Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10065
Tipo do documento: Dissertação
Título: Conversas docentes no WhatsApp: uma pesquisa multirreferencial com os cotidianos
Título(s) alternativo(s): Teaching conversations in WhatsApp: a multireferential research with daily life
Autor: Jesus, Rosana Sales de 
Primeiro orientador: Santos, Rosemary dos
Primeiro membro da banca: Seixas, Luciana Velloso da Silva
Segundo membro da banca: Santos, Edméa Oliveira dos
Terceiro membro da banca: Pimentel, Mariano Gomes
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo compreender como conversas realizadas no WhatsApp podem contribuir para o processo formativo de um grupo de professores da educação básica na contemporaneidade. O cenário da pesquisa é uma escola pública da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro e, como dispositivos, bricolamos conversas presenciais e no WhatsApp, interações nas redes sociais entre o grupo de professores da unidade escolar e diário on-line. A metodologia inscreveu-se no movimento da perspectiva epistemológica da multirreferencialidade com os cotidianos, que propõe um olhar plural sobre a realidade complexa que se configura por meio de objetos práticoteóricos, uma vez que percebe o homem em suas interações sociais, em suas artes do fazer. A possibilidade de entender como essas práticas docentes acontecem cotidianamente através do uso das mídias digitais, em que os grupos interagem, problematizam e acionam dispositivos, permite-nos observar que as conversas entre os professores devem ser colocadas no centro do trabalho de investigação de nossas pesquisas e mostrar como cada um (re)inventa diariamente suas formas de atuar e de expressar suas diferentes perspectivas sobre a docência, sobre o pensar com/na escola e o contexto sociotécnico em que estão inseridos. Para isso, partimos de algumas questões norteadoras, como (i) de que modo, a partir dessas conversas, aprendizagens multirreferenciais e autorias docentes se materializam nesse ambiente; e (ii) quais sentidos e significações são produzidos nas periferias e que reverberam nas práticas pedagógicas a partir da dinâmica da cibercultura. Mediante análise das conversas entre os 18 praticantes culturais e com base na transversalização da empiria, teoria e autoria desta pesquisadora, emergiram as seguintes noções subsunçoras: experiências formativas docentes nas conversas com professores (auto, hetero e ecoformação); WhatsApp como dispositivo de aprendizagens multirreferenciais e autorais no contexto da cibercultura; mergulho na periferia ― as práticas reescrevendo a história da escola e as nossas histórias. Depreendemos, que as conversas constituem um rico referencial para pensarmos sobre a prática docente, o papel da escola, os atos de currículo, os processos e experiências formativas coletivamente partilhadas e a complexidade de se educar nos dias atuais.
Abstract: This dissertation aims to understand how conversations carried out in WhatsApp can contribute to the formative process of a group of teachers of basic education in the contemporary world. The research takes a place in a public school in Rio de Janeiro and, as devices, cut face-to-face conversations and in WhatsApp, interactions in social networks between the group of teachers of the school unit and online diary. The methodology was inscribed in the movement of the epistemological perspective of the multireferentiality with the daily ones that proposes a plural view on the complex reality that is configured by means of practical objects, since it perceives the man in his social interactions, in his arts of the make. The possibility of understanding how these teaching practices happen daily through the use of digital media, in which the groups interact, problematize and activate devices, allows us to observe that the conversations between teachers should be placed at the center of the research work of our researches and to show how each one (re)invents daily his ways of acting and of expressing his different perspectives on teaching, thinking with the school and the sociotechnical context in which they are inserted. For this, we start with some guiding questions, such as (i) how, from these conversations, multireferential learning and teaching authorship materialize in this environment; and (ii) what meanings and meanings are produced in the peripheries and which reverberate in pedagogical practices from the dynamics of cyberculture. Through the analysis of the conversations between 18 people and based on the transversality of the theory and authorship of this researcher, the following subsumption notionsemerged: teacher training experiences in conversations with teachers (self, hetero and ecoformation); WhatsApp as a multireference and copyright learning device in the context of cyberculture; diving on the periphery - practices rewriting school history and our stories. We conclude that the conversations constitute a rich reference for thinking about the teaching practice, the role of the school, the acts of curriculum, the processes and formative experiences shared collectively and the complexity of education in the present day.
Palavras-chave: Cyberculture
Multireferentiality
Routine
Subsumption notions
Subsubjective Notions
Whatsapp
Conversations
Peripheries
Formative experiences
Authorship
Cibercultura
Multirreferencialidade
Cotidianos
Noções subsunçoras
WhatsApp
Conversas
Periferias
Experiências formativas
Autoria
Redes sociais on-line
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: JESUS, Rosana Sales de. Conversas docentes no WhatsApp: uma pesquisa multirreferencial com os cotidianos. 2019. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10065
Data de defesa: 19-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Rosana Sales de Jesus.pdf3,16 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.