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Tipo do documento: Dissertação
Título: Agito Cultural e arte de enrolar com responsabilidade: memória e etnografia na Baixada Fluminense
Título(s) alternativo(s): Agito Cultural and the art of decieting responsibly: the memory and the etnography in the Baixada Fluminense
Autor: Barros, Gisela de Jesus 
Primeiro orientador: Silva, Hélio Raymundo Santos
Primeiro membro da banca: Cunha, Neiva Vieira da
Segundo membro da banca: Freire, Jussara
Resumo: Trata-se de uma etnografia retrospectiva do Grupo Agito Cultural, relacionando a memória dos atores e do grupo, recuperando representações e relatos em torno do seu projeto e de sua recepção, identificando nos discursos traços comuns e distintos entre seus integrantes, agentes culturais, membros dos movimentos sociais, políticos, parceiros e o público dessas intervenções. O objetivo é construir um painel com esse conjunto de representações partilhadas ou divergentes, suas significações e valores comuns ou não que se inscrevem na ação do grupo e em suas interações com seus parceiros e públicos. Grupo de teatro de Nova Iguaçu/RJ, o Agito Cultural atuou de 1991 a 1997 e estabeleceu o espaço público, ruas e praças como locus de seu trabalho. Construiu através do teatro de encomenda uma parceria com os movimentos sociais. O estudo colabora para a reflexão sobre as contribuições da arte como instrumento de crítica e transformação social na Baixada Fluminense, região periférica onde vivem quatro milhões de habitantes. Do ponto de vista teórico e metodológico, outra reflexão se insinua: o sentido social da memória e suas possibilidades heurísticas.
Abstract: This paper consists on the retrospective ethnography of Grupo Agito Cultural by establishing relations between the actors and the group, by retrieving representations and reports of the project and also by identifying common and distinct traces in the speech of the members of the group, cultural agents, members of social movements, politicians, partners and the public that attend to these interventions. The main goal to be achieved through this paper is to build a panel with all the representations, whether they are shared by the members of the group or diverge between them, their meaning and values, whether they are common to the group or divergent from the action of the group and from their interactions with their partners and their public. Agito Cultural, the theater company from Nova Iguaçu/RJ performed from 1991 to 1997 and established the public space, such as steets and squares, as their performing place. Agito Cultural has built a partnership with several social movements through their commissioned theater concept. This work collaborates to the reflection on the art contributions as an instrument of critic and social transformation in the Baixada Fluminense, the peripheral region where four million people live now a days. From the theoretical point of view it is possible to conceive yet another reflection: the social sense of the memory and its heuristic possibilities.
Palavras-chave: Ethnography
Memory
Art
Etnografia
Memória
Arte
Agito Cultural
Baixada Fluminense
Cultura
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: BARROS, Gisela de Jesus. Agito Cultural e arte de enrolar com responsabilidade: memória e etnografia na Baixada Fluminense. 2017. 250 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10071
Data de defesa: 22-Set-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação



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