Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10090
Tipo do documento: Dissertação
Título: Critérios de escolha do livro didático de Matemática: a experiência de escolas municipais de Nova Iguaçu
Título(s) alternativo(s): Criteria for selection of Mathematics textbook: the experience of municipal schools of Nova Iguaçu
Autor: Freitas, Islene da Conceição 
Primeiro orientador: Ortigão, Maria Isabel Ramalho
Primeiro membro da banca: Santos, Sonia Regina Mendes dos
Segundo membro da banca: Mandarino, Mônica Cerbella Freire
Resumo: O presente trabalho investigou os critérios de escolha do livro didático de Matemática no PNLD 2010, no município de Nova Iguaçu. Buscou-se entender quem participou desta escolha; de que forma a proposta pedagógica da escola se relacionou com o processo de escolha do livro didático; se o Guia do Livro Didático foi considerado no processo; e quando o Guia do Livro não é usado, como seria realizada esta escolha. Para atingir tal objetivo, a pesquisa entrevistou os professores em 11 escolas municipais de Nova Iguaçu. Foram entrevistados 101 atores envolvidos na escolha do livro didático, dentre eles a gestora do PNLD de Nova Iguaçu, professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, diretores e coordenadores pedagógicos. As visitas às escolas e a Secretaria Municipal de Educação ocorreram no período de 8 a 28 de junho de 2009. A pesquisa evidenciou que os principais critérios utilizados pelos docentes envolvem: a realidade do aluno, contextualização do livro, conteúdos e atividades propostas. Alguns professores tomam como critério a editora do livro que escolheram para a área de Língua Portuguesa. A pesquisa evidenciou ainda que em algumas escolas nem sempre a opinião dos professores é levada em conta na determinação do livro a ser escolhido.
Abstract: This work investigated the selection criteria of the textbook Mathematics NPDB in 2010, in Nova Iguacu. We tried to understand who participated in this choice, how the pedagogical school was related to the process of choosing a textbook, the Guide to the Textbook was considered in the process, and when the Guide Book is not used, as would be held this choice. To achieve this goal, the poll surveyed teachers in 11 schools of New Delhi. We interviewed 101 stakeholders involved in the choice of textbooks, among them the manager of the NPDB for Nova Iguacu, teachers from 1st to 5th year of elementary school principals and coordinators. The visits to schools and the City Department of Education took place in the period from 8 to June 28, 2009. The research showed that the main criteria used by teachers include: a student's reality, context of the book, content and proposed activities. Some teachers take as criterion the publisher of the book chosen for the field of Portuguese language. The survey also showed that in some schools is not always the opinion of teachers is taken into account in determining the book to be chosen.
Palavras-chave: Mathematics - Study and teaching
National Textbook Program
Textbooks
Livros didáticos - Avaliação
Ensino de Matemática
Programa Nacional do Livro Didático
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: FREITAS, Islene da Conceição. Critérios de escolha do livro didático de Matemática: a experiência de escolas municipais de Nova Iguaçu. 2010. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10090
Data de defesa: 2-Jun-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DISSERTACAO ISLENE DA CONCEICAO FREITAS.pdf1,4 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.