Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10041
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Os contextos e movimentos na formação continuada docente: uma busca de sentido |
Autor: | Figueira, Sandro Tiago da Silva |
Primeiro orientador: | Fontoura, Helena Amaral da |
Primeiro membro da banca: | Pierro, Gianine Maria de Souza |
Segundo membro da banca: | Tavares, Maria Tereza Goudard |
Terceiro membro da banca: | Monteiro, Filomena Maria de Arruda |
Resumo: | A presente pesquisa buscou compreender a formação continuada através dos olhares e vozes docentes, identificando as mobilizações efetuadas por três professoras do primeiro segmento do ensino fundamental na busca por formação. A partir dos diálogos teóricos com Fontoura (2009c, 2011b), Freire (1987), Garcia (1999, 2009), Josso (2004, 2010), Monteiro (2006, 2007, 2008), Morin (2000), Souza (2008, 2010, 2011) e Tardif (2010) intencionamos entender como o professor implica-se consigo mesmo na busca por processos formativos em serviço, denominados de formação continuada. Defendemos que o interrogar a si constitui-se uma dinâmica provocadora que proporciona o acesso a conhecimentos agregados durante a trajetória formativa e produtora de intervenções positivas na ação cotidiana docente. A investigação inscreve-se no movimento da pesquisa-formação, adotando a abordagem biográfica como perspectiva epistemológica sobre as aprendizagens dos sujeitos. Elegemos como instrumentos de coleta de dados as entrevistas narrativas realizadas no decorrer da pesquisa, a observação participante das salas de aula das professoras e um encontro de discussão filmado. Complementando os instrumentos de coleta sistemática de material empírico, realizamos anotações reflexivas do espaço de encontros com egressos com vistas a entrelaçar a ação e reflexão perante as dinâmicas de aprendizagem docente. As análise dos materiais foi desenvolvida na perspectiova de tematização de eixos estabelecidos através do cruzamento dos dados obtidos. Os resultados da nossa investigação apontam para a necessidade de se compreender o desenvolvimento pessoal e profissional do professor atrelado às experiências cotidianas. Sendo assim, defendemos que a formação continuada esteja voltada para a produção de saberes docentes e não pçor um consumo acrítico, partindo das reais necessidades, baseando-se no que os professores e professoras vivem em seu local de trabalho. |
Abstract: | This research sought to think the ongoing formation through teachers' perceptions and voices, identifying the mobilizations made by three teachers of the first segment of elementary school in the search for training. Dialoguing theoretically with Fontoura (2009c, 2011b), Freire (1987), Garcia (1999, 2009), Josso (2004, 2010), Monteiro (2006, 2007, 2008), Morin (2000), Souza (2008, 2010, 2011) e Tardif (2010) we intend to understand how teachers develop their own involvement with in service formation processes called continuous development. We believe that self questioning is a provocative dynamics which provides access to aggregate knowledge during the formative trajectory producing positive interventions in everyday action teaching. The research is part of the search-training movement, adopting the biographical approach as epistemological percpective on the process of learning by our teachers. We elected as data collection instruments interviews held in the course of the narrative research, participant observation of the classrooms and a discussion metting filmed. Complementing the instruments of sistematic collection of empirical material, we carried out reflective notes of mettings with graduates aiming at interlacing action and reflection within the dynamic of teaching/learning processes. The analysis of materials was developed from the perspective of thematization of intersections of axes established through data obtained in the research. The results of our investigation have shown a need to understand the personal and professional development of teacher united to everyday experiences. Therefore, we advocate that continued training has to be geared to the production of knowledge by teachers and not by an uncritical consumption, has to be basead upon actual needs of teachers within their workplace. |
Palavras-chave: | Continuing training of teachers Research-training Stories of teaching Professional development Formação continuada de professores Pesquisa-formação Histórias de formação Desenvolvimento profissional |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | FIGUEIRA, Sandro Tiago da Silva. Os contextos e movimentos na formação continuada docente: uma busca de sentido. 2012. 107 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10041 |
Data de defesa: | 16-Mar-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao Sandro Tiago Figueira.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.