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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10104
Tipo do documento: Dissertação
Título: Corpo docente - corpo doente: porque padece o corpo?
Título(s) alternativo(s): Sick body: why does the body suffer?
Autor: Alcantara, Bárbara Andreza Moreira de 
Primeiro orientador: Sobreira, Henrique Garcia
Primeiro membro da banca: Winograd, Monah
Segundo membro da banca: Ferreira, Marcelo Santana
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa Corpo Docente Corpo Doente: Por Que Padece o Corpo? O principal objetivo era investigar a possibilidade de o Mal-Estar Docente constituir a profissão do magistério, assim como o mal-estar caracteriza e constitui o progresso da humanidade, Freud (1998). A questão central da pesquisa era descobrir se assim como o Mal-Estar na Civilização , o Mal-Estar Docente também derivaria de situações presentes na configuração atual do magistério. Portanto, discorre sobre algumas formas de mal-estar que marcaram o desenvolvimento da civilização, agrupadas em cinco modalidades. O trabalho adota o estudo de cunho reflexivo e almeja contribuir com o debate teórico para uma abordagem alternativa do Mal-Estar Docente. Agrega aos estudos as reflexões provenientes das entrevistas realizadas com médicos que atuam na Coordenadoria de Valorização do Servidor, da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Destaca-se o posicionamento da pesquisa em relação ao Mal-Estar Docente pelo viés da subjetividade do professor. O trabalho considera importantes as pesquisas que apresentam o mal-estar do ponto de vista social, mas discorda da ênfase dada exclusivamente aos fatores sociais. Freud (1998), Zaragoza (1999), Codo & Menezes (2000), Adorno (2003), Rouanet (2003) e Birman (2007) foram os referenciais teóricos utilizados. A partir do diálogo entre os autores e da análise das entrevistas, constatou-se que algumas situações presentes na configuração do magistério realmente contribuem para o problema do Mal-Estar Docente. A pesquisa revelou, ainda, o imperativo de novas investigações sobre a situação dos professores que buscaram estratégias de saúde para não cair no adoecimento, para inquirir os impactos do silenciamento da sexualidade docente sobre a prática do professor e para averiguar como a sublimação pode ser desenvolvida no espaço escolar.
Abstract: This work introduces the results of the research Faculty - Sick Body: Why does the Body Suffer? The main objective was to investigate the possibility of the Teacher's burn out syndrome to constitute the profession of teaching, as well as, the indisposition characterizes and constitutes the humanity's progress, Freud (1998). The main point of the research was to discover if the "The civilization and his discontents ", as well as the Teacher's Burn out Syndrome would also happen due present situations in the current configuration of teaching. Therefore, it talks about some forms of indisposition that marked the development of civilization, set aside in five modalities. The work adopts the study of reflexive stamp and it longs for to contribute to the theoretical debate for an alternative approach of the Teacher's Burn out Syndrome. Besides, it joins to the studies the coming reflections from the interviews accomplished with physicians who act in the Coordenadoria de Valorização do Servidor, of the Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. It stands out the positioning of the research in relation to the Teacher's burn out syndrome for the inclination of the teacher's subjectivity. The work considers important the researches that present the indisposition of the social point of view. On the other hand, but it disagrees of the emphasis given exclusively to the social factors. Freud (1998), Zaragoza (1999), Codo & Menezes (2000), Adorn (2003), Rouanet (2003) and Birman (2007) were the theoretical recital used. From the dialogue among the authors and the analysis of the interviews, it was verified that some present situations in the teaching configuration actually contribute to the problem of the Teacher's burn out syndrome. The research not only revealed the problem of the Teacher's burn out syndrome but also the importance of the new investigations about the teachers' situation which looked for "strategies of health" so that they don t get sick. In addition to this to inquire the impacts of the silence of the educational sexuality on the teacher's practice and to discover how to the sublimation can be developed in the school space.
Palavras-chave: Body
Moral masochism
Sublimation
Mal-estar docente
Corpo
Masoquismo moral
Sublimação
Stress ocupacional
Saúde e trabalho
Satisfação no trabalho
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO EM PERIFERIAS URBANAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: ALCANTARA, Bárbara Andreza Moreira de. Corpo docente - corpo doente: porque padece o corpo?. 2009. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10104
Data de defesa: 20-Ago-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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