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Tipo do documento: Dissertação
Título: Violência urbana, atuação e formação da Polícia Militar do Rio de Janeiro: algumas percepções
Título(s) alternativo(s): Urban violence, performance and formatioon of Rio de Janeiro Militar Police: some perceptions
Autor: Lopes, Marcia Rocha Francelino 
Primeiro orientador: Amoroso, Mauro Henrique de Barros
Primeiro membro da banca: Brum, Mario Sérgio Ignácio
Segundo membro da banca: Pires, Lenin dos Santos
Resumo: Esta Dissertação estuda e avalia determinados aspectos presentes nos currículos disciplinares do Curso de Formação de Soldados (CFSd), oferecidos pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças 31º Vol. (CFAP) aos Praças (soldados em formação) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) a fim de analisar se tais documentos conseguem oferecer a formação necessária para a execução eficiente e eficaz, tanto do trabalho operacional quanto das atividades sociointerativas intrínsecas à atividade policial para atuar, principalmente, em uma Unidade de Polícia Pacificadora, mais conhecida pela sigla UPP. O objetivo principal dessa análise, é buscar possíveis respostas para o amplo e intenso debate social sobre a violência da atuação policial mesmo em comunidades onde existam as UPPs, algo paradoxal por serem elas um projeto estatal criado com o intuito de que moradores de áreas carentes e agentes do Estado pudessem conviver de forma pacífica para que, juntos, conseguissem interagir, sobretudo, no combate ao crime organizado e tráfico de drogas. Para isso, são estudados aspectos relevantes ao tema, como a abordagem do impacto da chamada violência urbana nessas áreas consideradas carentes, que são, principalmente, as favelas e periferias do Estado do Rio de Janeiro, tidos como territórios estigmatizados pela forma como são percebidos e compreendidos pelos segmentos da sociedade em geral que, ao lado do Estado e suas principais formas institucionais , representam o Poder.
Abstract: This dissertation studies and evaluates certain aspects present in the disciplinary curricula of the Soldier Training Course ( Curso de Formação de Soldados [CFSd] ), offered by the Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças 31º Vol. (CFAP) to the Praças (training soldiers) of the Military Police of the State of Rio (PMERJ) in order to analyze whether these documents can provide the necessary formation for the efficient and effective execution of both the operational work and the sociointerative activities intrinsical to the police performance, mainly to work in a Peacekeeping Police Unit, bettter known by its abreviation UPP. The main objective of this analysis is to seek possible answers to the broad and intense social debate about police violence even in communities where there are UPPs, something paradoxical because they are a state project created with the intention that deprived areas residents and State agents could cohabit togethet in a peaceful way so that they could interact, above all, to fight against organized crime and drug trafficking. In order to do this, relevant aspects are studied, such as the approach of the impact of the so-called "urban violence" in these poor areas considered, which are mainly the favelas and suburbs of the Rio de Janeiro State, considered as stigmatized territories as how they are perceived and understood by the segments of society in general that with the State and its main institutional forms represent Power.
Palavras-chave: Urban violence
Police performance
Police formation
Violência urbana
UPP
Atuação policial
Formação policial
Rio de Janeiro - Policia militar
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: LOPES, Marcia Rocha Francelino. Violência urbana, atuação e formação da Polícia Militar do Rio de Janeiro: algumas percepções. 2018. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10048
Data de defesa: 10-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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