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Tipo do documento: Dissertação
Título: Possibilidades e limites da assunção dos princípios democráticos na gestão escolar: um estudo numa Escola Estadual do Município de Duque de Caxias
Título(s) alternativo(s): Possibilities and limits of the assumption of democratic principles in school management: a study in a State School of city of Duque de Caxias
Autor: Lisboa, Luciana Borges de 
Primeiro orientador: Hora, Dinair Leal da
Primeiro membro da banca: Araújo, Ivanildo Amaro de
Segundo membro da banca: Menezes, Janaína Specht da Silva
Resumo: Este trabalho se constitui em um estudo de caso sobre as possibilidades e os limites da assunção de princípios democráticos na gestão escolar, tendo como cenário uma escola estadual situada no Município de Duque de Caxias. Nele, descreve-se e analisa-se a gestão escolar, considerando-se as interferências advindas da estrutura gestionária de ensino; além disso, apresenta-se um resgate sócio-histórico do processo que resultou na mudança de enfoque do termo administração para o termmo gestão escolar, aborda-se, ainda, a eestrutura e a organização da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro e sua interferência na prática da gestão escolar. A metodologia utilizada lançou mão dos seguintes instrumentos: pesquisa bibliográfica, observação, análise documental e entrevistas semiestruturadas. Tais instrumentos possibilitaram identificar que: a gestão educacional da Rede Estadual de Ensino, do Rio de Janeiro, desenvolve uma prática pautada na concepção técnico -científica; a gestão da escola onde se realizou a pesquisa enfrenta limitações decorrentes das interferências da Rede de Ensino a que ela pertence e, a prática da gestão escolar apresenta alguns dos elementos essenciais para a assunção dos princípios democráticos.
Abstract: The present work constitutes itself on a case study on the possibilities and limits of the assumption of democratic principles in school management, having as backdrop a state school situated in the city of Duque de Caxias. It describes and analyzes the practice of the school management at the investigated school, considering interference from the managerial presented a socio -historical process that resulted in the change of focus of the term school administration to the term school management; it is approached, still, the structure and the organization of the State Board of Education of Rio de Janeiro and its interference in the practice of school management. The used methodology was comprised by bibliographical research, observation, analysis of do cuments and semi- structured interviews. Those tools allowed to identify that: the educational management of the State Schools of Rio de Janeiro develops a practice based in the technical-scientific conception; the management of the school where it was mad e the survey has been facing limitation caused by the Education Network that it belongs, and the practice of school management presents some of the essential elements for the assumption of democratic principles.
Palavras-chave: School management
Democratic principles
Public Education
Gestão escolar
Princípios democráticos
Ensino público
Escolas - Organização e administração
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: LISBOA, Luciana Borges de. Possibilidades e limites da assunção dos princípios democráticos na gestão escolar: um estudo numa Escola Estadual do Município de Duque de Caxias. 2011. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10125
Data de defesa: 9-Ago-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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