Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10057
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ouvindo sinais: ensino de língua portuguesa escrita para surdos e seus desafios
Título(s) alternativo(s): Listen signs: written portuguese language teaching for the deaf and its challenges
Autor: Calixto, Hector Renan da Silveira 
Primeiro orientador: Ribeiro, Amelia Escotto do Amaral
Primeiro membro da banca: Santos, Sonia Regina Mendes dos
Segundo membro da banca: Ribeiro, Alexandre do Amaral
Terceiro membro da banca: Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro
Resumo: As transformações que a sociedade contemporânea assiste, especialmente àquelas relacionadas à diversidade, às diferenças, e à inclusão, desencadeiam um conjunto de ações tanto de políticas públicas quanto de determinações legislativas. No Brasil, dentre o conjunto dessas ações, uma das mais impactantes é a que se refere à inclusão educacional dos sujeitos surdos, com destaque para determinação do ensino de Língua Portuguesa na modalidade escrita para surdos. Diante disso propõe-se o presente estudo com questão principal da investigação: quais os desafios que se colocam para o ensino de LPE para surdos considerando-se as relações que os professores estabelecem com essa modalidade de ensino? Para responder à questão proposta a discussão se inicia com a revisão teórica estruturada a partir dos seguintes eixos: ensino de LPE como língua não materna (MOURA, 2013; MARTINEZ, 2009; BOLACIO FILHO, 2012; RIBEIRO, 2013); ensino de escrita e letramento (KLEIMAN, 1995; GRAFF, 1991; HEATH, 1982; STREET, 1984; 2003; BARTON, 2007; HAMILTON, 2000; BARTON; HAMILTON, 2000; 2004; SOARES, 1998; 2004; SIM-SIM, 1989; ROJO, 2008; 2009; 2012; OSÓRIO, 2006; KOCH, 2000); princípios norteadores da ação docente (NÓVOA, 1995; TARDIF, 2002; SILVA; ALMEIRA; GATTI, 2016; CHARLOT, 2000; RAHME; MRECH, 2008; CHEVALLARD, 1998; DOLZ; SCHNEUWLY, 2004); e educação de surdos e seus contextos (SALLES et al, 2004a; 2004b; ROCHA, 1997; BENTES, 2010; LODI, 2013; BOTELHO, 2002; BRASIL, 2005). Tem-se como objetivo analisar criticamente o ensino de LPE para surdos tomando como foco as relações que os professores estabelecem com essa modalidade e com os princípios norteadores da ação pedagógica. De forma específica: mapear eixos que organizam as discussões sobre o ensino de LPE para alunos surdos; compreender como os professores que atuam com ensino de LPE para alunos surdos, no contexto da Baixada Fluminense, se relacionam com esse ensino, com os surdos e com eles mesmos na condição de professores de surdos; identificar por meio das narrativas desses professores quais os princípios orientadores da organização do ensino de LPE para alunos surdos no contexto da Baixada Fluminense. Utiliza-se como metodologia a abordagem qualitativa, inspirada nos pressupostos da pesquisa-ação, com o levantamento de dados por meio de registro de narrativas de professores que atuam com ensino de LPE para alunos surdos no contexto da Baixada Fluminense. Os resultados, de forma geral, apontam: o olhar do professor para o aluno surdo ainda é transversalizado por equívocos, os quais vão desde o desconhecimento teórico sobre o surdo e a surdez até a presença de traços de permanência de crenças e expectativas; os professores atuantes no ensino de LPE para alunos surdos estabelecem relações com esse ensino a partir das fragilidades apresentadas em relação ao domínio da LPE; e as formas pelas quais os professores compreendem o ensino de LPE como oportunidade de letramento para alunos surdos parecem permeadas pela noção de necessidade de saber ler o mundo. Dessa forma, é indicado que esses professores se constituam como tal a partir das suas experiências, crenças e expectativas, e que a formação inicial, aparentemente, não supre as necessidades de fundamentação teórica para atuação nesse ensino.
Abstract: The transformations that contemporary society assists, especially those related to diversity, differences, and inclusion, trigger a set of actions, both public policies and legislative determinations. In Brazil, among the group of these, one of the most striking is the one related to the educational inclusion of the deaf individuals, with contrats by the determination of the portuguese language teaching, in the written modality, for the deaf. In view of this, we propose the present study, with the main research question: what are the challenges for the teaching of written portuguese language (WPL) for the deaf, considering the relationships that teachers establish with this type of teaching? In order to answer this question, the discussion begins with revision structured from the following axes: teaching of WPL as a non-maternal language (MOURA, 2013; MARTINEZ, 2009; BOLACIO FILHO, 2012; RIBEIRO, 2013); teaching of writing language and literacy (KLEIMAN, 1995; GRAFF, 1991; HEATH, 1982; STREET, 1984; 2003; BARTON, 2007; HAMILTON, 2000; BARTON; HAMILTON, 2000; 2004; SOARES, 1998; 2004; SIM-SIM, 1989; ROJO, 2008; 2009; 2012; OSÓRIO, 2006; KOCH, 2000); guiding principles of teacher action (NÓVOA, 1995; TARDIF, 2002; SILVA; ALMEIRA; GATTI, 2016; CHARLOT, 2000; RAHME; MRECH, 2008; CHEVALLARD, 1998; DOLZ; SCHNEUWLY, 2004); and education of the deaf and their contexts (SALLES et al, 2004a; 2004b; ROCHA, 1997; BENTES, 2010; LODI, 2013; BOTELHO, 2002; BRASIL, 2005). The objective is to critically analyze the teaching of WPL for the deaf, focusing on the relationships that teachers establish with this modality and with the principles that guide pedagogical action. Specifically: Mapping axes that organize discussions about WPL teaching for deaf students; to understand how the teachers who work with WPL teaching for deaf students, in the context of the Baixada Fluminense, relate to this teaching, to the deaf and to themselves as teachers of the deaf; to identify, through the narratives of these teachers, the principles that guide the organization of WPL teaching for deaf students in the context of the Baixada Fluminense. The qualitative approach, inspired by the presuppositions of action research, is used as a methodology, with the data collection through the recording of narratives of teachers who work with WPL teaching for deaf students in the context of the Baixada Fluminense. The results, in general, point out that the teacher's view of the deaf student is still mainstreamed by misunderstandings ranging from theoretical ignorance about deafness and deafness to the presence of traces of beliefs and expectations; the teachers who work in the teaching of WPL for deaf students establish relationships with this teaching based on the weaknesses they present in relation to the WPL domain; and the ways that teachers understand the teaching of WPL as an opportunity for literacy for deaf students seems permeated by the notion of the need to know how to read the world. Thus, it is indicated that these teachers constitute themselves as such from their experiences, beliefs and expectations, and that the initial formation, apparently, did not supply the needs of theoretical foundation for acting in that teaching.
Palavras-chave: Teaching
Written portuguese language
Deaf
Ensino
Língua portuguesa escrita
Surdos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: CALIXTO, Hector Renan da Silveira. Ouvindo sinais: ensino de língua portuguesa escrita para surdos e seus desafios. 2018. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10057
Data de defesa: 23-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Hector Calixto.pdf2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.