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Tipo do documento: Dissertação
Título: A questão étnico-racial na formação continuada de professores da Escola Básica: uma análise de quatro Núcleos de Estudos Afrobrasileiros do estado do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): The ethnic-racial question in the continuum training of primary education teachers: analysing four Núcleos de Estudos Afrobrasileiros of Rio de Janeiro state
Autor: Lima, Sergio Gonçalves de 
Primeiro orientador: Santos, Sonia Regina Mendes dos
Primeiro membro da banca: Ramos, Aura Helena
Segundo membro da banca: Oliveira, Iolanda de
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral analisar em que medida os Núcleos de Estudos Afrobrasileiros(Neabs) contribuem com o processo de formação continuada de professores da Escola Básica e, como objetivos específicos: analisar a história, os dilemas e as práticas político-pedagógicas que marcam a criação e trajetória de quatro Neabs no estado do Rio de Janeiro, à luz das definições de multiculturalismo; e identificar os elementos que se aproximam e os que se distanciam, nas concepções e intervenções desses Neabs, a partir da avaliação dos seus/as coordenadores/as. Como suporte teórico se ancorou nas contribuições de McLaren (1997), a respeito das distintas vertentes de multiculturalismo e, D Adesky (2001), sobre pensar o múltiplo a raciocinar a partir de categorias que são indeterminadas ou pouco determinadas, como raça, etnia e nação. A pesquisa buscou responder quais têm sido os desdobramentos no campo da educação étnico-racial, conduzidos pelos Neabs, para a formação continuada de professores da Escola Básica, no estado do Rio de Janeiro. A pesquisa se pautou numa abordagem qualitativa dentro do paradigma crítico e, se apoiou em análise documental e em técnicas de entrevista semi-estruturada. Foram entrevistados quatro coordenadores de Neabs do estado do Rio de Janeiro. O estudo possibilitou compreender que são inúmeras as dificuldades encontradas pelos Neabs para a realização de suas propostas, tais como as de caráter governamental e institucional. Dentre vários aspectos, mostrou a defesa dos participantes por uma proposta política, de caráter emergencial, com objetivos de publicar pesquisas produzidas pelos próprios Neabs. As análises puderam mostrar, também, que existe uma má gestão dos recursos do Programa UNIAFRO pelas universidades. Contudo, é possível afirmar que os Neabs têm como perspectiva o multiculturalismo critico, na medida em que compreendemos que as representações são o resultado de lutas sociais sobre significantes e seus significados. É possível conceber que o viés do multiculturalimo crítico, apropriado pelos Neabs, traz contribuições significativas conquistadas pelos movimentos sociais, que dão visibilidade às formas pelas quais os diferentes grupos sociais constroem a sua história
Abstract: The present work aims to analyse how Núcleos de Estudos Afrobrasileiros (Neabs) - Afro-Brazilian Studies Centers contribute to the continuum training process of primary education teachers in the state of Rio de Janeiro. It had the following objectives: to analyse the history, the dilemmas and political-pedagogical practices that mark the history and creation of four Neabs in the state of Rio de Janeiro taking into account the definitions of multiculturalism, and also to identify the elements that approach and those which are distant from the Neabs conceptions and interventions up to the evaluation of their coordinators. As analysis support was adopted McLaren (1997) and D'Adesky (2001) theoretical formulations. From McLaren we debated about the different aspects of multiculturalism and D'Adesky (2001) how to think of the multiple; and how to think about categories that are indeterminate or poorly determined, such as race, ethnicity and nation. The research aimed to answer what have been the developments in the ethnic-racial education field led by the Neabs for the continuum of teacher education of teachers from basic schools in the state of Rio de Janeiro? The research was based on a qualitative approach within the critical paradigm, and relied on documentary analysis and in techniques of semi-structured interview. To this research, four coordinators from the Neabs - RJ were interviewed. The study allowed us to understand that there are several difficulties faced by Neabs to make possible their proposals, such as government and institutional character. However, we affirm that the Neabs have as a perspective the multiculturalism critic. We understand that representations are the result of social struggles on significant and their meanings. It is possible to realize that the multiculturalism critic appropriated by Neabs brings important contributions conquered by social movements. These contributions give visibility to the ways different social groups build their history.
Palavras-chave: Ethnic-racial Education
Continuum of Teacher Education
Multiculturalism
Educação Étnico-racial
Formação continuada
Multiculturalismo
Negros
Professores - Formação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: LIMA, Sergio Gonçalves de. A questão étnico-racial na formação continuada de professores da Escola Básica: uma análise de quatro Núcleos de Estudos Afrobrasileiros do estado do Rio de Janeiro. 2012. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10134
Data de defesa: 18-Set-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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