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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ser ou não ser? O estudante de geografia e suas escolhas profissionais à luz da psicanálise
Título(s) alternativo(s): To be or not to be: the student of geography and their career choices in light of psychoanalysis
Autor: Gaspar, Gisele Lopes Guerra 
Primeiro orientador: Sobreira, Henrique Garcia
Primeiro membro da banca: Santos, Sonia Regina Mendes dos
Segundo membro da banca: Straforini, Rafael
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar os sentidos que calouros e formandos do curso de geografia produzem sobre o magistério na direção de identificar os tabus presentes acerca da carreira como também explicitar como diferentes discursos, permeados de tabus, se articulam e contribuem na produção de subjetividades sobre o magistério que envolve direta ou indiretamente suas opções profissionais. Para o levantamento das informações foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, em que foi incentivado o relato das experiências de escolarização dos acadêmicos, suas perspectivas profissionais, a explicitação das razões de escolha do curso e da instituição e finalmente a percepção de cada um sobre o magistério. Através da interlocução com alguns conceitos da Psicanálise e com o conceito de tabu expresso em Freud e Adorno as entrevistas foram analisadas. As falas dos entrevistados evidenciam que diferentes caminhos (felizes ou não) levam os indivíduos a se tornarem professores. Os resultados apontam a necessidade de uma reflexão mais ampliada sobre a imagem do professor na graduação, com vistas desconstruir os tabus que atingem negativamente a carreira
Abstract: The present work aims at investigating the meanings that the new students and those who finish the course of geography produce about the act of teaching, trying to identify the taboos related to the teaching profession in these students' discourses, as well as showing how these different discourses are articulated and contribute to the production of subjective qualities about the theaching profession which are concerned directly or indirectly to their professional choices. In order to collect information, we used half-structured interviews, in which we incentivated the report of the practices of learning of the students, their professional perspectives, the narration of the reasons why they chose the courses and the institutions, and also the perception about the the teaching profession. We used some concepts of Psychoanalysis as the theoretical basis to the analysis of the interviews and of the concept of taboo according to Freud and Adorno. The speech of those who were interviewed show the different ways (happy of not) which lead people to become teachers. The results show that it is necessary to have a better reflection about the teacher's image in the graduation courses, aiming at desconstructing the taboos which affect the career
Palavras-chave: Educator
Professional choices
Taboos
Psychoanalysis
Professores
Escolha profissional
Tabus
Psicanálise
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: GASPAR, Gisele Lopes Guerra. Ser ou não ser? O estudante de geografia e suas escolhas profissionais à luz da psicanálise. 2010. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10101
Data de defesa: 3-Set-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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