Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10086
Tipo do documento: Dissertação
Título: Mobile game na educação básica: experiências docentes e discentes de ciberpesquisa - formação multirreferencial
Título(s) alternativo(s): Mobile game in basic education: teaching experiences and students of cybersearch-multi-referential training
Autor: Maturana, Liliene Lopes Russell 
Primeiro orientador: Santos, Rosemary dos
Primeiro membro da banca: Souza, Flávia Faissal de
Segundo membro da banca: Amaral, Mirian Maia do
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender os usos do aplicativo do jogo digital Minecraft, no cotidiano escolar, por praticantes da educação básica da Rede Municipal de Educação da cidade de Duque de Caxias - RJ. Amparados pelo paradigma da complexidade (BARBIER, 2007), trabalhamos na perspectiva da ciberpesquisa - formação multirreferencial (ARDOINO, 1998; MACEDO, 2010; SANTOS, 2014), e com a ideia de pesquisador implicado com seu campo de pesquisa (BARBIER, 2007). Dialogamos com os pressupostos da pesquisa com os cotidianos (CERTEAU, 2012; ALVES, 2008), apoiados em dois dispositivos: o mobile game Minecraft Pocket Edition e dois diários de campo online, o que nos permitiu chegar aos seguintes achados: no seu desenvolvimento, percebemos que o uso do game, além das habilidades cognitivas e acadêmicas, também favorece a competição e a criatividade, bem como as relações sociais entre jogadores, por meio de processos interativos, dialógicos, colaborativos e autorais. Apresentamos a realização de projetos em sala de aula organizados através do livro virtual Aventura Quadrada onde os conhecimentos emergentes do vivido nesta pesquisa apontaram para as potencialidades do Minecraft na criação de atos de currículos, que valorizem as experiências como possibilidades formativas.
Abstract: This research aims to understand the uses of the application of the digital game Minecraft, in daily school, by practitioners of basic education of the Municipal Education Network of Duque de Caxias - RJ. Supported by the complexity paradigm (BARBIER, 2007), we work from the perspective of multirreferential cyber research (ARDOINO, 1998; MACEDO, 2010; SANTOS, 2014), and with the idea of a researcher implicated with his field of research (BARBIER, 2007). We dialogue with the assumptions of research with everyday life (CERTEAU, 2012; ALVES, 2008), supported by two devices: the mobile game Minecraft Pocket Edition and two online field diaries, which allowed us to reach the following findings : In its development, we realized that the use of the game, in addition to cognitive and academic skills, also favors competition and creativity, as well as social relationships between players, through interactive, dialogical, collaborative and authoring processes. We present the realization of projects in the classroom organized through the virtual book Square Adventure where the knowledge emerging from the experience in this research pointed to the potential of Minecraft in the creation of curriculum acts, which value experiences as formative possibilities.
Palavras-chave: Mobile game Minecraft
Basic education
Cybersearch-multi-referential training
Curriculum acts
Authorship
Mobile game Minecraft
Educação básica
Ciberpesquisa formação multirreferencial
Atos de currículos
Autorias
Jogos eletrônicos
Tecnologia educacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: MATURANA, Liliene Lopes Russell. Mobile game na educação básica: experiências docentes e discentes de ciberpesquisa - formação multirreferencial. 2020. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxais, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10086
Data de defesa: 5-Fev-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Liliene Lopes Russell Maturana.pdf3,31 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.