Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10044
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Guarda o celular e presta atenção na aula! : Entre o fixo e o móvel na educação |
Título(s) alternativo(s): | Keep your cell phone and pay attention to the class! : between the landline telephone and the mobile one on the education |
Autor: | Lopes, Cinthia Quintela Gomes ![]() |
Primeiro orientador: | Sobreira, Henrique Garcia |
Primeiro membro da banca: | Santos, Rosemary dos |
Segundo membro da banca: | Silva, Dagmar de Mello e |
Resumo: | O presente trabalho trata do debate a respeito das proibições e do uso dos dispositivos móveis nas salas de aula, com foco no celular. O objetivo principal é discutir a relação existente entre a escola com seus modelos fixos e os celulares, que representam a tecnologia móvel mais usada no mundo atual. A partir disso, abrir espaço para ouvir a opinião de professores e da gestora de uma unidade escolar, para averiguar se o uso dos celulares pode atrapalhar ou contribuir com a relação entre professores e alunos na sala de aula. O estudo foi realizado utilizando como base conceitual a escola disciplinar como formadora dos corpos dóceis de Foucault, a educação pela dureza de Adorno e o terror supérfluo de i ek. Como metodologia, a pesquisa fundamenta-se no estudo qualitativo usando como recurso as entrevistas semiestruturadas, pois o trabalho não necessita de dados precisos para fazer as análises. Três professores e a diretora geral de uma escola estadual localizada no município de Duque de Caxias (RJ) foram entrevistados. O texto apresenta apontamentos a respeito da atual realidade brasileira sobre o uso das tecnologias digitais móveis. E, de acordo com os resultados da pesquisa realizada pela TIC Educação (2015), analisar o aumento e a influência do crescimento do uso celular como principal forma de acesso à internet. Além disso, trazer à discussão a possibilidade da escola manter-se com seus modelos fixos diante da tecnologia móvel, que está presente no cotidiano de professores e alunos, porém está sendo proibida em muitas salas de aula. |
Abstract: | The present work deals with the debate about the prohibitions and the use of the mobile gadgets in the classrooms, focusing on the cell phones. The main purpose is to discuss the relationship between the school with its fixed models and the telephone ones, which represent the most used mobile technology in the world today. From this, open space to hear the opinion of teachers and the manager of a school unit, to analyze if the use of cell phones can disturb or contribute to the relationship between teachers and students in the classroom. The survey was carried out using as a conceptual formal school as trainer of the docile bodies of Foucault, the education by the hardness of Adorno and the superfluous terror of i ek. As a methodology, research is based on qualitative research using semi-structured interviews as the work does not require accurate data to perform the analyzes. Three teachers and the general director of a state school located in Duque de Caxias (RJ) were interviewed. The text presents notes about the current Brazilian reality about the use of mobile digital technologies. And according to the results of the research carried out by TIC Educação (2015), analyze the increase and influence of the large use of cellphones used as the main form of internet access. In addition to discussing the school's possibilities to keep its fixed models in front of mobile technology, which is present in the daily lives of teachers and students, but is being prohibited in many classrooms. |
Palavras-chave: | Mobile Technology Fixed Technology Cell phone Classroom Formal School Tecnologia Digital Móvel Tecnologia Fixa Celular Sala de Aula |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | LOPES, Cinthia Quintela Gomes. Guarda o celular e presta atenção na aula! : Entre o fixo e o móvel na educação. 2017. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10044 |
Data de defesa: | 22-Set-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao Cinthia Quintela Gomes Lopes.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.