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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10110
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Efeitos do território sobre processos de transição para a vida adulta: estudo de caso do Município de São Gonçalo |
Título(s) alternativo(s): | Effects of territory on the transition process to adulthood: a case study of São Gonçalo |
Autor: | Fernandez, Aline da Fonseca |
Primeiro orientador: | Ferreira, Mônica Dias Peregrino |
Primeiro membro da banca: | Cunha, Neiva Vieira da |
Segundo membro da banca: | Carrano, Paulo César Rodriques |
Resumo: | O presente trabalho consiste em um estudo de caso exploratório acerca das formas de transição para a vida adulta entre jovens das classes populares. Busca-se compreender se e de que maneira as desigualdades territoriais em localidades periféricas, como São Gonçalo, podem expressar desigualdades nas formas de se vivenciar a juventude. Uma das principais hipóteses explicita que morar nos distritos extremos desse município influencia a forma como os jovens se reconhecem, se projetam e se apropriam dos espaços da cidade, tornando a dimensão territorial um dos elementos influenciadores na construção de suas trajetórias. A metodologia utilizada envolve: inicialmente, uma revisão bibliográfica dos conceitos chaves de juventude, transição e território; em seguida, a caracterização do município e diálogo com dados secundários sobre o banco de dados da pesquisa suporte, fornecendo-nos os critérios para a escolha dos entrevistados; logo, as análises das quatorze entrevistas semiestruturadas realizadas com jovens dos dois grupos de distritos extremos. Ao final, fica claro, dentre outras constatações, que há influencia do território sobre modos de vida distintos entre os jovens, nos permitindo caracterizá-los a partir de elementos comuns ("jovens de fronteira", "jovens enraizados" e "jovens híbridos") e mostrando que apenas certa configuração de condições(englobando tipos de escola, trabalho, circulação, forma de divertimento, etc.), disponível para alguns, permite a busca por romper com a circunscrição ao território de residência. |
Abstract: | This work consists of an exploratory case study on the forms of transition to adulthood among youngsters from the popular classes. We seek to understand whether and how the territorial inequalities in peripheral locations such as São Gonçalo can express inequalities in the ways of experiencing youth. One of the main hypotheses explicit that living in extreme districts of that city influences the way young people recognize, project and appropriate themselves of the city spaces, making the territorial dimension one of the influencing elements in the construction of their trajectories. The methodology involves initially, a literature review of key concepts of youth, transition and territory; then, the characterization of the municipality and dialogue with secondary data on the database of the support research, providing us the criteria for the choice of interviewees; therefore, the analysis of fourteen semi-structured interviews with young people of the two extreme groups of districts. At the end, it is clear, among other findings, that there are influences of the territory on the distinct lifestyles among young people, what allowed us characterizing them by common elements ("border youngsters", "rooted youngsters" and "hybrid youngsters") and showing that only certain configuration of conditions (including types of school, work, movement, form of entertainment, etc..), available for some, allows the search for breaking with the territory of residence circumscription. |
Palavras-chave: | Youth Transition to adulthood Territory Juventude Transição para a vida adulta Território Jovens - Condições sociais |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO EM PERIFERIAS URBANAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | FERNANDEZ, Aline da Fonseca. Efeitos do território sobre processos de transição para a vida adulta: estudo de caso do Município de São Gonçalo. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10110 |
Data de defesa: | 28-Mai-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
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