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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10108
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Gestão democrática na escola pública: possibilidades de práticas coletivas no ensino de Educação Física Escolar |
Título(s) alternativo(s): | Democratic management in the public schools: possibilities of collective practices in teaching Physical Education School |
Autor: | Collier, Luciana Santos |
Primeiro orientador: | Hora, Dinair Leal da |
Primeiro membro da banca: | Castro, Waldyr Lins de |
Segundo membro da banca: | Bastos, João Baptista |
Resumo: | A Educação Física entrou para o currículo escolar brasileiro há menos de um século, com o objetivo de manter a ordem dentro das escolas, fortalecer e cuidar da saúde dos jovens brasileiros, sendo vista ainda hoje pelo senso comum como veículo disciplinador dos indivíduos e de obtenção da qualidade de vida , utilizando prioritariamente o esporte, com suas regras e técnicas rígidas, para alcançar estes objetivos. No sentido de apontar uma outra perspectiva de Educação Física Escolar, voltada para uma intervenção positiva no processo de transição do indivíduo passivo (disciplinado) para o cidadão ativo (crítico), o presente trabalho irá investigar práticas pedagógicas que visem o desenvolvimento da criatividade, da autonomia e da participação, fatores preponderantes no processo de construção de uma gestão educacional democrática, na medida em que acredito que esta forma de gestão seja fundamental para a transformação da educação inicialmente, mas sem perder o foco da conquista da igualdade e democracia em nossa sociedade. |
Abstract: | The Physical Education entered the Brazilian school curriculum less than a century, aiming to maintain the "order" within the schools, and strengthen the health care of young Brazilian. Nowadays is still seen by common sense, as a vehicle disciplining of individuals and obtaining the "quality of life", using primarily the sport, with its rigid rules and techniques for achieving these goals. In order to sharpen another perspective of School Physical Education, focused on a positive intervention in the process of transition from individual liability (disciplined) for the active citizen (critical), this work will investigate teaching practices aimed at the development of creativity, autonomy and participation, factors predominate in the process of building a democratic management education, insofar as I believe that this form of management is key to the transformation of education initially, but without losing the focus of the conquest of equality and democracy in our society. |
Palavras-chave: | School Physical Education Democratic Management Education Participation Citizenship Educação Física Escolar Gestão educacional democrática Participação Cidadania Democratização da educação |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | COLLIER, Luciana Santos. Gestão democrática na escola pública: possibilidades de práticas coletivas no ensino de Educação Física Escolar. 2009. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10108 |
Data de defesa: | 14-Abr-2009 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
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