Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10060
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Pairamos: educação popular em saúde com gestantes e puérperas |
Título(s) alternativo(s): | Pairamos: educación popular en salud con mujeres embarazadas y recién madres |
Autor: | Caetano, Karina de Cassia ![]() |
Primeiro orientador: | Santos, Sonia Beatriz dos |
Primeiro membro da banca: | Ribeiro, Ana Paula Pereira da Gama Alves |
Segundo membro da banca: | Barreto, Maria Renilda Nery |
Terceiro membro da banca: | Vargas, Eliane Portes |
Resumo: | Esse estudo analisou as práticas educativas propostas a partir de um grupo de apoio a gestantes e puérperas. A pesquisa foi realizada em colaboração, com um projeto de extensão que atua a partir da educação popular em saúde. Participavam do projeto mulheres-mães, do Morro do Preventório, Niterói, RJ e estudantes de medicina. Esta dissertação objetivou analisar as experiências vividas neste grupo de grávidas de maioria negra e pobre, a fim de compreender como se construíram as práxis de educação popular em saúde e se estas auxiliaram a repensar a forma como as e os participantes vivenciam parto e nascimento. A partir da perspectiva interseccional gênero, raça e classe foram pautados a fim de descrever a estrutura social, manifesta por relações de privilégios ou de desigualdades. O trabalho se volta tanto para a compreensão das mulheres-mães sobre suas condições de vida e saúde; quanto para a compreensão das e dos estudantes de medicina extensionistas que, por meio do projeto de extensão, experienciaram perspectivas de saúde num percurso dialogal com as participantes. Os temas e as metodologias, as pessoas envolvidas e as transformações possíveis construíram um modo próprio de aprender-ensinar com gestantes, puérperas e estudantes. Eram garantidos espaços de escuta; valorizadas a solidariedade e a luta pela transformação social; realizada a troca de saberes científicos e populares por meio de problematizações, questionamentos, relatos de experiência e muita conversa. Nestas atividades de educação popular em saúde, circularam conhecimentos sobre cuidados; gênero, violências e resistências; parto e nascimento; saúde da mulher e da família; direitos com foco em classe e raça e transformação social. Apresentamos aqui, por meio de narrativas autobiográficas o que representaram as dimensões de trocas de saberes e afetos a partir de um grupo de educação popular em saúde, numa perspectiva interseccional. |
Abstract: | Ese estudio analizó las prácticas educativas propuestas en un grupo de apoyo a embarazadas y recién madres. La investigación ha sido realizada en colaboración, con un proyecto de extensión que trabaja a partir de la educación popular en la salud. Participaran de lo proyecto mujeres-madres, de lo Morro do Preventório, Niterói, RJ y estudiantes de medicina. La disertación buscó analizar las experiencias vividas en lo grupo de embarazadas, de mayoría negra y pobre, intentando comprender como se construyeran las práxis de educación popular en salud e se estas ayudaran a repensar como las y los participantes vivencian parto e nacimiento. A partir de la perspectiva interseccional género, raza e clase fueran pautados buscando describir la estructura social, traída por relaciones de privilegios o de desigualdades. El trabajo se vuelta tanto a lo entendimiento de las mujeres-madres sobre sus condiciones de vida e salud; cuanto para el entendimiento de las y los estudiantes de medicina que, por medio del proyecto de extensión, trabajan con perspectivas de salud en diálogos con las participantes. Los temas e metodologías, las personas participantes y las transformaciones posibles, construyen un modo proprio de aprender-ensiñar con embarazadas, recién madres y estudiantes. Eran garantizados espacios de escucha; valorizadas la solidaridad e a lucha por la transformación social; el cambio saberes científicos y populares por medio de problematizaciones, cuestionamientos, relatos de experiencia e mucha charla. En estas actividades de educación popular en salud, circularan conocimientos sobre cuidados; género, violencias y resistencias; parto y nacimiento; salud de la mujer e de la familia; derechos con foco en clase y raza, y transformacíon social. Presentamos aquí, por medio de narrativas autobiográficas lo que representó las dimensiones de los cambios de los saberes y los afectos de un grupo de educación popular en la salud, en una perspectiva interseccional. |
Palavras-chave: | Mujeres-madres Interseccionalidad Género Raza Educación popular en salud Mulheres-mães Interseccionalidade Gênero Raça Educação popular em saúde Grávidas |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | CAETANO, Karina de Cassia. Pairamos: educação popular em saúde com gestantes e puérperas. 2018. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10060 |
Data de defesa: | 25-Abr-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao Karina de Cassia Caetano.pdf | 1,91 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.