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Tipo do documento: Dissertação
Título: O trabalho do Orientador Educacional na Rede Municipal de Duque de Caxias: limites e possibilidades de atuação na Equipe Diretiva para uma Gestão Democrática
Título(s) alternativo(s): The work of the Educational Advisor in the Municipal Network of Duque de Caxias: limits and possibilities of action in the directive team for a democratic management
Autor: Alves, Tamara de Souza Santana Batista 
Primeiro orientador: Barão, Gilcilene de Oliveira Damasceno
Primeiro membro da banca: Santos, Lincoln de Araújo
Segundo membro da banca: Cruz, Giseli Barreto da
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto a Orientação Educacional na Rede de Ensino da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, partindo do pressuposto que a relação entre trabalho e educação incide não somente na atuação profissional, como também, na formação dos educadores. A Orientação Educacional é historicamente exercida por pedagogos e, ao longo do tempo, tem sofrido transformações para atender os diferentes modelos de educação e sociedade que se apresentam. Nesse contexto, tem-se como objetivo analisar quais as alternativas e entraves encontrados pela Orientação Educacional para articular em sua práxis as atribuições específicas da função com a sua integração na gestão escolar, como membro da Equipe Diretiva, a fim de contribuir para que se efetive a Gestão Democrática. No decorrer dos capítulos deste trabalho dissertativo propôs-se, primeiramente, fazer um breve relato histórico da Orientação Educacional no Brasil contribuindo, assim, para análise das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia e suas implicações na Orientação Educacional do município cerne desta pesquisa. Num segundo momento, buscou-se analisar o conceito da Orientação Educacional, enfatizando sua relevância política e pedagógica. Por fim, inventariou-se, tanto as atribuições específicas do Orientador Educacional na Escola, quanto sua função na Equipe Diretiva, relacionando-as e investigando sua contribuição para a efetivação de uma gestão democrática. Para alcançar a análise proposta, balizou-se o trabalho como eixo central da sociedade, explicitando sua relação, construída historicamente, com a educação. Optou-se como base teórica pelo materialismo histórico, compreendendo que as relações políticas e sociais são dialéticas, tendo como categorias norteadoras desta pesquisa a totalidade, mediação, essência/aparência e contradição. As referências de análise remetem-se as produções bibliográficas de Dermeval Saviani, contando também com contribuições de Florestan Fernandes, Luiz Pereira, Ellen Whood, Ricardo Antunes, Geraldo Augusto Pinto, Harry Braverman, Vitor Paro, Giseli Barreto da Cruz, Selma Garrido Pimenta, Mirian Paúra Grinspun, dentre outros. Como considerações resultantes deste trabalho, pode-se afirmar que, a Orientação Educacional não está extinta como pode-se inferir pelo senso comum, mas que passa por transformações profundas e estruturais, o que torna urgente e possível, apesar dos limites impostos à educação e à própria sociedade, ressignificar sua práxis a fim de que possa contribuir para a efetivação da gestão democrática.
Abstract: This research aims at Educational Orientation in the Teaching Network of the Municipality of Duque de Caxias, starting from the assumption that the relationship between work and education focuses not only on professional performance, but also on the training of educators. Educational Guidance is historically exercised by pedagogues and, over time, has undergone transformations to meet the different models of education and society that present themselves. In this context, the objective is to analyze which alterations and obstacles found by the Educational Guidance to articulate in its praxis the specific attributions of the function with its integration in the school management, as a member of the Directive Team, in order to contribute to the effective the Democratic Management. In the course of the chapters of this essay, it was proposed, firstly, to make a brief historical account of Educational Guidance in Brazil, thus contributing to the analysis of the current National Curricular Guidelines for the Pedagogy Course and its implications in the Education Guidance of the municipality at the heart of this research . In a second moment, we sought to analyze the concept of Educational Guidance, emphasizing its political and pedagogical relevance. Finally, both the specific attributions of the Educational Advisor in the School and his role in the Directive Team were listed, relating them and investigating their contribution to the achievement of a democratic management. In order to reach the proposed analysis, work was marked as the central axis of society, explaining its historically constructed relationship with education. It was chosen as a theoretical basis by historical materialism, understanding that political and social relations are dialectical, having the totality, mediation, essence / appearance and contradiction as the guiding categories of this research. The references of analysis refer to the bibliographic productions of Dermeval Saviani, with contributions by Florestan Fernandes, Luiz Pereira, Ellen Whood, Ricardo Antunes, Geraldo Augusto Pinto, Harry Braverman, Vitor Paro, Giseli Barreto da Cruz, Selma Garrido Pimenta, Mirian Paúra Gruinspun, among others. As a result of this work, it can be affirmed that Educational Guidance is not extinct as it can be inferred by common sense, but that it undergoes profound and structural transformations, which makes it urgent and possible, despite the limits imposed on education and to society itself, re-signify its praxis so that it can contribute to the effective implementation of democratic management.
Palavras-chave: Educational Orientation
Educational advisor
Pedagogy
Pedagogue
School management
Democratic management
Orientação Educacional
Orientador Educacional
Pedagogia
Pedagogo
Gestão Escolar
Gestão Democrática
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: ALVES, Tamara de Souza Santana Batista. O trabalho do Orientador Educacional na Rede Municipal de Duque de Caxias: limites e possibilidades de atuação na Equipe Diretiva para uma Gestão Democrática. 2018. 220 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10059
Data de defesa: 12-Jul-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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