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Tipo do documento: Dissertação
Título: Violência Escolar e Educação em Direitos Humanos: Significados produzidos em experiências curriculares de professores/as da Baixada Fluminense
Título(s) alternativo(s): School Violence and Education in Human rights: meanings produced in curricular experiences of downloaded teachers of Baixada Fluminense
Autor: Aragão, Amanda Aluani da Silva 
Primeiro orientador: Ramos, Aura Helena
Primeiro membro da banca: Barreiros, Débora Raquel Alves
Segundo membro da banca: Araújo, Cinthia Monteiro de
Resumo: A presente dissertação é parte integrante do contexto de discussões e produções teóricas do Grupo de Pesquisa: Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos GCEDH, integrado à Linha de Pesquisa Educação, Escola e seus Sujeitos Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da FEBF/UERJ e corresponde ao anseio em investigar o tratamento dado ao fenômeno da violência escolar na atualidade, tomando como campo privilegiado para a discussão uma escola pública da periferia do Rio de Janeiro. Com base em referenciais sobre violência, diferença e Educação em Direitos Humanos, o trabalho se propõe a investigar a problemática da violência escolar e o modo como esta tem sido significada pela equipe escolar. Tenho como recorte para a análise a Escola Municipal Pedro Rodrigues do Carmo, onde através de abordagem qualitativa e do uso de entrevistas semiestruturadas busco compreeder os processos de significação da violência, seja a partir do discurso ou dos textos e estratégias pedagógicas produzidos, pensados e construídos pela reflexão de professores e entendidos nesta pesquisa enquanto produção curricular. O presente trabalho se propõe a refletir sobre estas questões, buscando compreender, também, a partir das produções, os processos de constituição do currículo de Educação em Direitos Humanos, entendido nesta pesquisa como uma perspectiva pedagógica de abordagem válida para se pensar o enfrentamento da violência escolar.
Abstract: This dissertation is part of the context of discussions and theoretical productions of the Research Group: Curriculum, Training and Education for Human Rights, integrated with Line Search Education, School Subjects and their Social Program Graduate Education Culture and Communication in Urban Peripheries of FEBF / UERJ and corresponds to the desire to investigate the treatment of the phenomenon of school violence in the news, taking as a privileged field for discussion, the public school on the outskirts of Rio de Janeiro. Based on references on violence, difference and Human Rights Education, the present study aims to investigate the problem of school violence and how it has been signified by the school team. I have to cut for analysis Municipal School Pedro Rodrigues do Carmo, where through a qualitative approach, use of semi-structured interviews, I seek understand processes of signification of violence, from the discourse or texts and teaching strategies produced, designed and built by reflection teacher and understood in this research while producing curriculum. This paper aims to reflect on these questions, trying to understand, too, from the productions, the processes of formation of the curriculum for Human Rights Education, understood in this research as a pedagogical perspective approach valid to think addressing violence school.
Palavras-chave: Curriculum
School Violence
Human Rights Education
Currículo
Violência Escolar
Educação em Direitos Humanos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: ARAGÃO, Amanda Aluani da Silva. Violência Escolar e Educação em Direitos Humanos: Significados produzidos em experiências curriculares de professores/as da Baixada Fluminense. 2013. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10066
Data de defesa: 6-Set-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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