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Tipo do documento: Dissertação
Título: Narrativas de formação: práticas de multiletramentos na cibercultura
Título(s) alternativo(s): Narratives of graduate: multi-literacy skills in cyberculture
Autor: Alves, Maurício Santos de Almeida 
Primeiro orientador: Santos, Rosemary dos
Primeiro membro da banca: Seixas, Luciana Velloso da Silva
Segundo membro da banca: Berino, Aristóteles de Paula
Resumo: Esta dissertação nomeada Narrativas de formação: práticas de multiletramentos na cibercultura tem como objetivo compreender como as narrativas de formação de alunos e alunas de um curso de graduação em pedagogia da Faculdade de Educação Baixada Fluminense- FEBF se materializam em práticas de multiletramentos na contemporaneidade. Nesse sentido, nosso enfoque epistemológico foi a bricolagem da pesquisa multirreferencial com a pesquisa nos cotidianos e, como método de pesquisa, optamos pela ciberpesquisa-formação. O campo escolhido foi a Faculdade de Educação da Baixada Fluminense-FEBF, que fica localizada na periferia de Duque de Caxias, e os sujeitos da pesquisa foram alunos e alunas da disciplina Escola como Espaço Político Pedagógico de uma turma do curso de pedagogia, do primeiro semestre de 2018. Para a condução desse estudo, dispositivos foram acionados no sentido de fazer emergirem narrativas de formação, por meio de múltiplas linguagens, levando-se em consideração a atual fase da cibercultura. Nesse sentido, foram produzidas linguagens escritas, escritas digitais, imagéticas digitais e vídeos. Dessa forma, as narrativas de si, ou seja, as narrativas de formação, direcionaram os sujeitos para um processo de autoconhecimento que os fizeram refletir sobre suas práticas cotidianas e sobre que professores querem ser. Essa pesquisa nos proporcionou a oportunidade de viver experiências que nos possibilitam repensar o sentido da escola, percebendo que os saberes tecidos e narrados de diferentes formas trazem consigo uma singularidade que, posta em contado com narrativas de formação de outros sujeitos, geram uma interação que viabiliza a escuta de vozes antes não valorizadas. Por meio da escuta dessas vozes foi possível perceber alguns aspectos: durante a formação desses sujeitos enquanto alunos de ensino básico, locais como a biblioteca da escola e as pessoas que lá trabalhavam foram de suma importância em suas trajetórias; as redes sociais, algumas vezes, materializam-se em solo mais fértil para discussão de temas importantes para a educação do que a própria sala de aula; e, embora outras redes tenham crescido muito ultimamente, o Facebook e o WhatsApp ainda são as redes mais utilizadas pelos sujeitos e se configuraram em importantes dispositivos durante esta pesquisa.
Abstract: This dissertation named Navigating the cyber culture sea: How they navigate and what the navigators narrate about these waters aims to understand how the students' narrative sofa graduate course in Pedagogy at Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF materialize in multi-literacy skills in cyberculture. In this way, our epistemological approach was the bricolage of multi-referential research with daily research and, as a research method, we opted for cyber-research-training. The chesterfield Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF, which is located on the outskirts of Duque de Caxias, and their search subjects were student soft he disciplines "School as a Political Pedagogical Space" of a pedagogy class, the first semester of 2018. To conduct this study, devices were triggered in order to make training narratives emerge through multiple languages, taking into account the current phase of cyberculture. In this sense, written languages, digital writings, digital imagery and audiovisual languages ​​we reproduced. In this context, the narrative so themselves, that is, the training narratives, directed the subjects to a process of self-know led get that made them reflection their daily practice sand what teachers they want to be. This rese arch provided us with the opportunity to live experiences that all owes to rethink the meaning of the school, realizing the know ledge full filled and narrated in different ways bring with it a singularity that, in contact with training narrative so fother subjects, generates an interaction that enables listening to previously unappreciated voices. By listening to these voices, it was possible to realize some aspects: the importance of their search being part of the University; the fact that social networks sometimes materialize as more fertile ground for discussing important topics for education than the classroom itself; and although other networks have grown a lot lately, Facebook and WhatsApp are still the networks most used by subject sand they played important roles as devices during this research.
Palavras-chave: Cyberculture
Cyber research-training
Daily
Experience
Training
Narratives
Cibercultura
ciber-pesquisa formação
cotidianos
experiência
formação
narrativas
Letramentos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: ALVES, Maurício Santos de Almeida. Narrativas de formação: práticas de multiletramentos na cibercultura. 2019. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10084
Data de defesa: 7-Nov-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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