Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10039
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Leituras e produções de imagens no cotidiano de uma escola de Educação Infantil: possibilidades de construção de conhecimento |
Autor: | Maia, Suene Nogueira de Lima |
Primeiro orientador: | Morais, Jacqueline de Fátima dos Santos |
Primeiro membro da banca: | Araújo, Mairce da Silva |
Segundo membro da banca: | Tavares, Maria Tereza Goudard |
Terceiro membro da banca: | Sampaio, Carmen Diolinda da Silva Sanches |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo refletir sobre leituras e produções de imagens nas salas de aula de três professoras de uma escola de Educação Infantil da rede pública de Niterói. Sandra, Fatinha, e Letícia, suas alunas e seus alunos são compreendidos como sujeitos dessa pesquisa, e através de suas leituras e produções de imagens se mostram como praticantes do cotidiano escolar (CERTEAU, 2008). A observação e as narrativas nesta pesquisa se constituem como modos de fazer pelos quais este estudo é possibilitado. Desta forma, ao observar as leituras e as produções de imagens construídas por esses sujeitos, algumas questões se colocavam como provocadora desta investigação: que leituras de imagens são tecidas pelas professoras e crianças? Que conhecimentos são construídos por elas a partir dessas leituras? Ao longo da dissertação, situações de leituras de imagens vivenciadas por todas nós, eu, crianças e professoras, vão sendo narradas e provocando a necessidade de compreendê-las. Na busca por olhar, ver e reparar (SARAMAGO, 1995), encontro os múltiplos conhecimentos construídos por aqueles sujeitos que produzem e lêem imagens. São narradas nesse trabalho, circunstâncias em que as professoras e as crianças, tecendo leituras, tecem diálogos permeados por conflitos, que se mostram profícuos no que diz respeito à construção de conhecimentos. Pensar sobre essas questões levou-me à reflexão quanto ao caráter polissêmico do texto, sob a perspectiva da teoria dialógica de Mikhail Bakhtin (1981). Os muitos sentidos construídos para as imagens apontam para o outro (BAKHTIN, 2006). Esse estudo permitiu ainda entender as leituras e produções de imagens como experiência, sob a perspectiva de Larrosa (2002). Os muitos sentidos do texto ajudam a compreender o caráter (in)conclusivo desse estudo, como um excedente de visão (BAKHTIN, 2006); como apenas uma de tantas leituras possíveis. |
Abstract: | This Master aims to ponder about reading and images productions in three kindergarten's public school teachers at Niteroi. Sandra, Fatinha, Letícia and their students are comprehended as subjects of this research. Through their readings and images productions they show themselves as practitioner in the daily routine at school, based on Certau. Their observation and narratives are constituted as ways of doing, hereby which this investigation is allowed. The observation of the readings and images productions brings us to some questions: which readings are interlaced by teachers and kids? Which acquirements are construed because of these readings? During the observation process, images readings experienced by the teachers, the kids and I have been told and understanding them becomes a necessity. Trying to look, see and notice, as Saramago explained, I found the multiple acquirements construed by those subjects who produce and read images. The circumstances in which teachers and children dialogues are involved byconflicts, what were considered profitable concerning knowledge production. While thinking about these questions, I could have notice the texts are polissemic, under Bakhtin's perspective. The diversity of meanings construed to the images points to the other, also under Bakhtin's view. This investigation also permits understanding readings and images productions as based on Larrosa's experience, conception. The diversity of meanings construed to the images helps us to understand the (un)conclusive mark of this dissertation, as an exceeding vision, as just one in many possibilities of readings. |
Palavras-chave: | Image reading Daily routine at school Knowledge Leituras de imagens Cotidiano escolar Educação Infantil |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | MAIA, Suene Nogueira de Lima. Leituras e produções de imagens no cotidiano de uma escola de Educação Infantil: possibilidades de construção de conhecimento. 2011. 139 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10039 |
Data de defesa: | 25-Mai-2011 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao Suene Nogueira.pdf | 3,07 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.