Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10136
Tipo do documento: Dissertação
Título: Vigiar sem punir? o medo na relação professor-aluno
Título(s) alternativo(s): Watch without punishing? fear in the teacher-student relationship
Autor: Baldino, Angela Rocha de Oliveira 
Primeiro orientador: Sobreira, Henrique Garcia
Primeiro membro da banca: Moreira, Antônio Flávio Barbosa
Segundo membro da banca: Ferreira, Marcelo Santana
Resumo: Essa dissertação trata do medo na relação entre alunos e professores.O medo enquanto emoção humana determina alterações biofísicas que são responsáveis pela manutenção da vida. No entanto, em nível elevado, o medo pode se tornar paralisante ou causador de patologias psíquicas. Mobilizador ou paralisante, o medo pode ser causado por situações reais ou imaginárias. O mesmo medo pode ser causa de angústia para uns e não para outros. Existem aqueles que são só de uns e outros que são de todos. Ao longo da História o medo foi utilizado como forma de disciplinarização de indivíduos e até de populações inteiras. Também foi utilizado na Escola, como forma de controle e exercício do poder do adulto sobre a criança e o jovem. Punições, humilhações, palmatórias, varas, joelhos no milho foram alguns dos instrumentos utilizados por longo tempo na intimidação do aluno. O Século XXI, que já vem sendo conhecido como o Século do Medo, vem trazendo as mudanças nos comportamentos, o aumento da violência do mundo e as mudanças na escola. O professor outrora amedrontador, detentor do poder legitimado socialmente, vem se tornando um amedrontado tanto no exercício profissional quanto cidadão da grande cidade. Analisaremos nesse trabalho o quanto do professor amedrontador e do aluno amedrontado convivem hoje como o professor amedrontado e o aluno amedrontador
Abstract: This dissertation is about the fears in relation between students and teachers. The fear while human being emotion determines biophysics alterations that are responsible for the maintenance of life. However, in higher level, fear can be paralyse or be the cause of psychic pathologies. Mobilizing or paralising, fear can be caused by real or imaginary situations. The same fear can be cause of agary for ones and but not stop others . There are that are private and others that ar of all. Throughout the History fear was used as form of disciplinarization of individuals and even of entire populations. It was also used in the Schools, as form of control and exercise the power of adult upon the children and the youngers. Punishments, humiliations, ferules, poles, knees in the maize had been some of the instruments used for long time to intimidate the students. The XXI Century, is being known as the Century of Fear, bringing the changes in the behaviors and increasing of violence in the world and the changes in the schools. The threatening teacher, who was seen as the holder of legitimated and socially power in the beginning, is being frightened as a citizen and as in the professional practice in big cities. We will analyze in this work how the threatening teacher and the frightened students deal with their differences nowadays
Palavras-chave: Teacher and students relations
Fear
Relação professor-aluno
Medo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO EM PERIFERIAS URBANAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: BALDINO, Angela Rocha de Oliveira. Vigiar sem punir? o medo na relação professor-aluno. 2009. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10136
Data de defesa: 4-Jun-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ANGELA ROCHA DE OLIVEIRA BALDINO Final.pdf877,08 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.