Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10133
Tipo do documento: Dissertação
Título: Tempos diferentes coexistindo nos pilares e no currículo do Centro Cultural Sobradinho
Título(s) alternativo(s): Different times coexisting on the pilars and in the curriculum of Sobradinho Cultural Center.
Autor: Aguiar Junior, Edison 
Primeiro orientador: Frangella, Rita de Cassia Prazeres
Primeiro membro da banca: Santos, Sonia Regina Mendes dos
Segundo membro da banca: Carvalho, Carlos Roberto de
Resumo: O presente trabalho é fruto de uma pesquisa qualitativa, a partir de um estudo de caso. Parte das questões enfrentadas na produção curricular do processo de formação dos cursos de artes de um centro cultural, em Quissamã, município situado em uma região periférica no interior do estado do Rio de Janeiro. O trabalho aborda questões que interferem na formulação dos currículos, que se dão no cotidiano. O currículo não é escrito é dado na demanda do processo formativo e se apresenta como espaço discursivo. O estudo se inscreve no campo político da dimensão cultural da realidade social, tornando possível, na sua discussão, a absorção das contribuições dos estudos pós-coloniais. O trabalho depesquisa sobre o objeto aproxima a atuação do centro cultural às posturas contra-hegemônicas globais a partir de uma ação local. Está instalado em um sobrado construído no século XIX. O seu espaço físico é um prédio histórico, que no passado foi uma residência da aristocracia rural local. Este espaço foi ressignificado e hoje é um espaço livre às novas descobertas que discute nossa contemporaneidade sem perder de vista o seu passado. A restauração do prédio e a criação do centro cultural pertencem a um movimento, no qual valores e sentidos foram descolados e passaram a ter nova significação, o que interfere na ação política da instituição.
Abstract: The following work is the consequence of a qualitative research, from a study of the case. Part of questions faced in the curriculum production on the formation process of Art courses of an institution, in Quissamã, a county located in a peripheral region in the state of Rio de Janeiro. The work addresses issues which interfere in the curriculum formulation, that are given everyday. The curriculum is not written, is given in the demand of formative process and presents itself as a discursive space. The study falls on politic area of the cultural dimension of social reality, making possible, on the discussion, the absorption of the contributions of postcolonial studies. This research work closer with local action of the cultural center at global counter-hegemonic postures. The cultural center is installed in a townhouse built in the nineteenth century. Your physic space is in a historic building which in the past was a residence from the rural local aristocracy. This space was reframed and nowadays is a free space to new discovers to discuss our contemporaneity not forgetting its past. The restauration of the building and the creation of the cultural center belongs to a movement, which values and meaning were taken off and started to have a new meaning, what interferes on the politic action of the instituition.
Palavras-chave: Art
Culture
Curriculum
Arte
Cultura
Currículo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: AGUIAR JUNIOR, Edison. Tempos diferentes coexistindo nos pilares e no currículo do Centro Cultural Sobradinho. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10133
Data de defesa: 28-Ago-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Edison Aguiar Junior - Dissertacao.pdf2,26 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.