Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10091
Tipo do documento: Dissertação
Título: Autonomia docente do conhecimento científico ao senso comum: uma representação social dos professores de Duque de Caxias
Título(s) alternativo(s): Autonomía docente - de los conocimientos científicos al sentido común: una representación social de los profesores de Duque de Caxias
Autor: Diniz, Ana Lucia Sá 
Primeiro orientador: Santos, Sonia Regina Mendes dos
Primeiro membro da banca: Sá, Celso Pereira de
Segundo membro da banca: Ribeiro, Amelia Escotto do Amaral
Terceiro membro da banca: Novikoff, Cristina
Resumo: O presente texto vem apresentar a pesquisa Autonomia Docente do conhecimento científico ao senso comum: uma representação social dos professores de Duque de Caxias, cujo objetivo é investigar a autonomia, procurando caracterizar, descrever e comparar as representações sociais que os professores da rede municipal de Duque de Caxias constroem em relação à autonomia docente a partir dos discursos oficiais e extra-oficiais. Teve como espaços de estudo escolas públicas pertencentes ao município de Duque de Caxias - Rio de Janeiro. Pesquisou-se 200 professores da educação infantil ao segundo segmento do ensino fundamental da rede municipal de Duque de Caxias, separados em dois grupos: professores regentes de turma e professores que desempenham funções técnico-pedagógica (orientadores educacionais, orientadores pedagógicos). Como técnicas de coleta de dados foram utilizadas um teste de associação livre de palavras com todos os sujeitos e entrevista semi-estruturada com 10% da população pesquisada, ou seja, 20 sujeitos. Para análise de dados foram utilizados o software EVOC (para evocações) e análise de conteúdo (para as entrevistas). Como resultado encontrou-se a centralidade da representação social da autonomia docente nos elementos liberdade, compromisso e responsabilidade. Na comparação entre os dois subgrupos constatou-se que para ambos a representação social é a mesma, pois os elementos centrais permanecem os mesmos já citados, significando que a autonomia não é apenas uma conquista individual, mas também coletiva. Dos resultados apresentados pode-se concluir que para os sujeitos pesquisados a representação social da autonomia docente encerra uma forte dimensão valorativa, em que o professor considera tanto a liberdade, compreendida como condição indispensável para a profissão, a responsabilidade e o compromisso social.
Abstract: Este trabajo presenta la investigación docente Autonomía - de los conocimientos científicos al sentido común - una representación social de los docentes en Duque de Caxias, cuyo objetivo es investigar la autonomia, tratando de caracterizar, describir y comparar las representaciones sociales que los maestros a crear por su autonomía frente a los discursos oficiales y extra oficiales. Fue estudiar los espacios de las escuelas públicas en el municipio de Duque de Caxias - Río de Janeiro. En la encuesta participaron 200 profesores en el primer segmento de las escuelas municipales primarias de Duque de Caxias, separados en dos grupos, los maestros de escuela y los maestros que realizan los asesores técnicos y pedagógicos (educación, mentores). Como técnicas de recolección de datos utilizados fueron una prueba de asociación libre de palabras con todas las asignaturas y entrevistas semi-estructuradas con 10% de la población encuestada, o los temas 20. Para el análisis de datos se utilizó el software EVOC (por invocaciones) y análisis de contenido (para entrevistas). Como resultado de ello se reunió la centralidad de la representación social de la enseñanza de la autonomía en la libertad de los elementos, el compromiso y la responsabilidad. Comparando los dos grupos se encontró que tanto para la representación social es el mismo que los elementos básicos siguen siendo los mismos que los mencionados, lo que significa que la autonomía no es sólo un logro individual, sino colectiva también. Los resultados presentados se puede concluir que en los sujetos estudiados la representación social de la autonomía de la enseñanza contiene una fuerte dimensión de evaluación, en la que el profesor considere tanto la libertad, entendida como un requisito previo para la profesión, la responsabilidad y compromiso social.
Palavras-chave: Autonomía docente
Representación social
Formación del profesorado
Autonomia docente
Representação social
Formação de professores
Professores
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: DINIZ, Ana Lucia Sá. Autonomia docente do conhecimento científico ao senso comum: uma representação social dos professores de Duque de Caxias. 2010. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10091
Data de defesa: 2-Set-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao - Ana Lucia.pdf426,05 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.