Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10060
Tipo do documento: Dissertação
Título: Pairamos: educação popular em saúde com gestantes e puérperas
Título(s) alternativo(s): Pairamos: educación popular en salud con mujeres embarazadas y recién madres
Autor: Caetano, Karina de Cassia 
Primeiro orientador: Santos, Sonia Beatriz dos
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Ana Paula Pereira da Gama Alves
Segundo membro da banca: Barreto, Maria Renilda Nery
Terceiro membro da banca: Vargas, Eliane Portes
Resumo: Esse estudo analisou as práticas educativas propostas a partir de um grupo de apoio a gestantes e puérperas. A pesquisa foi realizada em colaboração, com um projeto de extensão que atua a partir da educação popular em saúde. Participavam do projeto mulheres-mães, do Morro do Preventório, Niterói, RJ e estudantes de medicina. Esta dissertação objetivou analisar as experiências vividas neste grupo de grávidas de maioria negra e pobre, a fim de compreender como se construíram as práxis de educação popular em saúde e se estas auxiliaram a repensar a forma como as e os participantes vivenciam parto e nascimento. A partir da perspectiva interseccional gênero, raça e classe foram pautados a fim de descrever a estrutura social, manifesta por relações de privilégios ou de desigualdades. O trabalho se volta tanto para a compreensão das mulheres-mães sobre suas condições de vida e saúde; quanto para a compreensão das e dos estudantes de medicina extensionistas que, por meio do projeto de extensão, experienciaram perspectivas de saúde num percurso dialogal com as participantes. Os temas e as metodologias, as pessoas envolvidas e as transformações possíveis construíram um modo próprio de aprender-ensinar com gestantes, puérperas e estudantes. Eram garantidos espaços de escuta; valorizadas a solidariedade e a luta pela transformação social; realizada a troca de saberes científicos e populares por meio de problematizações, questionamentos, relatos de experiência e muita conversa. Nestas atividades de educação popular em saúde, circularam conhecimentos sobre cuidados; gênero, violências e resistências; parto e nascimento; saúde da mulher e da família; direitos com foco em classe e raça e transformação social. Apresentamos aqui, por meio de narrativas autobiográficas o que representaram as dimensões de trocas de saberes e afetos a partir de um grupo de educação popular em saúde, numa perspectiva interseccional.
Abstract: Ese estudio analizó las prácticas educativas propuestas en un grupo de apoyo a embarazadas y recién madres. La investigación ha sido realizada en colaboración, con un proyecto de extensión que trabaja a partir de la educación popular en la salud. Participaran de lo proyecto mujeres-madres, de lo Morro do Preventório, Niterói, RJ y estudiantes de medicina. La disertación buscó analizar las experiencias vividas en lo grupo de embarazadas, de mayoría negra y pobre, intentando comprender como se construyeran las práxis de educación popular en salud e se estas ayudaran a repensar como las y los participantes vivencian parto e nacimiento. A partir de la perspectiva interseccional género, raza e clase fueran pautados buscando describir la estructura social, traída por relaciones de privilegios o de desigualdades. El trabajo se vuelta tanto a lo entendimiento de las mujeres-madres sobre sus condiciones de vida e salud; cuanto para el entendimiento de las y los estudiantes de medicina que, por medio del proyecto de extensión, trabajan con perspectivas de salud en diálogos con las participantes. Los temas e metodologías, las personas participantes y las transformaciones posibles, construyen un modo proprio de aprender-ensiñar con embarazadas, recién madres y estudiantes. Eran garantizados espacios de escucha; valorizadas la solidaridad e a lucha por la transformación social; el cambio saberes científicos y populares por medio de problematizaciones, cuestionamientos, relatos de experiencia e mucha charla. En estas actividades de educación popular en salud, circularan conocimientos sobre cuidados; género, violencias y resistencias; parto y nacimiento; salud de la mujer e de la familia; derechos con foco en clase y raza, y transformacíon social. Presentamos aquí, por medio de narrativas autobiográficas lo que representó las dimensiones de los cambios de los saberes y los afectos de un grupo de educación popular en la salud, en una perspectiva interseccional.
Palavras-chave: Mujeres-madres
Interseccionalidad
Género
Raza
Educación popular en salud
Mulheres-mães
Interseccionalidade
Gênero
Raça
Educação popular em saúde
Grávidas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: CAETANO, Karina de Cassia. Pairamos: educação popular em saúde com gestantes e puérperas. 2018. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10060
Data de defesa: 25-Abr-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Karina de Cassia Caetano.pdf1,91 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.