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Tipo do documento: Dissertação
Título: De volta para casa: do professor eterno ao complexo docente
Título(s) alternativo(s): Back home: from the eternal teacher to the complex teacher
Autor: Costa, Waleska Rodrigues 
Primeiro orientador: Sobreira, Henrique Garcia
Primeiro membro da banca: Rocha, Silvia Pimenta Velloso
Segundo membro da banca: Costa, Mauro José Sá Rego
Terceiro membro da banca: Corazza, Sandra Mara
Resumo: Este trabalho apresenta o processo de investigação da pesquisa De volta para casa: do professor eterno ao complexo docente , cujo objetivo ímpar foi analisar o desejo realizado de um grupo específico do magistério: o de retornar como docente da escola em que estudaram. O trabalho adotou o estudo de viés analítico sobre a pesquisa de Sobreira (2008), destacando principalmente o conceito de professor eterno avançando para uma outra perspectiva: o complexo docente. A questão central da pesquisa foi descobrir como os desejos/vontades/sonhos docentes interferem em suas escolhas pedagógicas e profissionais. O trabalho considerou importante a análise conjuntural da escola e, consequentemente, do Curso Normal em relação ao que denominou-se supereu educacional e supereu cultural (FREUD, 2006, 1997a, 1997b; SAFATLE, 2007). Realizou-se uma pesquisa de campo em duas escolas estaduais com Curso Normal de Nível Médio. Portanto, discorre através da análise das entrevistas realizadas com trinta docentes que realizaram esse sonho/desejo, procurando escavar em seus relatos os sentimentos em relação ao retorno, suas recordações da época estudantil e do professor admirado (SOBREIRA, 2008). Os principais referenciais teóricos utilizados foram Adorno, Deleuze e Guattari, adicionando aos estudos o diálogo e a aproximação entre seus conceitos de formação e devir, respectivamente. Destaca-se o posicionamento da pesquisa em relacionar esses dois autores, de correntes filosóficas distintas, num ponto de convergência imbricado com a perspectiva freudiana a respeito das três tarefas impossíveis (governar, psicanalisar e educar). Assim como nestas tarefas, os conceitos de formação e devir estão prenhes da impossibilidade de determinação apriorística de resultados. Nestes termos, aventa-se o imperativo de repensar o currículo da formação docente, a partir do envolvimento dos sentimentos e desejos presentes no magistério, numa construção emancipatória das relações pedagógicas.
Abstract: This dissertation presents the process of investigation of the research Back home: from eternal teacher to the complex teacher , whose objective was to analyze the satisfied desire of a specific group of teachers: this desire is to return as teachers to the school they studied at. This dissertation adopted the study of analytical view about Sobreira's research (2008), emphasizing, mainly, the concept of eternal teacher moving toward another perspective: the complex teacher. The central question of this research was to find out how the teacher's desires/wills/dreams interfere with their pedagogical and professional choices. In this paper it was very important to analyse the context of the school and consequently, the teacher training course concerning what was called educational superego and cultural superego (FREUD, 2006, 1997a, 1997b; SAFATLE, 2007). A Survey was carried out in two public high schools with teaching courses. Therefore, through the analysis of interviews conducted with thirty teachers who have fulfilled their wishes, we tried digging into their reports the feelings about return and memories of schooldays and admired teacher (SOBREIRA, 2008). The main theoretical references used were Adorno, Deleuze and Guattari, adding dialogue and approaching between their concepts of training and devir (becoming). Respectively, to the studies. We must highlight that this research also made a connection between these two authors, from different philosophies, converging them into the freudian perspective in relation to three impossible tasks (to govern, to educate and to psychoanalyze). As in these tasks, it's impossible to determine aprioristically the results of the concepts of training and devir. Accordingly, rethinking the teacher training curriculum from the point of view of the involvement of the feelings and wishes present in the teaching career is a must for the construction of emancipatory pedagogical relationships.
Palavras-chave: Eternal teacher
Complex teacher
Perpetuation of the teaching career
Professor eterno
Devir
Complexo docente
Perenização do magistério
Professores - Formação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: COSTA, Waleska Rodrigues. De volta para casa: do professor eterno ao complexo docente. 2010. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10095
Data de defesa: 10-Ago-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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