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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10126
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Transformando as velhas formas do viver: o desafio da permanência dos alunos adultos no ensino noturno |
Título(s) alternativo(s): | Transforming the old ways of living: the challenge of permanence of adult students in nighttime education. |
Autor: | Carias, Aurelina de Jesus da Cruz |
Primeiro orientador: | Fetzner, Andréa Rosana |
Primeiro membro da banca: | Ferreira, Mônica Dias Peregrino |
Segundo membro da banca: | Andrade, Eliane Ribeiro |
Resumo: | O presente trabalho tem como foco a questão da permanência dos alunos adultos do ensino noturno. Este estudo busca analisar as razões da permanência escolar entre os adultos, por meio do estudo de suas narrativas quanto às trajetórias de vida, expectativas escolares, razões de seu retorno à escola e os sonhos que acalentam sobre o universo escolar. É uma pesquisa, portanto, que se realiza com uma perspectiva qualitativa. Os alunos pesquisados participam da Escola Municipal Nísia Vilela Fernandes, escola da rede pública de Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. A escola pesquisada oferece o ensino fundamental em 4 turnos (7h as 11h; 11h as 15h; 15h as 19h; 19h as 22h) onde a organização das anos iniciais e do ensino noturno é em ciclos. Os adultos, por conta da política educacional local, foram incluídos no ensino regular noturno como uma das estratégias de inclusão no financiamento do FUNDEF (atualmente estratégia desnecessária com a criação do FUNDEB). Por que os alunos pesquisados permanecem na escola? Quais os significados da escola para estes alunos em suas Histórias de Vida? Quais relações mantiveram com a escola enquanto crianças e jovens? Quais expectativas mantêm em relação ao processo de escolarização? Como rompem com os desafios familiares e profissionais para estarem na escola? Estas questões são trabalhadas com auxílio de conceitos como pobreza (SANTOS, Milton, 2008; SANTOS, Boaventura de Souza, 1995, 2007; TELLES, 2008), religiosidade (TEIXEIRA, 2006; MENEZES, 2006; NOVAES, 2006; LAHIRE, 2006/08; BOURDIEU, 1997/8/9, 2001;) e processo de socialização escolar (LAHIRE, 2006/08; DUBET, 2004/08; BOURDIEU 1997/8/9, 2001; FREIRE, 1979, 1981/8, 1991/3/4 e 2000) |
Abstract: | This work focuses on the question of permanency of students adults on the evening education. This study seeks to analyze the reasons for school permanency among adults, through study of their narratives about the life trajectories, educational expectations, reasons for their return to school and the dreams we cherish about the school. It is a research, therefore, to be held with a qualitative perspective. The students surveyed participate in the Municipal School Nísia Fernandes Vilela, public schools in Duque de Caxias, city in the Baixada Fluminense, in Rio de Janeiro. The school offers basic education in 4 shifts (7am to 11am; 11am to 03pm, 03pm to 07pm, 07pm to 10pm) where the organization of the early years and evening education´s is in shifts. Adults, on behalf of local education policy, were included in the regular evening study as one of the strategies included in the financing of FUNDEF (currently unnecessary strategy with the creation of the FUNDEB). Why students surveyed remain at the school? What are the meanings of school for these students in their Life Stories? What are the relations maintained with the school as children and young people? What's expectations regarding in relation to the process of schooling? How do they break families and professionals challenges to be at school? These issues are worked out with the aid of concepts such as poverty (SANTOS, Milton, 2008; SANTOS, Boaventura de Souza, 1995, 2007; TELLES, 2008), religiosity (TEIXEIRA, 2006; MENEZES, 2006; NOVAES, 2006; LAHIRE, 2006/08; BOURDIEU, 1997/8/9, 2001;) and school socialization process (LAHIRE, 2006/08; DUBET, 2004/08; BOURDIEU 1997/8/9, 2001; FREIRE, 1979, 1981/8, 1991/3/4 e 2000). |
Palavras-chave: | Adult education Evening classes Cycles Education policy Educação de Adultos Ensino noturno Ciclos Política educacional |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | CARIAS, Aurelina de Jesus da Cruz. Transformando as velhas formas do viver: o desafio da permanência dos alunos adultos no ensino noturno. 2009. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10126 |
Data de defesa: | 21-Out-2009 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
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