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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10123
Tipo do documento: Dissertação
Título: A cidade dos Meninos: educação e política na Baixada Flulminense/RJ
Título(s) alternativo(s): The cidade dos meninos: education and politcy in Baixada Fluminense/RJ
Autor: Anjos, Elisa Maria dos 
Primeiro orientador: Cunha, Neiva Vieira da
Primeiro membro da banca: Cunha, Marize Bastos da
Segundo membro da banca: Rocha, Silvia Pimenta Velloso
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar alguns dos ideários sócio moralizantes que foram repercutidos na construção do pensamento social brasileiro, através das políticas pró-educação implementadas na década de 1940. O processo histórico que culminou com a edificação da Cidade dos Meninos, em Duque de Caxias no Rio Janeiro, surge, portanto, como um locus privilegiado para a investigação deste modelo educacional. Nesse contexto, as reflexões da intelectualidade à época, eram revestidas de uma expectativa moralizadora: "salvação pelo trabalho". Desta forma, surgiram espaços escolares que funcionavam em regime de internato e semi-internato, como a Cidade dos Meninos. Tratava-se de uma instituição destinada para essas populações "desvalidas", que seriam alvo de uma política educacional direcionada para a oferta do ensino "das letras" e do ensino profissionalizante de caráter elementar. Contudo, em 1950, ao ter uma fábrica de pesticidas instalada em seu interior, e com o posterior abandono desta, em virtude da mesma ter se tornado inviável economicamente em 1960, esse espaço foi alvo de uma contaminação ambiental e humana. Somente cerca de 30 anos depois, a referida contaminação foi trazida a público a partir de denúncias jornalísticas. A principal conseqüência foi o fechamento das escolas e a interrupção dos projetos de assistência social prejudicando muitos dos assistidos e antigos funcionários que assentaram residência na localidade, fazendo com que o problema social e de saúde pública se desdobrasse também numa questão fundiária. Todo esse movimento parece ter levado os atores sociais envolvidos no processo à uma elaboração pragmática sobre o papel da educação, do Estado, da pesquisa científica e do tipo de política que se destina a populações em situação de "periculosidade". A análise das memórias e das "trajetórias exemplares" de alguns moradores contribuíram para a compreensão da relação entre as políticas sociais e a perspectiva dos assistidos. Esse fato denota a possibilidade, na atualidade, de que os pressupostos que idealizaram tais políticas "sócio moralizantes" ainda apresentem vestígios no discurso e na ação tanto das autoridades, quanto dos próprios pesquisadores, desqualificando seus interlocutores e obscurecendo a solução do problema no referido local
Abstract: The present work aims to analyze some of the ideologies "social moralizing" that were passed in the construction of the Brazilian social thought, through the pro-education policies implemented in the 1940s. The historical process which culminated in the construction of Cidade dos Meninos, in Duque de Caxias in Rio Janeiro, appears therefore as a locus for privilege research of this educational model. In this context, the reflections of intellectuals at the time, were coated with a moralizing forward: "salvation through work." Thus, there were school spaces that worked in a boarding and semi-boarding school, as Cidade dos Meninos. It was an institution designed for these populations "helpless", which would be the target of an educational policy directed towards the provision of education "letters" of vocational education and elementary character. However, in 1950, having a pesticide factory installed inside, and the subsequent abandonment of this, because the same have become uneconomical in 1960, this space was a target of environmental and human contamination. Only about 30 years later, this contamination was brought to the public from news reports. The main consequence was the closure of schools and disruption of social assistance projects assisted and damaging many of the former employees who became resident in the locality, making the social problem and public health to unfold also a land issue. All this movement seems to have led the social actors involved in the process of drafting a practical understanding of the role of education, the state of scientific research and the type of policy aimed at people in a situation of "dangerousness." The analysis of memories and "outstanding examples" of some residents contributed to the understanding of the relationship between social policies and the prospects of those assisted. This fact indicates the possibility, at present, that the idealized assumptions hat "such policies" "social moralizing" still showing traces in both speech and action of the authorities, as the researchers themselves, disqualifying her audience and obscuring the solution of the problem in said site
Palavras-chave: Cidade dos Meninos
educational policy
contamination
memory
dangerousness
Cidade dos Meninos
política educacional
contaminação
memória
periculosidade
Educação e Estado-
Política e educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO EM PERIFERIAS URBANAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: ANJOS, Elisa Maria dos. A cidade dos Meninos: educação e política na Baixada Flulminense/RJ. 2012. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10123
Data de defesa: 5-Mar-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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