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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10092
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O Pré-Figurativo: diferenciações de um liame musical |
Título(s) alternativo(s): | The Pré-Figurative: differentiation of a musical bond |
Autor: | Araújo, Pedro de Albuquerque ![]() |
Primeiro orientador: | Rocha, Mauricio de Albuquerque |
Primeiro membro da banca: | Costa, Mauro José Sá Rego |
Segundo membro da banca: | Santos, Regina Márcia Simão |
Terceiro membro da banca: | Mello Filho, Silvio Ferraz |
Resumo: | A questão que move esta dissertação é a noção do liame composto a partir do encontro entre duas redes conceituais: o método de ensino musical Pré-Figurativo, de Hans-Joachim Koellreutter, e o pensamento sem imagem, de Gilles Deleuze. Tais conceitos são tomados, aqui, como Multiplicidades em que um é constituído pelo outro, e vice-versa. Trata-se, no caso do ensino musical pré-figurativo, de um método que não se utiliza de modelos prévios e por isso coloca o pensamento em devir e, do pensamento sem imagem, a maneira como tal movimento da produção desse devir-pensar se desterritorializa sendo capaz de delinear algo que ainda não existe, mas que pode existir. Isso caracteriza uma zona de vizinhança, uma espécie de telhagem (tuilage), ou timbragem (no sentido musical do termo), como num telhado mesmo, em que as telhas se recobrem apenas em partes o existir no outro e pelo outro simultaneamente, o que permite que se diga de um devir-outro. O que é um quase outro, mas que não se efetiva no outro ou como outro. Contudo, é com o advento desse liame, ou desse fazer borda, como diria Deleuze, que a música, como ato de criação, acontece, se produz, se autoproduz. |
Abstract: | We work here with the notion of bond, composed by the meeting of two conceptual nets: the pre-figurative method of music education, by Hans-Joachim Koellreutter, and the thinking without an image, by Gilles Deleuze. These concepts are taken as multiplicities, one being constituted by the other and vice versa. In the case of pre-figurative, we have a method that does not use previous models and because that takes thinking as becoming; and thinking without an image is a deterritorialising movement designing something that still does not exist but that can exist. That characterized an area neighborhood, a kind of roof, or a tone (in a musical sense), like a concrete roof, in which the tiles to recover only in parts the existence in the other and for the other simultaneously, which allows it to be said of a becoming-other. What is almost another, but it is not another or like another. It´s starting from this bond, or this edging, as Deleuze would say, that music, as an act of creation, happens, or is produced. |
Palavras-chave: | Pre-Figurative Thinking without an image Becoming another Act of creation Act of listening Pré-figurativo Pensamento sem imagem Devir-outro Ato de escuta Ato de criação |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | ARAÚJO, Pedro de Albuquerque. O Pré-Figurativo: diferenciações de um liame musical. 2010. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10092 |
Data de defesa: | 19-Mai-2010 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
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