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Tipo do documento: Dissertação
Título: Material didático impresso na educação a distância: um estudo sobre as experiências de produção e desenvolvimento no Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Didactic Printed Material for Distance Education Courses: an analysis of the proposition development parameters.
Autor: Lima, Fabiane Rodrigues 
Primeiro orientador: Santos, Sonia Regina Mendes dos
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Amelia Escotto do Amaral
Segundo membro da banca: Ferreira, Giselle Martins dos Santos
Resumo: A avaliação do material didático em EaD ainda é um tema pouco abordado na elaboração de atividades de ensino nos ambientes virtuais de aprendizagem. Entretanto, de forma dispersa, encontramos algumas indicações da importância da elaboração de material didático nas atividades de ensino mediatizadas pelas TIC s, bem como os aspectos imprescindíveis para que o material seja melhor explorado e utilizado em situações de ensino e aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo analisar os pressupostos e modus operandi que orientam a produção e desenvolvimento dos materiais didáticos impressos para cursos a distância, bem como as possíveis relações com os documentos orientadores. Para o estudo investigativo, adotou-se a análise documental dos pressupostos referentes ao material didático presentes nos documentos oficiais do MEC: Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância (Secretaria de Educação a Distância, MEC, 2007) e os Referenciais para elaboração de material didático impresso para EaD no Ensino Profissional e Tecnológico (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e Secretaria de Educação a Distância, 2007). De forma a construir um diálogo crítico e criativo com a realidade, optamos pela realização de entrevistas com foco na análise das experiências de produção e desenvolvimento de materiais didáticos, levando-se em conta a experiência dos profissionais que atuam na área de gestão da produção de materiais didáticos em EaD. Nesta pesquisa, foram visitadas 3 Instituições de Ensino Superior que continham o núcleo de EaD, produtoras de material didático impresso. São elas: uma Universidade Pública e duas particulares, ambas referências no RJ. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com profissionais, onde construímos um diálogo em que foram discutidas concepções de EaD de cada uma delas (PETERS, 2006), como é produzido o material ofertado ao aluno, a busca da qualidade e possibilidades de avaliação do material, bem como as perspectivas futuras a respeito do assunto. Ao final, refletimos sobre esses aspectos, fazendo uma análise de todo o conteúdo das entrevistas (BARDIN, 2006), trazendo os resultados dessas questões, relacionando-os com a documentação em vigor, apresentada durante a pesquisa. Ao investigar as instituições e suas formas de conceber a produção do material didático, pode-se afirmar que por se diferenciarem sobre a concepção de EaD, organizam-se sob diferentes formatos de produção e acompanhamento da qualidade do material. Do ponto de vista das concepções adotadas, pode-se identificar que o modelo adotado na IES 1 é compreendido como conversação, na medida em que tentam, a partir da linguagem utilizada no material didático, diminuir a distância entre os docentes e discentes, através da simulação de uma conversa entre eles. Na IES 2, vimos uma universidade imaginando a EaD como modelo tecnológico de extensão, dando ênfase às videoaulas, powerpoints e demais recursos disponíveis online e a IES 3 adota o modelo professoral, onde os professores tentam compensar a ausência física com uma maneira especial de expor os conteúdos das aulas, empregando todo um arsenal de medidas com o intuito de fomentar e garantir a aprendizagem do aluno. Os alunos são levados a refletir sobre perguntas e respondendo-as, reconhecem problemas e analisando-os, resolvendo tarefas e exercícios.
Abstract: The evaluation of the didactic material in DE is still a little approached subject in the elaboration of teaching activities in the virtual learning environments. However, in a scattered way, we find some indications of the importance of the elaboration of didactic material in the teaching activities mediated by ICTs, as well as the essential aspects for the material to be better explored and used in teaching and learning situations. This paper aimed to analyze the assumptions and modus operandi that guide the production and development of printed learning materials for distance learning courses, as well as the possible relations with the guiding documents. For the investigative study, we adopted the documentary analysis of the assumptions related to the didactic material present in the official documents of MEC: Quality References for Higher Distance Education (Secretariat of Distance Education, MEC, 2007) and the References for the elaboration of printed learning materials for distance education in vocational and technological education (Secretariat of Professional and Technological Education and Secretariat of Distance Education, 2007). In order to build a critical and creative dialogue with reality, we chose to conduct interviews focused on the analysis of production experiences and development of teaching materials, taking into account the experience of professionals working in the area of production management of DE materials. In this research, 3 Higher Education Institutions were visited, which contained the DE nucleus, producers of printed didactic material. They are: a Public University and two privates universities, both references in RJ. Semi-structured interviews wereconducted with the professionals, where we built a dialogue in which DE conceptions ofeach of them were discussed (PETERS, 2006), how is the material offered to thestudent, the search for quality and possibilities of material evaluation, as well asfuture perspectives on the subject. At the end, we reflect on these aspects, makingan analysis of the entire content of the interviews (BARDIN, 2006), bringing theresults of these questions, relating them to the current documentation presentedduring the research. When investigating the institutions and their ways of conceivingthe production of didactic material, it can be stated that, because they differ in theconception of DE, they are organized under different formats of production andmonitoring of the material quality. From the standpoint of the adoptedconceptions, it can be identified that the model adopted in HEI 1 is understood asconversation, as they try, from the language used in the didactic material, to reducethe distance between teachers and students, through simulation of a on versationbetween them. At HEI 2, we saw a university imagining DE as an extension technology model, with emphasis on video classes, powerpoints, and other resources available online, and HEI 3 adopts the teacher's model, where teachers try to compensate for physical absence with a special way of exposing the contents of the classes, employing a whole arsenal of measures to foster and ensure student learning. Students are led to reflect on and answer questions, recognize problems and analyze them, solve tasks and exercises
Palavras-chave: Distance Education
Didactic material
Information and Communication Technologies
Educação a Distância
Material Didático
Tecnologias da Informação e Comunicação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: LIMA, Fabiane Rodrigues. Material didático impresso na educação a distância: um estudo sobre as experiências de produção e desenvolvimento no Rio de Janeiro. 2016. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10078
Data de defesa: 2-Set-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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