um movimento espiralado, de construção do conhecimento, tendo sido iniciado com muitas perguntas infantis, que foram ao longo do tempo se desdobrando em novas questões a serem investigadas.Deste modo, este trabalho foi sendo (re) construído a cada nova ?descoberta? sobre a formação de professoras da infância em Rio Bonito, especialmente no cotidiano do curso normal do Colégio Desembargador. Ao longo de nossa caminhada investigativa entendemos que o curso normal ainda continua sendo um importante espaço de formação, uma vez que a procura por vagas para turmas de primeiro ano é expressiva. Compreendemos também ao desenvolver esta pesquisa que a tensa relação entre teoria e prática é apresentada como um dilema pelas professoras e estudantes. No que diz respeito a abordagem do curso sobre a educação infantil, as docentes entendem que a incorporação de disciplinas como Conhecimentos Didáticos Pedagógicos em Educação Infantil e Praticas Pedagógicas e Iniciação à Pesquisa, significaram avanços na/para a formação da professora da infância, uma vez que discutem questões específicas sobre esta etapa da educação básica. Em linhas gerais, não intentamos esgotar a esta temática ou mesmo responder de forma definitiva as questões apresentadas. Buscamos problematizá-las e refletir acerca da formação inicial de professoras da educação infantil, tendo como horizonte processos formativos que não apartem as dimensões multidimensionais da docência, sobretudo, no que tange à formação da professora-pesquisadora da(s) infância(s).
Abstract: The present dissertation problematizes some questions about the initial formation of elementary school teachers, using as an investigative context ? Curso Normal? at Colégio Estadual Desembargador José Augusto Coelho da Rocha Júnior, in Rio Bonito.The goal of this research is to understand how this formation has been being developed, starting from the comprehension of the pedagogical-curricular conceptions of the teacher and students in this course. We also search to identify which concepts of formation are present on the curricular purpose, as well as the way elementary education is conceived and structured in this course. For so, in this investigation, we enter a discussion about the formation teachers go through, considering broader questions, searching to contextualize this theme and after that we discuss mainly the formation of elementary school teachers. It's a qualifying research that has structured itself from the articulation between some theory-methodical procedures, such as observation, conversations/interviews and documental analysis. The dissertation tries to be cohesive within an investigation founded on dialog and on the participation of the subjects (researcher, teachers and students) involved in it. The investigative process has been designed in spiraled movements, of construction of the knowledge, being initiated with many? questions about childhood/children? that transformed into new questions as time went by. And so, this work has been (re)built with each new ?discovery? about the formation of elementary teachers in Rio Bonito, mainly in the everyday routine of ?Curso Normal? at Colégio Desembargador. Throughout our journey investigative understand that the normal course still remains an important area of ??training, since the demand for places for first-year classes issignificant. We also understand when developing this research that the tense relationshipbetween theory and practice is presented as a dilemma for teachers and students. As regards the approach of the course on early childhood education, the teachers believe that the incorporation of disciplines such as ducational and Pedagogical Knowledgeand Practices in Early Childhood Education and Pedagogical Research Initiation, meantadvances in / for the formation of childhood teacher since that discuss specific questions about this stage of basic education. We do not attempt to tire of this topic or even offer definitive answers to the presented questions. We expect to problematize them and reflect on the initial formation of the previously mentioned teachers, using as a guideline the formative processes that don?t segregate the multidimensional dimensions of teaching, overall, about the formation of the researcher-teacher of children.
Palavras-chave: Formative processes
Curso Normal in high school
Formation of elementary school teachers
Elementary education in Rio Bonito
Processos Formativos
Curso Normal em nível médio
Formação de Professoras da Infância
Educação Infantil em Rio Bonito
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: PINA, Bruna de Souza Fabricante. Investigando caminhos formativos de professoras da(s) infância(s) em Rio Bonito: o curso normal em questão. 2012. 182 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10037
Data de defesa: 28-Mar-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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