Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10051
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Marcas da trajetória do ensino da escrita: o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa como objeto de reflexão |
Título(s) alternativo(s): | Marks of the trajectory of the teaching of writing: National Pact for Literacy in the Right Age as reflection object |
Autor: | Moraes, Alessandra do Nascimento Santos ![]() |
Primeiro orientador: | Ribeiro, Amelia Escotto do Amaral |
Primeiro membro da banca: | Santos, Sonia Regina Mendes dos |
Segundo membro da banca: | Carvalho, Marlene Alves de Oliveira |
Resumo: | Considerando-se que a escrita surge, historicamente, a partir de uma necessidade humana de registros impressos, pode-se inferir que, desde seu surgimento, a escrita esteve a serviço das demandas do ser humano em suas relações consigo mesmo, com os outros e com a sociedade. Chega-se à escrita por uma necessidade ou para atender as demandas sociais. A necessidade de registros foi fundamental para produzir uma ferramenta eminente e tão completa como a escrita (FISCHER,2009). Entender o surgimento da escrita e a necessidade do seu ensino, numa perspectiva histórica, implica, portanto, compreender inicialmente o que constitui a escrita (MANACORDA, 1997; KRAMER, 1981; HIGOUNET, 2003; CAMBI, 1999). Essa compreensão permite articular concepções de ensinar e aprender a escrever e indicações para a formação e a prática do professor alfabetizador. Tais articulações marcam a discussão sobre o ensinar e o aprender a escrever, independentemente de contextos e épocas. Toma-se como matriz inspiradora deste trabalho, o surgimento da escrita, o ensino da escrita no contexto da América Latina e no contexto brasileiro. Tem-se como objetivo principal investigar marcas históricas da trajetória do ensino da escrita no Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, especificamente a partir de um estudo exploratório pautado na análise documental, toma-se como foco os cadernos de Língua Portuguesa do ano de 2013. Os dados e sua análise revelam a presença, nos cadernos de Língua Portuguesa, das marcas estruturadoras do ensino da escrita: a necessidade de registros, a função social da escrita e a necessidade do ensino da escrita e sua democratização. Para que a aprendizagem seja significativa, recomenda-se para a prática pedagógica do professor alfabetizador, o uso de textos cotidianos, de listas de palavras, da cópia, da memorização e da repetição. Em síntese, essas marcas, embora, reeditadas a cada época, o discurso e as percepções que se têm sobre elas se alinham aos sujeitos múltiplos e as suas culturas. |
Abstract: | Considering that writing emerges, historically, from a human need for printed records, one can infer that, since its emergence, writing has served the demands of the human being in its relationship with itself, with others and with society. Writing is reached through a need or to meet social demands. The need for records was fundamental in producing an eminent and complete tool such as writing (FISCHER, 2009). Understanding the emergence of writing and the need of its teaching, in a historical perspective, implies therefore understanding initially what constitutes writing. This understanding allows articulating conceptions of teaching and learning to write and signs for the formation and practice of literacy teacher. Such joints marked the discussion on teaching and learning to write regardless of contexts and time. We take as an inspiring array of this work, the emergence of writing, the teaching of writing in the context of Latin America and in the Brazilian context. We have as a main objective to investigate historical marks of the trajectory of the teaching of writing in the National Literacy Program at the right age. Specifically from an exploratory study based on analysis of documents, the Portuguese language books in the year 2013. The data and its analysis reveal the presence in Portuguese language books, framing marks of the teaching of writing: the need to record, the social function of the writing and the need for the teaching of writing and its democratization. So that learning is significant, it is recommended the pedagogical practice of the literacy teacher using everyday texts, lists of words, memorization and repetition. Therefore, these brands, though, reissued every time, the speech and the perceptions people have about them line up to multiple subjects and their culture. |
Palavras-chave: | Alphabetic writing system Writing Teaching Literacy Sistema de Escrita Alfabética Escrita Ensino Alfabetização Letramento |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | MORAES, Alessandra do Nascimento Santos. Marcas da trajetória do ensino da escrita: o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa como objeto de reflexão. 2016. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10051 |
Data de defesa: | 15-Mar-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao Alessandra N S Moraes.pdf | 945,57 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.