Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10124
Tipo do documento: Dissertação
Título: O portfólio na formação docente como espaço de produção curricular na educação infantil: o PROINFANTIL em Mesquita - RJ
Título(s) alternativo(s): The portfolio in teacher education as production space curriculum in early childhood education: PROINFANTIL in the Mesquita - RJ
Autor: Fernandes, Ludimila Sant´anna 
Primeiro orientador: Frangella, Rita de Cassia Prazeres
Primeiro membro da banca: Ramos, Aura Helena
Segundo membro da banca: Nunes, Maria Fernanda Rezende
Resumo: A presente pesquisa de mestrado tem como objeto de estudo o currículo do Programa de formação inicial para professores em exercício na educação infantil (PROINFANTIL/MEC). Tem o objetivo de investigar e analisar a produção curricular e docente do referido programa no município de Mesquita - RJ, entre os anos de 2009 a 2011. Este programa de formação tem seu texto curricular desenvolvido pelo Ministério da Educação, esfera federal, é desenvolvido em parceria entre estados e municípios, com a participação de múltiplos sujeitos ativos no trabalho com a Educação Infantil: educadores de creches comunitárias, auxiliares de creches e pré-escolas concursados das redes municipais de ensino, professores formadores, professores tutores, professores das universidades, representantes das esferas federal, estadual e municipal, entre outros atores. O foco de análise está no portfólio ? instrumento de avaliação e registro escrito do currículo do curso - construído pelas professoras cursistas participantes, entendendo-o como espaço de produção dinâmica do currículo da educação infantil, tecido em meio a uma rede de relações no processo de formação docente, criando diferentes sentidos e significados para as questões curriculares. A base teórica para dialogar com esta pesquisa está nos estudos de Ball (2006), Bhabha (2007), Macedo e Frangella (2007), que trazem discussões fundamentais sobre a produção cíclica de políticas curriculares, tecidas em meio a processos de hibridizações culturais e negociações constantes. A formação docente e o currículo aqui são entendidos como construções ininterruptas entre/nas negociações dos diferentes sujeitos envolvidos, em meio a diversos contextos da educação infantil.
Abstract: This present master thesis has as its object of study the curriculum of the inicial training program for practicing teachers in early childhood education (PROINFANTIL/MEC). Aims to investigate and analyze the production of that curriculum and this teaching program in the city of Mesquita/RJ, between the years 2009 to 2011. This training program has its text curriculum developed by the Ministry of Education, the federal level, is developed in partnership between states and municipalities, with the participation of multiple subjects active in working with early childhood education: educators at community crèches, nurseries and pre auxiliary of municipal schools, teacher educators, teachers, tutors, university professors, representatives of federal, state and municipal governments, among other actors. The focus of analysis is the portfolio - assessment tool and written record of the course curriculum - built by the teachers participating teacher students, perceiving it as a place of production dynamics of early childhood education curriculum, woven amid a group of relationships in the process of teacher training, creating different meanings to curricular issues. The theoretical basis for dialogue with this research are the studies of Ball (2006), Bhabha (2007), Macedo and Frangella (2007), which bring fundamental discussions about the cyclical production of curriculum politics, woven through the processes of cultural hybridization and constant negotiations. Teacher training and curriculum are understood here as buildings uninterrupted between/in the negotiations of the various subjects involved, among various contexts of early childhood education.
Palavras-chave: Curriculum
Early childhood education
Teacher training
Hibridity
Currículo
Educação infantil
Formação docente
Hibridismo
Professores - Formação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: FERNANDES, Ludimila Sant´anna. O portfólio na formação docente como espaço de produção curricular na educação infantil: o PROINFANTIL em Mesquita - RJ. 2012. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10124
Data de defesa: 28-Ago-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ludimila Sant Anna Fernandes.pdf1,33 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.